Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

7 de dezembro de 2013
Autor: Arkade

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

Afaste os móveis da sala e prepare-se para chacoalhar o esqueleto: é a nossa resenha de Just Dance 2014 (aliás, nossa primeira resenha de um jogo de dança!) que acabou de entrar na pista!

Apesar de não ser uma grande fã de músicas pop, sou fã de jogos de dança. Estava muito empolgada com Just Dance 2014, principalmente pelo novo modo de jogo multiplayer online, World Dance Floor. Depois de muita expectativa e confusão com as datas de lançamento, finalmente, chegou a minha vez de dançar e fazer muitos amigos na Xbox Live!

Ao contrário de Dance Central, que traz um estilo de dança mais detalhado e sério, Just Dance é e sempre foi um jogo de dança para festas. Ele te permite um pouco mais de liberdade nos movimentos e até mesmo nos erros, além de te obrigar a interagir com pessoas e objetos nas coreografias.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

A grosso modo, o segredo para curtir o game é simplesmente perder a vergonha e se divertir. Você não precisa necessariamente saber dançar, mas deve, pelo menos, ter a boa vontade (e a falta de vergonha) necessária para entrar na frente “da câmera” e experimentar.

Set List

Em sua versão 2014, o jogo mesclou os hits pop do momento com músicas saídas diretamente das profundezas dos anos 80. Entre as últimas do One Direction, Psy e Rihanna temos pérolas como YMCA do Village PeopleI Will Survive da Gloria Gaynor e até mesmo Careless Whisper do George Michael!

Outra boa novidade é a inserção de músicas que são famosas na cultura pop. Por exemplo, agora temos coreografias para o clássico Ghostbusters, tema dos Caça-Fantasmas, e para a contagiante Prince Ali, saída diretamente do clássico desenho animado Aladdin.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

Fechando a leva de novidades no set list, temos a música Dançando, da baiana Ivete Sangalo, que representa o Brasil oficialmente pela primeira vez. Quer dizer, na prática esta não é “a primeira” faixa brasileira no jogo: apesar de ter participação e produção do Black Eyed Peas, a música Mas Que Nada – presente em Just Dance 4 -, foi composta pelo brasileiro Sérgio Mendes.

São 48 músicas no total, com download gratuito da hypada Roar, da Kate Perry. Mensalmente, novas faixas e coreografias estão sendo disponibilizadas via DLC, custando em média 7 reais cada.

Audiovisual

O clássico visual do jogo continua praticamente o mesmo. Coaches com fantasias coloridas e, na maioria das vezes, “sem rosto” – mas que se parecem muito com os cantores de suas respectivas músicas – são a marca registrada da série Just Dance.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

 

Os cenários parecem mais bem trabalhados, com detalhes muito bem feitos, com elementos animados, movimento de água e outros pequenos detalhes que enriquecem o visual do game. Certas fases tem fundos quase fotográficos, enquanto outras abusam de cores e outras psicodelias.

A interface continua bem colorida e purpurinada, podendo ser controlada diretamente por gestos e movimentos com as mãos. O próprio logo da Ubisoft vira um globo de discoteca já no início, dando o tom de todo o game.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

O departamento sonoro é composto basicamente de músicas e efeitos de aplausos, plateia e coisas do tipo. Tudo muito animado, afinal a ideia é manter o jogador “no clima” o tempo todo.

Modos de Jogo

Just Dance 2014 mescla modos de jogo já consagrados com novidades bem interessantes. Estão de volta alguns dos modos mais populares, como o Classic, que traz a versão original da coreografia. Já o modo Extreme traz a versão ultra hard de cada música, e oferece um desafio alto, com passos super elaborados.

O modo Mash-up traz coreografias de diferentes músicas misturadas. O bacana é que não são apenas pedaços de danças presentes novo jogo, os mash-ups envolvem todos os jogos da franquia, e rendem misturas das mais loucas.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

Just Sweat é aquele modo de jogo para quem quer queimar calorias. A novidade é que agora podemos montar a sequência de coreografias e acompanhar o status das calorias já perdidas no seu cartão de jogador. Misturando os dois modos de jogo supracitados temos o Sweat Mash-up, que agora permite que o jogador desbloqueie versões de mash-ups que irão te fazer suar…e muito!

Battle Mode é um tipo de jogo competitivo bem divertido, que consiste em batalhas de três rounds para até quatro jogadores. O melhor dançarino de cada um dos três rounds ganha o direito de continuar com a sua música no próximo. Quem conquistar mais vitórias é o grande campeão.

On Stage é outro modo de jogo novo, que adapta muito bem o modo de jogo de outras franquias da Ubisoft, como o Michael Jackson Experience. Aqui, você pode ser a Lady Gaga, a Kate Perry, a Rihanna e ter dançarinos de palco. A letra da música ganha destaque na tela para você soltar a voz sem medo!

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

Por fim, temos o modo Party Master, que era uma modalidade pensada para o WiiU e seu tablet interativo, mas que acabou migrando para o console da Microsoft (que foi a versão que testamos) com o uso do Xbox Smartglass.

Neste modo, uma pessoa controla o jogo por meio do tablet ou do smartphone. Além de escolher os passos, o mestre da partida pode também trocar de música quando bem entender, o que deixa a partida deveras imprevisível para os “dançarinos”.

Dançando Online

Eis aqui a cereja do bolo deste novo jogo. Confesso que passei alguns dias jogando offline para me preparar e encarar o World Dance Floor, tamanha era a vergonha de pagar um mico ao vivo na rede.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

Não adiantou muito, pois a escolha de músicas ou é aleatória ou é feita por votação dos participantes, e as primeiras foram justamente as que não havia jogado.

Pelo que conheço dos demais jogos de dança, esse é o primeiro do segmento com versão online. Neste modo, você pode jogar com pessoas do mundo todo, aleatoriamente, e elas podem ir entrando na partida durante a música.

Nestas batalhas, quem faz mais pontos toma a liderança do ranking exibido no canto esquerdo da tela, pagando o mico de ter um resumo de sua coreografia gravado e compartilhado com todos os outros jogadores daquela sala. As estrelas conquistadas por todos são somadas para o desbloqueio de novas músicas.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

Antes de cada partida, você pode escolher o coach que deseja seguir ou um time para jogar. Sim, temos um esquema onde você pode escolher entre Dia e Noite, Vampiros e Lobisomens, Batman e Mulher-Gato, etc. Tudo varia de acordo com a música ou o dia.

Outra coisa bacana da versão online é que ela determina pausas de alguns minutos esporadicamente para que você descanse um pouco. Apesar de cortar um pouco a onda, é uma boa maneira de todo mundo poder beber uma água, se alongar e evitar muitas dores pelo corpo no dia seguinte.

Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)

No geral, me diverti bastante jogando online e ganhei muitos pontos extras. Apesar de ainda não ter feito tantos amigos quanto gostaria, dançar online virou uma das minhas maiores diversões, e a maneira dinâmica com o World Dance Floor funciona torna tudo mais legal.

Confira abaixo um vídeo de gameplay e entenda melhor como funciona esta festa mundial:

Conclusão

Just Dance 2014 é um game bem equilibrado. Algumas coreografias podem exigir certa habilidades em dança, enquanto outras exigem apenas bom humor e desprendimento para pagar alguns micos.

Com um set list variado e eclético (na medida do possível), o visual extravagante de sempre e muitos modos de jogo bacanas, o game oferece diversão na medida certa, e certamente vai animar as suas festas!

* Quem assina esta resenha é a jornalista convidada Stela Tondo.

17 Respostas para “Análise Arkade: dançando e suando com Just Dance 2014 (PS3, PS4, X360, XOne, Wii, WiiU)”

  • 7 de dezembro de 2013 às 19:40 -

    Daniel Zimmermann

  • Haha, rapaz, eu sou ruim de dança – mas ruim mesmo –, mas para a galera que curte parece divertido! Legal a análise Stela, parabéns!

    • 8 de dezembro de 2013 às 23:38 -

      stela_tondo

    • :) Obrigada, Daniel!!

  • 7 de dezembro de 2013 às 22:34 -

    Ana

  • Ah rapaz, eu quero esse jogo!

    No Anime Friends eu joguei a versão Wii e a com o Kinect. A versão Kinect é muito mais “justa” e divertida. O que me faz pensar se realmente vale a pena tentar ir atrás da versão PS3…

    Mas enfim, dancei com uma amiga e mais três “Can’t take my eyes of you” da Gloria Gaynor. Rapaz, o tanto de soco que eu distribui na galera não foi brincadeira não…

  • 8 de dezembro de 2013 às 23:44 -

    Luiz Pacheco

  • Quero ver o Rodrigo fazendo análise deste jogo pra Arkade hahaha

  • 8 de dezembro de 2013 às 23:44 -

    Stela Tondo

  • Se ele jogar já é lucro… rs

  • 8 de dezembro de 2013 às 01:01 -

    liipesilva

  • Divertidíssimo!!!

  • 8 de dezembro de 2013 às 23:44 -

    Rodrigo Pscheidt

  • Sou macho, porra! =)

  • 8 de dezembro de 2013 às 13:23 -

    Renan do Prado

  • Eu não danço nada, seria um desastre jogando isso aí kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 8 de dezembro de 2013 às 17:02 -

    Diana

  • Nunca joguei nada de Just Dance, apesar de ser fãzaça de DC, mas esse Party Master e, claro, o World Dance Floor me chamaram TODA a atenção. Hahahaha *_______*

    Adorei, Stela. Vou te procurar na live quando voltar para minha cidade.

    • 8 de dezembro de 2013 às 23:47 -

      stela_tondo

    • Oi Diana. Jogue sim, você vai gostar! E me adiciona lá quando puder. Meu gamertag é stelatondo ;)

      Beijos

  • 8 de dezembro de 2013 às 17:43 -

    Diana Cabral

  • Luana B. Cabral, Clízia Tavares, Adi Ad-hara

  • 21 de dezembro de 2013 às 04:21 -

    Carlos Brandão

  • Muito divertido este game, estava na BGS (Brasil Game Show) deste ano, montaram um palco e colocaram um telão atrás, ficavam chamando o pessoal para dançar, teve direito até de PIU-PIU amarelinho com Mario Bros dançando…

  • 25 de junho de 2014 às 13:42 -

    Rafaela_Lima

  • Boom ,Quando eu entro no just dance e tento entrar no Word Dance Floor , Aparece Uma Mensagem Assim : Voce não tem as permissoes corretas no seu perfil , Oque Eu Faço ? GAMERTAG : RafaelaLima098 

  • 20 de agosto de 2014 às 16:33 -

    Renata sheila

  • Tive todas as versões do jogo no Wii, amei o jogo desde então , mas agora no xbox one e outro jogo muito mais divertido, disputas online, são maravilhosas. A gente se diverte muito! Recomendo a todos que queiram se divertir e deixar a vergonha de lado!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *