Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

12 de abril de 2016

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Nascidos no PS2, os dois heróis mais famosos do universo chegam ao PS4 com uma nova aventura! Em um novo game baseado no filme, baseado no game original de PS2. Confira com a gente as renovadas aventuras de Ratchet & Clank!

2016 está sendo um ótimo ano para o Lombax e o robozinho mais famosos do universo, pois a dupla de heróis está recendo um novo game junto de um filme que estreará em breve nos cinemas!

Ratchet & Clank reconta a história do primeiro game da série, lançado para o PS2 no ano de 2002. O game reconta como a dupla de heróis se conheceu, na perspectiva do cômico e narcisista Capitão Qwark, líder dos Patrulheiros Galácticos, em conjunto com o filme, que contará a história de outros pontos de vista, fazendo com que o game e o filme se completem.

Mas não se engane, não estamos falando de um remake aqui! Ratchet & Clank foi criado do zero, contendo muito mais coisas novas em relação ao game original. Com muito mais animações, cenários e inimigos novos e muitas armas diferentes para o jogador causar o caos no universo. Então, é hora de conhecer mais sobre cada aspecto do game!

“O JOGO, BASEADO NO FILME, BASEADO NO JOGO”

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Esse é justamente a descrição que o próprio game se dá! Como já explicado, o filme e o game se complementarão para recontar a história do primeiro game da série. Aqui, aqueles que já jogaram o game original verão novamente, porém de forma atualizada, como Ratchet conheceu Clank e como começou a aventura da dupla para se tornarem os heróis dos Patrulheiros Galácticos.

O game mostra a luta entre a dupla contra a raça alienígena dos Blargs, lideradas pelo President Drek, que está atacando diversos planetas para realizar seu plano maligno de construir um planeta ideal para seu povo, as custas do sofrimento de todo mundo. O game foca bastante na comédia, com cenas hilárias a todo momento e muitas piadas encaixadas no momento certo para deixar as situações ainda mais interessantes.

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Ratchet é um Lombax, uma criatura peluda que vive pacificamente em seu planeta natal trabalhando como mecânico de espaçonaves, esperando sua chance para entrar nos Patrulheiros Galácticos e sair espaço afora em busca de aventuras. Clank é um robô de guerra defeituoso, que deveria ter sido construído para ser grande, forte, e poderoso, mas acabou saindo por um tris da fábrica como um pequeno robô muito mais inteligente do que seus “irmãos de fábrica”, e que deseja salvar a galáxia do domínio Blarg.

E ainda temos vários outros personagens carismáticos, como o próprio Capitão Qwark, que conta a história do game sempre adicionando narrativas dramáticas até para as situações mais banais, como criticar Ratchet em sua narrativa por quebrar caixas no cenário, ou quando ele simplesmente sai andando por aí. A história do game é simples, com algumas reviravoltas interessantes e muito, muito humor a todo momento.

JOGABILIDADE

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

A jogabilidade de Ratchet & Clank é simples e muito divertida. Na maior parte do tempo, controlamos o herói Ratchet, com alguns momentos onde podemos controlar Clank separadamente. A dupla fica cada vez melhor conforme se progride no game, graças a 3 fatores: Atualizações para o traje de Ratchet, atualizações para as funcionalidades de Clank e as várias e incríveis atualizações de armas.

A dupla funciona como um só. Ratchet é que anda pelos cenários e empunha as armas, enquanto Clank auxilia com recursos de mobilidade conforme é atualizado, sendo carregado pelo outro nas costas como uma mochila. Ele recebe novas funções conforme se progride no game, como planar no ar por pouco tempo com hélices, jatos e até mesmo poder servir como um jetpack para que possamos voar livremente pelos cenários, contanto que estejamos em cenários propícios a isso.

As atualizações de Ratchet Clank os permitem acessar áreas secretas dos cenários, onde em um primeiro momento não são possíveis de acessar. Entre várias melhorias, Ratched recebe botas gravitacionais, que permite que ele caminhe por paredes ionizadas, uma máscara de oxigênio para respirar de baixo d’água e outras coisas que o jogador deverá encontrar.

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Já as armas são um show a parte. Temos várias armas diferentes e com os mais diversos efeitos a nossa disposição. Em todos os cenários existem estações da Gadgetron, um cubo azulado que podemos usar para comprar armas, munições e fazermos upgrades em nosso arsenal. A cada novo cenário visitado, novas armas são postas a venda, e algumas podemos encontrar pelos cenários.

As armas possuem os mais variados visuais e efeitos incríveis, mas em uma coisa elas são iguais: Causar a mais bela destruição! Temos das armas mais comuns (Se é que podemos chamá-las de comuns né?) como rifles de plasma, bombas de prótons, granadas e foguetes que explodem tudo em sua frente, até armas simplesmente hilárias! Um perfeito exemplo delas é o Groovitron, nada mais, nada menos que um globo de discoteca que flutua acima do lugar onde for atirado e faz todo mundo dançar ao ritmo da música. Temos até mesmo um personagem que imita a inesquecível dança de Carlton Banks de Um Maluco no Pedaço!

Outra arma hilária é o Senhor Zurkon, um pequeno robozinho homicida que flutua ao redor de Ratchet e ataca qualquer inimigo que passar em sua frente, enquanto fala a todo momento o quanto ele adora matar, e zoa Ratchet sempre que ele se fere, coleta dinheiro ou itens de cura, além de uma arma muito útil, ele chega até mesmo a cantar sua própria versão da música “1, 2, 3 indiozinhos”, porém em sua paródia assassina “1, 2, 3 robozinhos. 4, 5, 6 robozinhos mortos”. Fora o Ovelhador, que acho que você pode adivinhar o que ele faz pelo nome, não é?

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Armas ficam mais poderosas conforme se utiliza elas, acumulando uma barrinha a cada inimigo morto, e subindo de nível quando ela enche. Por isso, é sempre bom usar todas as armas, quanto mais se usa elas, mais fortes elas ficam e mais atualizações são liberadas para compra no Gadgedtron.

Jogando com Clank as coisas são mais simples, controlamos o robozinho em poucos momentos, em lugares que os personagens maiores não podem acessar, e na maioria do tempo devemos resolver puzzles envolvendo diferentes tipos de robôs para abrir portas, pular alto e criar pontes, além de lutar contra alguns outros robôs pequenos. O game possui vários puzzles que devemos resolver para progredir, a maioria bem simples, mantendo o foco nos combates explosivos.

E ainda temos batalhas com naves! As batalhas são desafiadoras, porém simples. Controlamos a nave de Ratchet & Clank enquanto participamos de intensas batalhas nos espaços aéreos de alguns planetas e até mesmo no espaço! Controlar a nave é bem simples e essas batalhas são muito divertidas.

MUNDOS DIFERENTES COM MUITA EXPLORAÇÃO

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

O game conta com diferentes planetas para visitarmos e realizarmos missões. Cada planeta é único, e possui uma forma de progresso diferente. Alguns planetas possuem áreas mais compactas, facilmente atravessadas a pé. Outras áreas são cheias de trilhos pelos quais podemos deslizar ao estilo Sonic, e outros mundos possuem uma arquitetura bem ampla, tanto horizontal, quanto verticalmente, onde o uso da função de jetpack de Clank é indispensável para visitarmos cada canto dos cenários literalmente de cima a baixo.

O game possui itens escondidos pelos cenários que podemos buscar. Temos 28 Parafusos dourados, espalhados em todos os mundos. Ao coletá-los, liberamos extras para o game, como galerias de artworks, trapaças, filtros de tela, e podemos até mudar o visual de Ratchet e sua nave. Além disso, temos as cartas holográficas, contendo imagens e informações de vários lugares, armas e personagens de toda a série Ratchet & Clank, e colecioná-las é importante para ficarmos mais poderosos. As castas são reunidas em conjuntos de três, cada conjunto corresponde a um planeta, mostrando locais e personagens desses lugares. Cada conjunto completo libera uma atualização para deixar cada arma do game ainda mais poderosa, e alguns bônus de jogo, como maior porcentagem de coleta de parafusos (a moeda do game) de inimigos mortos, bem como de Raritânio, um mineral usado para melhorar as armas.

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Além disso, temos corridas de pranchas de velocidade que valem prêmios em dinheiro e em cartas holográficas. As corridas são rápidas e desafiadoras, contanto com vários obstáculos para atrapalhar o jogador e trechos de alta velocidade que farão os corredores mais desatentos saírem da pista. As corridas fazem parte da história do game, em situações onde precisamos correr para avançarmos, mas os jogadores podem correr a hora que quiserem, bem como disputar as copas bronze, prata ouro de cada corrida.

O game possui alguns elementos de RPG. Como já citado, as armas sobem de level conforme são mais utilizadas. Sendo assim, melhoras as armas e usá-las mais e mais torna tudo ainda mais legal e destrutivo. Além disso, Ratchet recebe pontos de experiência para cada inimigo morto, quando sua barra de experiência se completa, Ratchet sobe de level e sua barrinha de vida fica maior.

GRÁFICOS E SONS

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Ratchet & Clank é lindo, o game possui um visual de grande qualidade. Cada mundo do game é diferente um do outro, e jamais encontramos cenários parecidos. Temos desertos cheios de máquinas, áreas gélidas cheias de gelo brilhante, pântanos, metrópoles, lugares paradisíacos e até mesmo os cenários no espaço são muito belos.

Algo que o game merece muitos elogios é nos detalhes e principalmente no sistema de iluminação, que é incrível! Todos os personagens do game contam com muitos detalhes em seu visual, podemos por exemplo ver os pelos de Ratched nas animações e aproximando a câmera dele, bem como o metal reluzente e arranhado do corpo de Clank. A iluminação dos cenários é incrível, principalmente em cenários metálicos, onde o chão e as paredes refletem a luz, que por si só possui um efeito incrível e bem realista.

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

O game possui uma ótima trilha sonora, com músicas que em alguns momentos lembram até Star Wars em sua trilogia moderna (chamemos de moderna a trilogia dos episódios I, II III. E mesmo com tantas críticas a esses episódios, suas músicas eram muito boas, isso temos que reconhecer!) com músicas orquestradas que casam perfeitamente com os cenários e momentos. Além de músicas mais agitadas, com batias eletrônicas e boas de ouvir.

O game está inteiro localizado em Português Brasileiro! E o melhor de tudo, com qualidade de cinema! Afinal, o filme também vem aí! As dublagens de todos os personagens são muito competentes, com adaptações de termos e gírias para nosso idioma e várias piadinhas feitas especialmente para o nosso idioma nos diálogos e textos do game, principalmente nas descrições das cartas holográficas. Portanto, sempre que você conseguir cartas novas, trate de lê-las!

FATOR REPLAY

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Um dos pontos forte do game é sua longevidade. O game possui muitos lugares para se visitar com várias coisas para se fazer, o que fará com que o game dure por uma boa quantidade de horas apenas para se terminar da primeira vez. Com os upgrades que pegamos no decorrer da aventura, áreas antes inacessíveis de alguns planetas podem ser acessadas, incentivando que os jogadores revisitem cada planeta mais de uma vez para pegar tudo o que há neles.

Ao se terminar o game, o Modo Desafio é liberado. Este é o modo mais difícil do game, onde novas atualizações de armas são liberadas para o jogador poder evoluir seu arsenal ao máximo, e um multiplicador de parafusos é adicionado. Quanto mais se mata, maior é o multiplicador e muito mais parafusos se recebe. Porém se o jogador for atingido apenas uma vez, o contador apaga, e o jogador deverá lutar novamente para fazê-lo aumentar e ganhar mais e mais parafusos para gastar com suas armas.

Por fim, se o jogador coletar todos os 28 parafusos dourados, um modo museu é liberado dentro do modo desafio, onde o jogador pode acessar seis diferentes salas com vários objetos de toda a série para o jogador poder ver e abusar do botão Share do PS4 para “fotografá-los”. Além de poder assistir a todas as cutscenes do game, que possuem a mesma qualidade que veremos no filme. E olha, o filme vai ser muito bonito, isso temos certeza!

RATCHET & CLANK NO CINEMA

É claro que não podemos deixar de falar novamente do filme aqui! O filme Heróis da Galáxia: Ratchet e Clank, como já mencionado, contará a mesma história do game, porém de diferentes pontos de vista, complementando o que vimos no game e trazendo ainda mais humor dos carismáticos personagens. O filme estréia no Brasil no dia 5 de maio, e os jogadores que comprarem a edição física do game ainda ganham um ingresso para o filme no cinema!

CONCLUSÃO

Análise Arkade: A chegada triunfante de Ratchet & Clank para o PS4

Ratchet & Clank é a prova de que os clássicos ainda podem mandar muito bem hoje em dia, mostrando que uma bela repaginada, uma pitada boa de nostalgia, e muito conteúdo novo e divertido conseguem deixar um clássico incrível para a geração atual. A Insomniac fez um trabalho incrível com o game, trazendo o início da série para o PS4 recheado de muita diversão, explosões e risadas.

E com Ratchet & Clank, podemos até imaginar como seriam outros clássicos na geração atual dos consoles, quem sabe, de repente, um novo game do Crash Bandicoot? Com certeza cairia muito bem! Ah, e tem mais, o game por vários momentos dá indícios de que a aventura não acabou por aqui, e que mais games de Ratchet & Clank estão por vir. Torço para que venham, e que venham logo!

Ratchet & Clank está sendo lançado HOJE, dia 12 de Abril, exclusivamente para o Playstation 4.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *