Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

27 de outubro de 2017
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Prepare-se para a pancadaria generalizada! Se você gosta de games de luta em grupo ao estilo Smash Bros então precisa dar uma olhada em Brawlhalla, um game que após dois anos em modo beta enfim foi lançado para PC Playstation 4. Então é hora de escolher seu herói preferido, treinar bastante e cair na pancadaria online até sobrar só um! E é claro, é hora de conferir nossa análise completa desse divertido game!

Pancadaria mitológica

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Brawlhalla tem um plot bem simples para justificar a pancadaria: Um grande torneio foi criado pelos deuses em busca de glória e poder, e muitos guerreiros de diferentes mitologias resolveram participar, cada um com seus próprios motivos, mas todos com o mesmo objetivo: Derrotar tudo e todos e se tornar o maior guerreiro do mundo.

Com, isso diversos guerreiros inspirados nas mitologias grega, nórdica, japonesa, africana, arábica e de muitas outras culturas se uniram para cair na pancadaria. E agora cabe aos jogadores decidirem essa contenda, escolhendo seus guerreiros preferidos, aqui chamados de Legends e derrotar todos os seus inimigos em busca da glória!

A nostalgia das lanhouses e caindo na pancadaria

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Brawlhalla é um game que vai direto ao ponto e que lembra muito a era de ouro das lanhouses. Se você viveu o início dos anos 2000 então com toda certeza terá boas memórias das praticamente extintas lanhouses. Caso você seja muito novo e nunca tenha ouvido falar delas, eram lugares cheios de computadores em que você pagava por uma hora ou mais para usar as máquinas para navegar na internet e principalmente jogar.

Brawlhalla transmite a mesma sensação nostálgica de jogar games como Gunbound, PangYa, Grand Chase entre outros. Ao abrir o game, inicialmente ele vai carregando seus recursos em uma tela inicial com notícias. Quando o game carrega, vamos direto ao menu principal com opções fáceis para ir para os diferentes modos de jogo. Além de termos um menu no canto superior direito para manejar parties, opções do game, avatar e etc.

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Fala sério, essa tela não lembra aqueles games que viciavam a galera nas lanhouses?

Tudo o que você precisa para sair jogando é escolher o tipo de jogo que quer experimentar. O game conta com jogatina online e offline. Jogando offline o game oferece poucas opções, que é uma partida casual, treinamento, tutorial e o Campeonato. É importante que os jogadores façam o tutorial antes de começar a jogar para aprender bem todas as nuances do gameplay (que falaremos mais adiante) e que treine bastante com os personagens para se dar bem na hora da pancadaria. O Campeonato é um modo em que o jogador joga conta a IA em até 3 batalhas de 4 jogadores. Os 2 melhores jogadores de cada batalha avançam para a próxima chave, até chegar ao final e tentar se sagrar campeão.

Mas é jogando online que o game realmente brilha, oferecendo muitos modos de jogo diferentes para os jogadores se divertirem. E falaremos de cada um deles com calma no próximo tópico.

Muitos modos online diferentes para se divertir

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

O foco de Brawhalla é a jogatina online. E devo dizer desde já que o game é muito viciante! O game parece bobinho no começo e até simples demais, do tipo que você bate o olho e não dá muito valor, mas bastam algumas poucas partidas e você vai estar completamente viciado!

O game oferece muitos modos de jogo online, os principais são os modos Free-for-all, 1v1 2v2 no modo casual. Ranked 1v1 2v2 e o modo Brawl of the Week. O modo Free-for-all tem nome auto-explicativo: É o modo cada um por si. Nesse modo, quatro jogadores competem durante quatro minutos pela maior pontuação. quem derrubar mais inimigos e morrer menos, ganha. No modo 1v1 o jogador escolhe 3 personagens diferentes para batalhar, se um cair, entra o próximo, e o jogador que perder os 3 personagens, perde. E no modo 2v2 vence a dupla que derrotar a outra, com cada jogador tendo 3 vidas cada.

Confira abaixo um pouco do gameplay de cada um desses 3 modos. Primeiro do modo Free-for-All:

Depois, uma partida 1v1:

E o modo 2v2:

O modo rankeado tem apenas dois modos de jogo, 1v1 2v2. O modo um contra um tem as mesmas regras do jogo casual, mas utilizando apenas um personagem. Já o modo 2v2 só pode ser jogado com amigos, então para jogar ele você precisará convidar um amigo online para te ajudar. O modo rankeado gera pontos a cada vitória, e retira pontos a cada derrota. Ao final da temporada, o desempenho dos jogadores é avaliado e cada um é premiado com moedas especiais dependendo de sua colocação.

O modo Brawl of the Week adiciona modos diferentes de jogo a cada semana, contando com modos exclusivos para jogos customizados. Esses modos extras contam com vários minigames bem divertidos e variados, que são: Time, que é o modo padrão estilo free-for-all. Stock, em que cada jogador tem 3 vidas e vence quem sobreviver até o final. Strikeout, 3 vidas e 3 personagens por jogador. Brawlball, um divertido mini game de 3 contra 3 estilo futebol americano, em que os jogadores devem pegar uma bola e levar até o gol adversário.

Bombsketball, um tipo diferente de basquete, com bombas. Bombas aparecem por todo o cenário, os jogadores devem pegá-las e acertar os alvos de cada time. Snowbrawl, guerra de bola de neve em que quem acertar bolas nos outros jogadores vence. Beachbrawl, um modo em que os jogadores atiram balões de água e tentam guiar bolas de praia gigantes para o gol adversário. Dodgebomb, uma espécie de queimado, com apenas 4 plataformas suspensas no ar e muitas bombas. Quem sobreviver até o final, vence. E por fim, Switchcraft, em que cada jogador escolhe 3 personagens e suas armas e golpes são misturados entre si.

O game possui vários servidores diferentes, incluindo um servidor exclusivo para o Brasil. E sua conexão é excelente. A busca por partidas é muito rápida, e o jogador nunca fica muito tempo sem conseguir jogar. No entanto, vez ou outra a conexão do game falha, pelo o que pude perceber durante minhas jogatinas, quando acontece algum lag, aparentemente é por causa de algum jogador na partida que esteja com conexão ruim, mas com as últimas atualizações do game o lag foi bem reduzido. E se chegar a ponto do jogador ser desconectado, ele pode tentar voltar para a mesma partida onde estava sem problemas. O ponto negativo é que ao ser desconectado, o personagem de um jogador ficará imóvel até ele voltar, se tornando um alvo fácil.

Gameplay

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Como já mencionado lá no início dessa análise, Brawlhalla é exatamente como Super Smash Bros. O game é um brawler com batalhas entre 4 jogadores (6 dependendo do modo de jogo) em que o objetivo é fazer os inimigos caírem da plataforma flutuante no centro do mapa. Para conseguir isso, os jogadores precisar atacar constantemente seus inimigos até que suas defesas diminuam e eles possam ser jogados longe com os ataques.

Funciona assim: Quando um personagem está com o medidor do lado de seu rosto no topo da tela em branco, ele tem defesa alta. Conforme apanha, o medidor vai mudando de cor, ficando amarelo, laranja e por fim vermelho, bem como o brilho dos personagens ao apanhar. Quando mais perto do vermelho, mais longe os personagens voam ao serem atacados. E para pontuar, os jogadores devem jogar os inimigos para o limite da tela, seja pra baixo, pros lados ou pra cima. Quando um jogador cai da arena, ele é trazido de volta para continuar a batalha, até o tempo acabar ou até perder todas as suas vidas.

Os comandos dos personagens são bem simples, é possível usar pulos tripos, um dash que também funciona como esquiva, ataques fracos, fortes e jogar armas. Cada personagem possui dois tipos de armas diferentes e combos únicos. As armas são pegas no chão e aparecem randomicamente, cada personagem pegará uma de suas duas armas, e poderá trocá-las ao jogar a que tem na mão e pegando uma nova no chão. Além das armas, existem outros itens de ataque que aparecem nos cenários, como bombas, minas terrestres, uma bola de espinhos e um chifre que chama um ataque horizontal.

Audiovisual

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Brawlhalla tem um visual bem simples, os personagens são pequenos e com visuais praticamente em estilo Chibi. Apesar disso, o visual dos personagens é muito bem desenhado, e todos eles possuem várias skins diferentes. Os cenários do game são muito bem desenhados. Eles consistem em um grande desenho no plano de fundo, com as plataformas de jogo no centro do cenário. Dependendo do mapa, as plataformas mudam de forma constantemente.

O game possui músicas divertidas, apesar de que muitas vezes as partidas acabam ficando muito silenciosas, apenas com os sons dos golpes dos personagens. Nessas ocasiões as partidas ficam um tanto estranhas, silenciosas demais. Porém o game possui músicas que indicam o início e principalmente o fim das partidas. Mas um bom trabalho foi feito com os sons de ataque, com cada personagem tendo sons exclusivos para cada tipo de arma.

Um Free-to-play feito do jeito certo

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

O melhor de tudo de Brawhalla é que o game é 100% free-to-play e feito do jeito certo! Não há nada de pay-to-win, cada personagem é balanceado de forma diferente, e não há armas melhores ou itens de buff comprados para melhorar os personagens. Em questão de gameplay, são as mesmas regras para todos. Quanto mais se joga, o nível do jogador sobe, o que gera moedas, e quanto mais se joga com um personagem, ele sobe de nível e ganha novas cores e Stances, que apenas mudam seus status, dando mais força mas tirado defesa, mais velocidade e menos força e etc.

Porém, a versão gratuita do game não libera todos os personagens para se jogar online. Todos eles estão no game, mas os personagens disponíveis são trocados semanalmente, permitindo que os jogadores testem diferentes personagens a todo momento. Porém, o jogador pode comprar personagens usando o dinheiro in-game ou as Mammoth Coins, compradas com dinheiro real. Personagens comprados apenas estarão disponíveis sempre para o jogador, e não ficam indisponíveis ao virar das semanas. E apenas isso.

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Por um lado, isso limita a escolha de personagens dos jogadores, mas por outro, isso não atrapalha, pois o game possui muitos personagens, sendo 35 até o momento, com mais sendo adicionados ao game com atualizações. O jogador ainda pode comprar o Founders Pack, que libera todos os personagens de uma vez, além dos personagens que ainda serão lançados.

Com isso, o formato free-to-play do game é honesto, tudo o que é comprado com dinheiro real é puramente estético, como skins de personagens e de armas, baús de loot com skins aleatórias, pódios para o fim das batalhas e etc.

Conclusão

Análise Arkade: Encare divertidas batalhas no viciante e gratuito Brawlhalla

Brawlhalla é um divertidíssimo game para se reunir os amigos online e cair na porrada. O game é simples de se aprender e extremamente viciante. E conta ainda com cross-play entre PC Playstation 4, permitindo que jogadores das duas plataformas joguem juntos a qualquer momento. Este é um game que se tivesse sido lançado na época de ouro das lanhouses com certeza seria sucesso absoluto!

Se você gosta de Super Smash Bros e não tem um console da Nintendo, ou se quiser experimentar um divertido e viciante game de pancadaria online, dê uma chance a Brawlhalla, pois vale muito a pena! E lembre-se que o game é gratuito! Basta baixar em sua plataforma e começar a jogar!

Brawlhalla foi lançado oficialmente no dia 17 de outubro, com versões para PC Playstation 4.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *