Activision e Bungie fazem parceria de 10 anos – o quê significa?

30 de abril de 2010
Autor: Fábio Torres

bungivision Activision e Bungie fazem parceria de 10 anos   o quê significa?

Nesta quinta-feira, a publicadora Activision e a produtora Bungie anunciaram uma parceria exclusiva de 10 anos. Com duas empresas tão famosas juntas, o que isto trará de bom (e de ruim) para a indústria gamer?

O que aconteceu?

Após receber a notícia de que estava sendo processada por funcionários atuais e antigos da desenvolvedora Infinity Ward (de Modern Warfare 1 e 2), a Activision anunciou que havia chegado a um acordo de uma parceria de 10 anos com a Bungie (responsável pela triologia Halo). A parceria já estava em negociação há nove meses, mas foi (convenientemente) anunciada ontem.

infinity ward heads lawsuit activision1 Activision e Bungie fazem parceria de 10 anos   o quê significa?

Processo da IW provavelmente forçou a Activision a anunciar a parceria

Mas a Bungie não era da Microsoft?

Era. Até 1º de Outubro de 2007, a desenvolvedora fazia parte da Microsoft Game Studios – o que significava exclusividade do Xbox sobre os títulos desenvolvidos. Desde então, as duas empresas ainda trabalharam em parceria em outros dois títulos (Halo 3:ODST e o ainda a ser lançado Halo: Reach).

Então quem sai ganhando nisso tudo?

Num primeiro plano, o principal vencedor disso tudo é a Activision, que se recupera do baque levado pela quase extinção da Infinity Ward e do processo anunciado na quarta-feira contra a publicadora, no qual 38 funcionários atuais e antigos da IW estavam processando a empresa por reter o dinheiro lucrado com Modern Warfare 2 (algo em torno de 75 a 125 milhões de dólares) como forma de fazê-los desenvolver o terceiro jogo da franquia. Como podemos ver no gráfico abaixo, a Activision teve uma grande valorização com o anúncio da parceria.

activisionstock Activision e Bungie fazem parceria de 10 anos   o quê significa?

Na quarta (28/04), grande desvalorização. Na quinta (29/04), após o anúncio, ações em alta

De maneira indireta, a Sony e o PlayStation 3 também levaram a melhor nesta parceria. Como a Bungie não é mais exclusiva da Microsoft, futuros jogos desenvolvidos pela empresa poderão ser publicados para o console da Sony. A Bungie, por sinal, já está trabalhando na sua próxima franquia de games de ação.

halo33811 Activision e Bungie fazem parceria de 10 anos   o quê significa?E Halo?

Halo continua como propriedade da Microsoft. A empresa de Bill Gates ainda detém a propriedade intelectual sobre a série de Master Chief e os Covenants - ou seja, nada de Spartans no PS3. Se os futuros jogos contarão com a Bungie, não se sabe, mas a expectativa é que Halo: Reach seja o último jogo com a presença da empresa, que promete dar total apoio ao novo game mesmo já trilhando novos rumos, com lançamento de DLCs e patches.

A próxima franquia da Bungie, no entanto, não ficará presa à Activision. Numa decisão bastante rara no mundo dos games, a propriedade intelectual do novo jogo da Bungie (ainda a ser anunciado) ficará com a desenvolvedora, não com a publicadora.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se