Análise Arkade: Domine as estações no belo e vivo Seasons After Fall

7 de outubro de 2016

Análise Arkade: Domine as estações no belo e vivo Seasons After Fall

Seasons After Fall é um game de Puzzle/Plataforma 2D desenvolvido pela empresa Swing Swing Submarine e distribuído pela Focus Interactive, lançado dia 02 de setembro de 2016.

Arte interativa ou Game?

Seasons After Fall é um game de plataforma com puzzles relativamente fáceis, mas essencialmente é um jogo artístico. Com um estilo todo (realmente todo) pintado á mão, o game possui cenários, personagens, efeitos e uma atmosfera extremamente artística e muito agradável, principalmente durante as mudanças de cenário que os poderes da simpática protagonista geram, mas isso é papo para daqui a pouco.

O game tem uma pegada visual muito interessante, lembrando obras que já se tornaram referências onde a arte e o estilo presente são tão importantes quanto a narrativa e a jogabilidade (mas não estou falando de gráficos de última geração), como Braid, Journey e muitos outros.

Análise Arkade: Domine as estações no belo e vivo Seasons After Fall

O game realmente é todo pintado á mão!

Uma semente e uma raposa

A história desenvolve-se a partir da protagonista ‘Semente‘, um pequeno espírito cuja missão inicial é encontrar os guardiões de cada uma das estações do ano (Inverno, Verão, Primavera e Outono) e descobrir o que está ocorrendo de errado na floresta, que está cada vez mais cheia de espinhos malignos.

Somos introduzidos à pequena Semente em uma sequência muito poética onde você percorre um longo, escuro e ventoso caminho, passando pelo cenário e iluminando as flores, dando vida ao ambiente até ‘nascer’ no final do túnel, entrando na última flor encontrada. Nessa sequência você percebe um pouco da vibe mais espiritual/poética do game.

Análise Arkade: Domine as estações no belo e vivo Seasons After Fall

Esse é um dos temidos Guardiões

Ao ‘nascer’ no meio da floresta, a Semente deve encontrar um animal para ser seu hospedeiro, pois um espírito sozinho não consegue interagir tão bem com o mundo físico onde encontram-se os Guardiões da floresta. Uma voz feminina -um dos espíritos antigos da floresta- narra as aventuras e objetivos da Semente, e a relação entre as duas não é muito clara no início. A narradora encontra uma pequena raposa e funde a Semente ao corpo do animal, sendo este o animal que você irá controlar a partir deste momento (e durante boa parte da campanha).

A raposa é muito carismática e garante uma conexão entre o jogador e o animal, pois ela só estava de passagem quando a Semente nasceu. Com o tempo, cumprindo os objetivos da missão, as duas acabam tendo uma conexão tão forte que tornam-se praticamente inseparáveis, pois a raposa acaba sendo muito mais do que um corpo a controlar para a Semente.

Gameplay

Os comandos de Seasons After Fall são realmente simples, e podem ser utilizados basicamente com uma mão. Você consegue utilizar (jogando no PC) W para pulos, A e D para andar para esquerda e direita e S para ‘Latir’. O latido é uma forma de interagir com o ambiente, ativando plataformas e outros objetos do cenário. Latindo duas vezes, você troca de estação do ano, uma vez que tenha encontrado o guardião específico e tenha obtido seu poder.

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Sim, esses são os gráficos do gameplay. Lindo, não?

Os comandos de uma forma geral respondem bem, mas uma coisa que achei complicada foi a precisão dos pulos. Para um game de plataforma, pulos são parte essencial da jogabilidade e durante o game eu demorei para ter um controle das distâncias e do tempo do pulo, parecendo ter um certo delay que incomodou, mas não impossibilitou de jogar.

Estação dos puzzles

Após encontrar os Guardiões, você conquista diversos poderes que influenciam o ambiente todo. Por exemplo: Para passar por um lago raso e atingir uma plataforma mais alta, você deve utilizar a estação de verão e suas chuvas para aumentar o nível das águas e em seguida utilizar o inverno para congelar o lago e caminhar sobre ele, chegando no seu objetivo. Essas dinâmicas são a base do game todo, mas não são muito bem aproveitadas ao ponto de gerar grandes desafios ao jogador, mas isso faz parte do ritmo de jogo, que é mais uma obra de arte leve e bela do que um game de puzzle daqueles infernais (Metrico+, estou falando com você).

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O game não possui um foco em combates, e até mesmo quando esses existem (de uma forma diferente), os puzzles e plataformas fazem o papel de gatilhos para as ações que podem derrotar ou combater um inimigo. No geral, eles nunca aparecem no mapa, sendo algo muito mais pontual.

Análise Arkade: Domine as estações no belo e vivo Seasons After Fall

Audiovisual

Ok, agora é covardia falar. O game é lindo! Os efeitos de luz e sombra, o design dos personagens (são poucos, mas são muito interessantes), as mudanças realizadas pela troca das estações, os efeitos climáticos, tudo tem uma beleza muito particular e que vai prender sua atenção a cada nova habilidade e área descoberta.

Os sons do game, a música ambiente, as vozes que narram, os sons do ambiente que você percorre, tudo é muito sutil e bonito, embalando o game com um estilo mais calmo e espiritualizado. Nesses quesitos, o game não peca em nenhum ponto, a não ser que você não tenha gostado do estilo de pintura do game, mas aí é gosto pessoal.

Análise Arkade: Domine as estações no belo e vivo Seasons After Fall

Conclusão

Se você busca um game com uma temática de evolução espiritual, uma pegada mais artística, com puzzles que complementam a narrativa, mas que não sustentam um grande desafio (e acho que isso impediria até mesmo de aproveitar tanto o jogo), e com uma história interessante, que possui até mesmo algumas reviravoltas bem pensadas, Seasons After Fall é um belo exemplar (piada pronta) de game para estar na sua coleção.

Seasons After Fall foi lançado no dia 2 de setembro, e está disponível para PCs, PS4 e Xbox One.

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