Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

25 de fevereiro de 2015

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Hora de caçar monstros gigantes com seus amigos… ou se tornar um monstro gigante para caçar seus amigos! Confira na sequência nossa análise de Evolve! #VemMonstro!

Evolve é o novo game da Turtle Rock Studios — produtora responsável pelo primeiro (e clássico) Left 4 Dead — que aposta em um formato que está se tornando bem popular: 5 jogadores, divididos em batalhas de 4 contra 1.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Para não deixar a coisa injusta, o jogador que fica “sozinho” assume o controle de um monstro gigante e cheio de poderes, enquanto o time de 4 players assume o controle de caçadores humanos de diferentes classes.

Sinopse

Evolve se passa em Shear, um planeta exótico que está sendo colonizadopor humanos… cujas bases passam a ser atacadas por alguns monstrengos bem sinistros. Para proteger estes pobres humanos, é formado um esquadrão com “os melhores” caçadores disponíveis, cuja missão é eliminar estes monstros a tempo da evacuação humana.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

E isso é basicamente o cerne de Evolve: de um lado, mercenários humanos devem encarar o monstrengo para salvar as colônias humanas. De outro, o monstrengo deve destruir as colônias e tentar não ser morto pelos caçadores.

O modo Evacuação, que corresponde à campanha single player do game, deixa a desejar justamente por não aprofundar este conceito básico. Seguindo os moldes de TitanFall, a campanha oferece basicamente uma sucessão de arenas com objetivos randômicos onde os outros players (e o Monstro) são controlados pela inteligência artificial, com um fiapo de história entre uma partida e outra.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Ainda que o Evacuação possa ser jogado cooperativamente, o tempo todo fica a sensação de que este modo de jogo foi feito “nas coxas”, e só está ali por questões mercadológicas.

Os Caçadores

Não tirando a culpa dos produtores por não oferecerem uma campanha single player decente — veja bem, ela é altamente jogável, mas realmente não é interessante nem agrega nada em termos de roteiro –, mas desde que foi apresentado, ficou claro que este era um jogo pensado para ser jogado com os amigos.

E é no multiplayer que Evolve realmente mostra a que veio: as partidas 4 contra 1 do game são extremamente frenéticas e divertidas, mas o nível de diversão está diretamente atrelado ao nível de entrosamento entre os jogadores, especialmente entre os Caçadores, onde o trabalho em equipe é fundamental.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Isso acontece porque Evolve possui 4 classes de personagens diferentes — Assalto, Armadilheiro, Médico e Suporte — e cada jogador deve saber exatamente qual é o seu papel no campo de batalha para que o time funcione de maneira eficiente. A função de cada um é bem óbvia, mas vai do jogador saber utilizar as habilidades de cada classe não em benefício próprio, mas em prol do grupo.

Ou seja, na prática é muito mais legal jogar Evolve com seus amigos — aquela galera que se reúne toda semana para jogar Battlefield ou Team Fortress é uma boa pedida — do que entrar em uma “quick match” com um bando de gringos que você nunca viu na vida. O que nem sempre é fácil de fazer, afinal nem todos os seus amigos terão o game, ou estarão online quando você estiver.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

E isso se torna ainda mais complexo pois dentro de cada uma das 4 classes existem 3 personagens diferentes (totalizando 12 opções), que possuem habilidades e gadgets diferentes entre si, ou seja, mesmo personagens de uma mesma classe possuem diferentes nuances que afetam o gameplay.

Pegue os Armadilheiros, por exemplo: Griffin possui sonares móveis que permitem ao time localizar o monstro pelo seu som. Já Maggie possui um “pet”, Daisy, um monstro capaz de farejar o monstro e reviver aliados. Por fim temos Abe, cujas “Stasis Grenades” desaceleram a movimentação do monstro. Os 3 são Armadilheiros, mas cada um possui algum “perk” exclusivo que afeta seu estilo de jogo e sua dinâmica junto ao grupo.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Com todas essas nuances, você precisa experimentar bastante até encontrar o melhor personagem para o seu estilo de jogo e também para o trabalho em grupo. Ao mesmo tempo que é bem frenético, o gameplay com os Caçadores também tem uma boa dose de estratégia, e justamente por isso o time precisa estar bem “azeitado” para derrubar o Monstro.

O Monstro

Como o jogador que assume o controle do Monstro fica sozinho, a situação muda bastante, mas mantém um nível de desafio elevado: partir para o ataque direto nunca é a melhor saída, de modo que você deve se manter em movimento, e usar o cenário a seu favor para se esconder e buscar o melhor momento para o ataque.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Evolve possibilita que o jogador que vai de Monstro não só confunda, como cause até certo terror no time de Caçadores, perseguindo-os sorrateiramente ou atraindo-os para armadilhas. Claro que, por ser enorme, você invariavelmente acaba espantando pássaros e derrubando árvores, o que pode dar pistas aos Caçadores sobre seu paradeiro.

Isso é especialmente necessário porque, no modo de jogo mais popular, o Monstro sempre começa a partida bem fraco, tendo somente uma barra de HP. No papel do Monstro, é preciso caçar para evoluir (há muitos animais menores espalhados pelos mapas), ganhar uma barra extra de defesa e desbloquear todas as habilidades e poderes.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Se com os humanos temos classes de personagens distintas, com os Monstros temos 3 variações bem interessantes. O Goliath é o Monstro tipo força bruta, balanceado e capaz de cuspir fogo, arremessar rochas nos inimigos ou esmagá-lo com seus saltos. Já o Kraken possui menos proteção, mas é muito mais poderoso e cheio de magias, soltando rajadas elétricas ou deixando orbes explosivas pelo cenário.

Por fim temos o Espectro (vendido via DLC) que é o Monstro com menos energia dos 3, mas que possui habilidades stealth que lhe dão uma tremenda vantagem no campo de batalha: capaz de se teleportar, criar um clone de si mesmo e fatiar qualquer coisa com seus “braços” de lâminas, a furtividade do Espectro abre um novo leque de possibilidades de jogo.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Modos de Jogo e gameplay

Além do já mencionado modo Evacuação, Evolve oferece diferentes tipos de jogo, mas todos colocam Caçadores e Monstros para cair na porrada e cumprir objetivos diversos. O mais popular é o modo Caçada, onde o Monstro deve evoluir até seu level máximo para destruir uma estação de energia, enquanto os  Caçadores devem (obviamente) caçá-lo para tentar impedir que isso aconteça.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Já no modo Resgate, civis inocentes são espalhados pelo cenário: os Caçadores devem salvá-los e levá-los em segurança até um ponto de extração, enquanto  o Monstro deve simplesmente eliminá-los. O modo Ninho inverte a situação, com ovos que precisam ser defendidos pelo Monstro e destruídos pelos Caçadores. Neste modo, o Monstro também pode chocar os ovos, o que gera minions, monstros menores que infernizam a vida dos Caçadores.

Por fim, temos o modo Defesa, que corresponde ao último dia da campanha, onde a evacuação está de fato acontecendo e os Caçadores precisam defender o gerador que abastece a nave de fuga dos humanos, enquanto o Monstro lidera um exército de minions para destruí-lo. Por ter uma pegada diferente, este modo conta com seus próprios mapas, que são menores e mais voltados para a ação direta.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Salvo no modo Defesa, aquele feeling de “gato e rato” se faz presente em praticamente todos os demais modos de jogo. O tempo todo você estará perseguindo ou sendo perseguido, caçando ou sendo caçado. O inteligente level design do jogo — aliado aos mapas gigantescos — propicia muita liberdade de exploração e oferece pontos estratégicos que, se bem utilizados, podem mudar ou definir os rumos de uma partida.

Novamente ressalto: Evolve é capaz de render momentos épicos e partidas muito divertidas e envolventes… desde que haja “química” entre os jogadores e todos saibam qual o seu papel no campo de batalha. As partidas de Evolve têm o seu próprio timing, que é um pouco diferente do padrão dos shooters frenéticos tradicionais, e também demandam mais estratégia e trabalho em equipe do que a maioria dos FPS.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Jogando como Caçador, o game segue o estilo FPS padrão, com a jogabilidade rápida e responsiva típicas do gênero. A diferença de uma classe para outra — e de um personagem para outro — é notável, o que é um ponto bem positivo para um jogo que se apoia tanto nesta diferenciação. Como Monstro, temos visão em terceira pessoa, mas a jogabilidade é igualmente dinâmica e acessível, ainda que a demora em evoluir deixe o início do modo Caçada um pouco lento para o Monstro.

Audiovisual

A Turtle Rock fez um ótimo trabalho na parte técnica de Evolve. Os personagens seguem um meio termo entre caricato e realista, mas são muito bem modelados e esbanjam personalidade. Os Monstros obviamente se destacam ainda mais, pois seus design “animalesco” é incrível, e a maneira como cada um se movimenta e ataca é bem diferente e plausível com sua anatomia.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

Os cenários, por sua vez, têm altos e baixos: por um lado, temos toda a riqueza de fauna e flora que tornam Shear um planeta realmente vivo, orgânico e imersivo. Por outro, temos mapas que, embora sejam enormes, são muito parecidos. Salvo um ou outro mapa realmente diferenciado — como o da represa — a maioria segue a fórmula “base no meio da selva”, misturando ambientes tecnológicos genéricos com o clima selvagem padrão.

A resolução varia um pouco dependendo da plataforma (1080p no PS4 e no PC, 900p no XOne), mas o framerate para todas é o mesmo (30fps), ainda que os PC gamers possam dar um jeitinho de burlar essa limitação. Em todas as plataformas, o jogo entrega um visual bacana, com ótimos efeitos de iluminação e chuva. No calor da batalha rolam ocasionais quedas de framerate e problemas de texturas, mas no geral Evolve faz um bom trabalho.

Análise Arkade: caçando (e sendo caçado) com os amigos em Evolve

É no departamento sonoro, porém, que a magia acontece. Pensado para criar uma atmosfera selvagem e hostil, os sons ambientes de Evolve são incríveis e realmente te colocam “no meio do mato” com seus barulhinhos de vento, insetos, pássaros e outras criaturas. As dublagens (em inglês) também são boas, bem como os rugidos dos monstros e os tiros e explosões.

Conclusão

Em tempos onde o multiplayer assimétrico parece estar virando uma tendência, Evolve mostra que o gênero tem força de sobra e espaço para ideias ousadas. O jogo peca por não valorizar seu próprio universo (algo que uma história e uma campanha decentes resolveria), mas entrega uma dose “monstruosa” de diversão para quem busca um bom multiplayer para jogar com os amigos.

Evolve foi lançado no dia 10 de fevereiro, com versões para PC, Playstation 4 e Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *