Análise Arkade: Jump Stars é um party game que oferece diversão para todas as idades

8 de junho de 2017
Autor: Rodrigo Pscheidt

Análise Arkade: Jump Stars é um party game que oferece diversão para todas as idades

Prepare-se para curtir as mais loucas gincanas virtuais com seus amigos! Jump Stars é um party game muito divertido para jogar em até 4 pessoas no bom e velho “multiplayer de sofá”!

Jump Stars se apresenta como uma espécie de programa de TV, e de fato suas provas lembram um pouco as boas e velhas “Olimpíadas do Faustão“, lembra? Para quem não é tão velho, outra referência são aqueles programas de TV gringos do tipo WipeOut, que seguem o mesmo esquema saca? Jump Stars é tudo isso, e se apresenta na forma de uma dezena de mini-games 2D em uma espécie de gincana maluca.

Análise Arkade: Jump Stars é um party game que oferece diversão para todas as idades

É impossível jogar Jump Stars sozinho, então é bom que você tenha no mínimo mais uma pessoa para jogar contigo… mas 4 jogadores é o ideal, afinal, quanto mais personagens na tela, mais caóticas e malucas ficam os eventos!

As Gincanas

Na prática, cada evento é um mini-game temático diferente, onde os jogadores devem competir para acumular mais pontos. Uma “rodada” de Jump Stars é composta de 4 mini-games, e quem tiver mais pontos ao final do ciclo é o grande vencedor.

Os mini-games são bem variados: em um deles, os jogadores devem ficar saltando entre plataformas, que vão desaparecendo aos poucos. Em outro, temo um jogo estilo “batata quente”, com os jogadores tentando largar uma dinamite na mão uns dos outros players antes que ela exploda.

Análise Arkade: Jump Stars é um party game que oferece diversão para todas as idades

Há ainda uma disputa de comer tortas (quem fica sem comer vai “diminuindo” até sumir) e uma das mais legais é uma corrida com obstáculos onde todos devem seguir juntos para que a câmera acompanhe a ação; quem fica pra trás é varrido da tela por uma parede de laser.

Confira no vídeo abaixo uma rodada completa com mini-games variados:

As cores dos personagens não são só para diferenciar os personagens: além de ganhar pontos sempre que passa por luzes da sua cor, em algumas fases você só pode passar por “caminhos” da cor do seu personagem. Se seu personagem é roxo, ele só vai passar por passagens roxas, e por aí vai. É um detalhe quase estratégico, mas que deixa as coisas ainda mais caóticas.

Análise Arkade: Jump Stars é um party game que oferece diversão para todas as idades

É interessante reparar que o jogo mistura gameplay cooperativo com competitivo de formas bem criativas. Por exemplo, no mini-game de corrida, você não consegue avançar se os outros ficarem para trás, pois a câmera sempre vai querer manter todos na tela. Já no modo de jogo com a bomba, quanto menos gente na tela, mais difícil fica de passar o explosivo para o amiguinho. É raro ver jogos que misturem 2 “modalidades” de multiplayer com tanta naturalidade, e o mais legal é que este mix funciona muito bem!

Gameplay & Audiovisual

O gameplay de Jump Stars é super simples, o que torna o jogo especialmente recomendável também para a molecada. Temos basicamente a alavanca para controlar o personagem e um botão de pulo, enquanto os gatilhos do controle servem para dar um empurrão nos outros players, que pode ser para esquerda, para direita ou para cima. Tudo é bem acessível e intuitivo.

Análise Arkade: Jump Stars é um party game que oferece diversão para todas as idades

O visual do game é bem colorido e simpático, com personagens bonitinhos que se dividem em clãs e escondem até alguns easter eggs e referências.O “locutor” do espetáculo está sempre soltando piadinhas e comentários espirituosos. A trilha sonora não necessariamente se destaca, mas cumpre seu papel, e casa bem com a proposta do game.

Uma coisa que incomoda um pouco são os loadings. Eles não são tããão demorados assim, mas considerando que alguns dos mini-games mal duram 2 minutos, é comum ficar aquela sensação de que passamos mais tempo vendo loadings do que jogando de fato.

Conclusão

Jump Stars é aquele tipo de jogo ideal para “quebrar o gelo” e dar aquela animada em uma festa meio caída. Seu gameplay super simples torna-o acessível mesmo para quem não é gamer, de modo que ele pode ser curtido tanto por adultos quanto por crianças.

Se você não tem outras pessoas para jogar com você, dificilmente vai ter o que fazer aqui. Mas quem vive recebendo amigos para jogar ou tem crianças em casa, sem dúvida vai encontrar uma boa dose de diversão aqui.

Jump Stars está sendo lançado esta semana para PCPlaystation 4 Xbox One. A versão analisada foi a de PS4, com uma cópia de imprensa que nos foi cedida pela assessoria da Curve Digital. O game possui menus e instruções em português brasileiro.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *