A Activision vai comprar a produtora de Candy Crush por seis bilhões de dólares!

4 de novembro de 2015

A Activision vai comprar a produtora de Candy Crush por seis bilhões de dólares!

Quanto você pagaria por aquele jogo que a sua mãe não para de jogar? Aquele jogo que todo mundo já recebeu convites no Facebook? Não importa a sua resposta, a Activision pagaria mais. Quanto? Seis bilhões de dólares.

A Activision-Blizzard anunciou que vai comprar a King Digital Entertainment, a desenvolvedora por trás dos viciantes Candy Crush SagaBubble Witch Saga, por nada menos que seis bilhões de dólares. Essa compra vai fazer da Activision uma das maiores redes de entretenimento do planeta, com mais de meio bilhão de usuários ativos por mês em 196 países.

A compra ainda não aconteceu oficialmente, já que ainda tem que ser aprovada pelos acionistas da King e pelo governo da Irlanda, terra natal da companhia — que gerou 2.1 bilhões de dólares de lucro só no ano passado. Ela é dona de três dos dez games que mais fazem dinheiro nas app stores do Android e de iOS, então é impossível dizer que a Activision está “saindo no prejuízo” com essa compra.

A Activision vai comprar a produtora de Candy Crush por seis bilhões de dólares!

Ou será que é? Acontece que, assim como várias outras desenvolvedoras mobile que fizeram um game super famoso e que lucra muito, a King não está tendo muita sorte com seus novos lançamentos, e desde que começou a vender ações da empresa em 2014, seu lucro está caindo. Não o suficiente para dizer que a Activision está caminhando para sua morte, mas o suficiente para se perguntar se essas desenvolvedoras tem futuro.

Afinal, a Zynga, criadora de FarmVille, está passando por tempos tristes, e a Rovio, criadora de Angry Birds, andou demitindo centenas de funcionários e nunca conseguiu chegar no nível de vendas do sucesso original (mas um filme de Angry Birds está para sair em 2016). E vale lembrar que o que matou a THQ foi o fato de que ela comprou muito e nunca lucrou o suficiente para justificar essas compras.

De qualquer jeito, resta ver se essa compra vai acontecer mesmo. Mas enquanto isso, podemos ficar pasmos com o fato de que a Activision pagou mais pelo Candy Crush do que a Disney pagou por Star Wars… e mais do que Microsoft pagou pela Mojang, produtora de Minecraft. Pensa nisso.

(Via: Polygon)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *