Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

23 de dezembro de 2014
Autor: Arkade

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

Demorou, mas saiu! Afaste os móveis da sala e prepare-se para suar, pois (antes tarde do que nunca), está no ar nossa resenha de Just Dance 2015!

Fiel às origens

Just Dance 2015 continua bem similar aos jogos anteriores da franquia em termos de visual, psicodelia e coreografias. Neste último quesito, podemos encontrar coreografias super fáceis, outras bem elaboradas e até algumas que são impossíveis de fazer sozinho, pois demandam mais jogadores para funcionarem corretamente.

As músicas mais hypadas e populares até possuem mais de uma versão de coreografia, e alguns desafios — como os mash-ups — misturam várias coreografias em uma única música, o que é bem divertido e desafiador.

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

Os cenários e efeitos especiais ficaram mais caprichados e os ângulos de câmera e zoom acrescentam uma nova sensação de dinamismo para os movimentos. De resto, é aquela mesma psicodelia cheia de cores e luzes brilhantes, com modelos usando roupas espalhafatosas e cenários que possuem transições bem criativas.

Set list variado

Just Dance 2015 tem mais de 40 músicas, que você confere no site do jogo. Muitas delas são super famosas, e algumas até colaboram para o momento nostalgia, pois foram hits em décadas passadas e continuam excelentes.

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

As opções de músicas e coreografias são bem diversificadas: tem dança do ventre, reggae, clássicos de décadas passadas e as “mais tocadas” do momento, como Let it Go, do filme Frozen, os últimos hits Rihanna, Katy Perry e Lady Gaga, entre outras estrelas do mundo pop. Ao contrário do game do ano passado, que teve uma faixa da Ivete Sangalo, desta vez não temos nenhum artista brasileiro no game.

Fugindo um pouco das rainhas do pop, uma das melhores adesões do game é a sensacional The Fox (What Does the Fox Says?), do Ylvis. Hit que explodiu no Youtube já há um tempinho, essa é uma das músicas a música mais nonsense do universo, porém, rende boas risadas em suas opções de coreografias.

Pessoalmente, senti falta de alguma coreografia com algum objeto, como os guarda-chuvas e cadeiras das edições passadas. Em Just Dance 2015, a coreografia mais alternativa é para se dançar sentado (?!), algo que não é assim tão legal e, apesar de entender o apelo, não conquistou meu coração como as coreografias mais elaboradas que tínhamos antigamente.

E se você é “um nerd” que “não sabe dançar”, precisa no mínimo dar uma chance para a coreografia da clássica música tema de Tetris. Nostálgica, a trilha não é necessariamente empolgante, mas a coreografia tem tudo para render muitas risadas em festas!

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

Essa é uma daquelas coreografias que não dá pra fazer sozinho: você e um grupinho de amigos terão que, literalmente, incorporar peças do famoso jogo, se “encaixar” uns nos outros e manter a pose, em uma singela homenagem a um dos maiores clássicos do mundo dos games.

Embora não se possa negar que há muita diversidade neste set list básico (incluso no disco), o ponto fraco por enquanto é conteúdo para download. Talvez por pressa ou simplesmente para fazer render mais direitos de músicas já adquiridos, quase tudo o que há de baixável já estava disponível em Just Dance 4 ou em  Just Dance 2014.

E o pior é que, se você já pagou por uma música e fez o download dela em outra versão do jogo, aparentemente não consegue resgatá-la novamente no jogo deste ano. Pelo menos não consegui realizar este procedimento com sucesso. No mais, estou na torcida e cheia de esperança de que essa set list melhore e aumente.

Dançando, cantando e treinando

As versões sing along – estilo on stage – que dão destaque para a letra da música, continuam em algumas versões de coreografias e, em alguns casos, é a routine principal. Uma das mais bacanas é uma versão de Happy, que você desbloqueia conquistando Mojos, onde você deve recrutar dois colegas para fazerem backing vocals para você!

Além disso, outra novidade é que você pode ter cinco segundos de fama como coaching de um outro jogador, podendo até mesmo se candidatar ao papel. A ferramenta Community Remix faz isso: você upa as gravações que o jogo faz da sua partida, submete seu vídeo para votação da comunidade e da equipe do jogo, e fica na torcida. Se for bom o bastante, pode se tornar o “técnico” online de outros players!

Multiplayer

O multiplayer continua interessante, tanto no online quanto no offline. As coreografias em equipe exigem cada vez mais sincronismo e, mais de 20 coreografias podem ser jogadas por dois ou mais participantes. Na versão Xbox One, é possível colocar até 6 pessoas dançando ao mesmo tempo sem perder a precisão na leitura dos movimentos… só lembre de arredar os móveis para que todos tenham espaço para dançar sem se machucarem!

Além disso, você sempre pode testar a sua ginga no World Dance Floor — modo de jogo multiplayer online — que recebeu um belo aprimoramento e agora tem até campeonatos entre jogadores do mundo todo, tudo em uma interface mais amigável que otimiza o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

Falando em redes sociais, agora no seu perfil do jogo, você confere o seu quadro de estatísticas, além de trocar avatares e assistir aos (vergonhosos) vídeos gravados pelo seu equipamento. Tudo isso pode ser compartilhado nas redes com muita rapidez.

Outra novidade bacaninha é o modo Just Dance Challenger. O nome já diz tudo: você pode desafiar outros jogadores ou ser desafiado por eles a qualquer momento. Mas só faça isso quando estiver realmente bom, para não passar um vexame na frente de um jogador muito melhor!

Just Dance Now

Um pouquinho antes de lançamento do Just Dance 2015, a Ubisoft lançou o app Just Dance Now, que é basicamente uma versão mobile do game para você jogar sem ter um console por perto. Para isso, basta ter um smartphone e uma smart TV ou um computador conectado à internet.

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

Na prática, o seu celular vira um sensor de movimento, como o controle do Wii ou o PS Move, e você acompanha a coreografia que aparece na tela. A interface é essencialmente a mesma dos consoles, e você pode inclusive usar o seu perfil do game na versão app.

O app é de graça, mas para jogar algumas músicas, é necessário adquiri-las separadamente. O legal é que eles disponibilizam pacotes de acesso bem em conta.

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

Embora até agora nenhuma coreografia tenha sido feita exclusivamente para o aplicativo, sem dúvida Just Dance Now é uma boa sacada, pois permite que você leve um pouquinho do jogo para qualquer lugar. Além disso, pode ser um bom “test drive” para os mais tímidos ou desajeitados praticarem e pensarem se vale a pena adquirir o game “de verdade” ou não.

Conclusão

Just Dance 2015 traz tudo o que se espera de um bom jogo de dança: ele é divertido, colorido, vibrante e cheio das músicas que bombaram nas rádios durante o ano. E o melhor, vai te fazer suar e queimar umas calorias enquanto você se diverte sozinho ou ao lado dos amigos.

Análise Arkade: afaste os móveis da sala e mostre sua ginga em Just Dance 2015

O game continua sendo uma excelente pedida para festas e reuniões de amigos, mas seus modos de jogo online permitem que mesmo o mais tímido dos players divirta-se online com outros jogadores.

Com boas ideias e boas novidades, Just Dance 2015 continua sendo um prato cheio para quem quer remexer o esqueleto, queimar umas gordurinhas e, principalmente, dar boas risadas.

Just Dance 2015 foi lançado em 21 de outubro para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Wii U, PlayStation 3, Xbox 360 e Wii.

* Quem assina esta resenha é a jornalista convidada Stela Tondo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *