Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

4 de maio de 2016

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Reúna seus amigos online e prepare-se para retomar a Terra dos aliens: é nossa análise do frenético e viciante Alienation que está no ar!

Direto ao ponto

Alientation é o novo exclusivo para PS4 da Housemarque, produtora que é perita em entregar shooters bonitos e viciantes: ela tem em seu currículo Resogun, Super Stardust e Dead Nation, só para citar os mais famosos.

Agora, ela colocou seu expertise em ação para criar mais um twin stick shooter frenético: Alienation nos coloca em um futuro onde a Terra já foi dominada por alienígenas há tempos, mas um último esforço de resistência surge na forma da UNX, unidade científico-militar que coloca soldados de elite dentro de poderosos exoesqueletos e envia-os para missões arriscadas por vários países do mundo.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Até há uma história se desenrolando, e você vai ouvir cientistas e militares batendo altos papos através do comunicador, mas isso acaba passando batido quando há centenas de aliens querendo seu couro. Na prática, fique de olho no seu mapa, cumpra seus objetivos, fuzile centenas de aliens tente chegar vivo ao extraction point para chamar o resgate.

Um shooter com classe(s)

O gameplay de Alienation segue a cartilha de outros twin stick shooters: ande com um analógico, mire com o outro, atire com o gatilho direito e use granadas e outros itens com o esquerdo. Há ainda um dash/corrida e um sistema de active reload que otimiza a sua recarga (como na série Gears of War), além dos botões que ativam as habilidades específicas de cada classe.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

A classe Sabotador e suas “hidden blades”.

Pois é, aqui você tem 3 classes de personagens para escolher: Tanque, Bioespecialista e Sabotador, cada uma com um traje único e habilidades exclusivas. Eu joguei de Sabotador, classe que possui “hidden blades” no traje para ataques físicos e é capaz de ficar invisível, recarregar um pouco da energia e summonar um ataque orbital para dar cabo de vários inimigos simultaneamente.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Fora isso, ainda que tenha “a cara” de um twin stick shooter tradicional, Alienation agrega algumas novidades que lhe concedem um pouco mais de profundidade, de modo que ele acaba ficando parecido com Destiny em perspectiva isométrica, pois há ênfase na coleta de loot e na criação de um arsenal de respeito.

Seu arsenal, aliás, é composto por quatro tipos de armas: temos as principais (submetralhadoras) as secundárias (pistolas, escopetas, fuzis), as pesadas (miniguns, lança-mísseis, lança-chamas) e os aparatos (que podem ser granadas, minas e até mesmo bumerangues). Aliás, não subestime os bumerangues, pois eles são muito úteis!

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Bumerangue: uma arma incomum, mas muito eficaz!

Como em Destiny, a qualidade das armas é facilmente identificável por cores: as armas inicias são brancas, mas temos ainda comuns (verdes), incomuns (azuis), raras (roxas) e lendárias (alaranjadas), e todas elas têm status de dano, capacidade de munição, tempo de recarga, etc. Das azuis para cima, as armas geralmente têm slots, onde você pode acoplar power ups (adquiridos aos montes conforme você joga) que otimizam os status dos equipamentos e, se usados da maneira certa, podem aumentar — muito — o poder de suas armas.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Armas lendárias: você vai sonhar com elas em Alienation.

Quando adquire uma arma de level mais altos, você pode “reciclar” sua arma antiga, o que lhe devolve os power ups equipados e de quebra rende metais e outros itens que são úteis no aprimoramento de seu arsenal. Nesse ponto, a busca pelo “melhor loot” pode acabar se tonando quase uma obsessão, como acontece no já mencionado Destiny e em jogos como Diablo III.

Fuzilando aliens com os amigos

É possível jogar toda a campanha de Alienation sozinho, mas eu não recomendo que você faça isso. Certos tipos de jogo carecem de mais jogadores para ficarem realmente legais, e os twin stick shooters certamente estão nesta lista. Jogando sozinho o game não só fica chato e repetitivo, como também acaba se tornando frustrantemente difícil, pois a horda de inimigos é implacável.

Felizmente, o game conta com um ótimo sistema de coop online que possibilita a formação de times de até quatro players. E se você não tem mais 3 amigos para jogar com você, não se preocupe, pois há um eficiente sistema de matchmaking que facilita muito a vida de quem não se importa em jogar com desconhecidos de outras partes do mundo.

Sempre antes de iniciar uma missão, você verá uma lista de jogadores que estão cumprindo aquela mesma missão. Dê preferência para partidas que já tenham mais 2 players (quanto maior o time, maior é a diversão) e mande ver! Outra opção é deixar o seu jogo “aberto” para que outros jogadores possam entrar na sua partida, o que também acontece com frequência.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Ao final de cada fase, o jogo compila as estatísticas de cada jogador e escolhe um “vencedor”.

Por enquanto o game só possui multiplayer cooperativo online, mas a Housemarque já afirmou em seu Twitter que está trabalhando para oferecer também coop local,  para reunir os amigos do sofá e jogar no mesmo console.

Enquanto este patch de coop local não chega, capturamos abaixo um pouquinho de gameplay com 4 players online, confira:

O mais legal é que o jogo mantém as coisas justas por não ter friendly fire e por dropar loot específico para cada jogador: você sequer pode ver o loot dos outros, e eles também não podem ver o seu.

Claro que nem todos são amigos no ambiente online: também há um sistema de “Invasão“, que permite que outros jogadores invadam seu jogo para te matar, e você (obviamente) precisa dar cabo deles se quiser sobreviver, o que gera tiroteios com um ar de guerrilha e alguma cautela.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

É normal você acabar se perdendo no meio do caos. XD

O único problema é que não há um nivelamento de rankings nessas invasões, e pode acontecer de você estar no level 8 e ser invadido por alguém nível 19 (aconteceu comigo e eu apanhei miseravelmente). Felizmente, você não perde loot, nem equipamento nem nada, simplesmente renasce no último checkpoint. Na prática, não há muito propósito nessas Invasões, mas elas estão aí, para alegria dos trolls.

Audiovisual

Não deixe a perspectiva isométrica enganar você: Alienation é um jogo de visual incrível e conta com alguns dos melhores efeitos de explosões e partículas que vimos no PS4 até o momento. A Housemarque já mostrou que manjava de explodir coisas em Resogun, e as coisas continuam explosivamente caóticas por aqui, com destroços de carros voando e respingos de sangue fluorescente alienígena estourando lindamente pela tela.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Isso tudo fica ainda mais legal se lembrarmos que o game roda em 1080p a 60fps. E olha que o game roda liso, mesmo com dezenas de inimigos pela tela, projéteis e coisas explodindo pela tela. Mesmo jogando online, nossa experiência com Alienation sempre foi super fluida e sem engasgos.

A campanha do game te leva por alguns países do globo, e cada um deles conta basicamente com um mapa (que é enorme) que é aproveitado para mais de uma missão. Das gélidas planícies do Alasca ao caos pós-apocalíptico da Ucrânia, há até mesmo uma missão que se passa no Brasil:

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

E, obviamente, nosso país foi retratado como uma espécie de floresta, com pontes de madeira suspensas e muito mato:

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Além de enormes, os mapas estão cheios de objetivos secundários, desafios opcionais e sub-chefes escondidos. Fazer 100% de cada mapa demanda muita exploração e empenho, mas fazer isso com um esquadrão bem entrosado acaba se tornando um prazer.

Pós-game

A Housemarque não quer que a gente pare de jogar Alienation tão cedo. Quando você termina a campanha o jogo imediatamente começa de novo, mas agora com o mundo em level 2, o que significa que todos os inimigos estarão mais poderosos (no mínimo 3 níveis acima do seu), as missões serão mais difíceis e a possibilidade de encontrar loot raro ou lendário é maior. Quanto mais você zerar o game, mais difícil ele fica, mas melhores são as recompensas que você ganha.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

O simples level up do seu personagem também vai demandar um pouco mais de empenho depois que a campanha acabar: o level máximo é 30 (eu acabei e ainda estava no 19), e há boatos que você só pode acessar certas áreas secretas do jogo — onde desafios ainda mais cabeludos lhe aguardam — coletando itens que dropam somente em partidas pós-level 30.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Fora isso, ainda aparece uma nova aba no menu para as “Designações UNX, que são basicamente como as  Bounties de Destiny: você pode pegar missões do tipo “mate 20 inimigos do tipo X usando um bumerangue”, “elimine X inimigos em menos de 30 segundos”, e coisas do tipo. São desafios que dão um bocado de trabalho, mas rendem boas recompensas.

Conclusão

Alienation é um jogo que tem a cara da Housemarque: ele é frenético, bem calibrado, viciante, desafiador e muito divertido. Tudo isso em um jogo de visual incrível, que ainda possui um robusto sistema de coleta de loot e melhoria de armas que vai manter os mais afoitos internados por um bom tempo.

Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation

Se você é fã de twin stick shooters e estava atrás de um novo game do gênero para curtir com seus amigos (ou mesmo com pessoas desconhecidas aleatórias), não precisa procurar mais: Alienation é o jogo que você estava esperando.

Alienation foi lançado na semana passada, mais precisamente no dia 31 de abril. O game é exclusivo para PS4, e está 100% legendado em português brasileiro.

Uma resposta para “Análise Arkade: salvando a Terra com os amigos no frenético Alienation”

  • 5 de maio de 2016 às 09:16 -

    Glauco Lima

  • Adoro esse tipo de jogo e a resenha me deixou com muita vontade de jogar esse ai. Soh me falta o ps4 kkkkkkkkkk

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *