Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

17 de junho de 2017
Autor: Rodrigo Pscheidt

Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

Reúna seus amigos e prepare-se para um esconde-esconde ninja em Black & White Bushido, estiloso game onde preto e branco se enfrentam em uma batalha mortal!

Esconde-esconde ninja

Poucas vezes um jogo teve um título tão apropriado quanto Black & White Bushido. O que temos aqui é literalmente uma briga de ninjas em preto-e-branco. Os jogadores se dividem em 2 times — que não precisam necessariamente ser iguais, pode rolar 3 x 1, por exemplo — e são lançados em uma arena onde a iluminação é o que dá o tom da partida.

Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

Considerando que temos personagens brancos e pretos, isso faz toda a diferença: os personagens brancos ficam praticamente invisíveis nas áreas brancas, enquanto os guerreiros pretos desaparecem nas áreas escuras. Ainda é possível detectar movimentos, mas se o jogador simplesmente deixar seu herói parado, ele estará invisível para os demais jogadores.

Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

Claro que a arena não fica o tempo todo “iluminada” da mesma maneira: os padrões de iluminação vão se alterando durante a partida, de modo que o que era branco fica preto, e vice-versa. O contraste claro/escuro vai se alterando o tempo todo, o que garante dinamismo, e obriga todo mundo a ficar constantemente em movimento, sempre caçando seus rivais e tentando não ser caçado.

Gameplay e Modos de jogo

Existem basicamente 2 modos de jogo: Deathmatch e Capture the Flag. Todos eles podem ser jogados tanto sozinho (contra bots) quanto em multiplayer local e online (máximo de 4 players por partida). Não há campanha, nem nada mais aprofundado, então recomendo que tenha amigos para jogar com você se quiser experimentar o game.

Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

O gameplay é simples e intuitivo: é possível pular (há pulos duplos também), escorregar por paredes e fazer wall jumps. O ataque padrão é um dash + golpe que também pode ser feito do ar. Ocasionalmente popam pelo cenário caixotes com shurikens, bombinhas de fumaça e caltrops — aquelas “tachinhas” que ninjas jogam pelo chão, saca? O mais legal é que ao pisar nelas, o inimigo fica machucado e deixa um rastro de sangue que denuncia sua posição!

Confira abaixo uma partida completa do modo Deathmatch:

Ainda que tenhamos diferentes tipos de personagens com portes físicos e armas distintas, na prática o gameplay de todos é essencialmente o mesmo. Black & White Bushido é um jogo focado na simplicidade, que vai direto ao ponto e consegue entregar partidas ágeis e emocionantes.

Audiovisual

Mais um ponto em que o jogo não necessariamente impressiona, mas entrega um feijão com arroz bem temperado. Há basicamente 4 cores na tela: o preto e branco dos personagens e cenário, o cinza de plataformas e objetos e o vermelho do sangue derramado (e da bandeira, no caso do Capture the Flag).

Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

Os personagens são simplesmente silhuetas, mas se movem de forma bem dinâmica, e realmente parecem “ninjas” saltitando pela tela. Não há muitas arenas, mas pelo menos elas são bem diferentes entre si, e contam com objetos destrutíveis e outros elementos bacanas. A trilha sonora casa com a proposta, e os efeitos sonoros são bem legais, e transmitem bem o clima visceral de uma batalha ninja.

Conclusão

Black & White Bushido é um jogo sem muito conteúdo, mas que consegue oferecer partidas rápidas, emocionantes e imprevisíveis. Ele é recomendado especialmente para jogatinas no bom e velho “multiplayer de sofá”, com 4 jogadores jogando offline, no mesmo console.

Análise Arkade: o pique-esconde ninja de Black & White Bushido

Como grande fã de jogos com foco no multiplayer local — como Overcooked e Wand Wars –, consegui extrair umas boa dose de diversão jogando Black & White Bushido com mais 3 amigos. Se você também curte essa experiência e tem amigos disponíveis para jogar contigo, vai fundo. Do contrário, vai acabar com um jogo meio raso nas mãos, e terá que se contentar em fatiar bots ou tentar a sorte nas partidas online.

Black & White Bushido foi lançado em 17 de maio, com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *