Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

7 de agosto de 2017
Autor: Renan do Prado

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

RPGs em geral possuem várias subdivisões. Uns focam em gamelay, com muitas batalhas seja em tempo real ou em turnos, dando inúmeras opções de ataque aos jogadores. Outros focam mais em sua história, entregando enredos mais profundos e detalhados para envolver os jogadores e leva-los até o fim. E nesse enorme leque de subdivisões temos Masquerada: Songs and Shadows, um game com foco principal em contar sua riquíssima história ao jogador com uma grande generosidade de detalhes e emoção. Então venha com a gente e confira nossa análise completa desse excelente game!

Um Cântico de irmãos, amigos, redenção e lealdade

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Masquerada: Songs and Shadows conta uma história realmente grandiosa e que cresce sob si mesma quanto mais se avança. O game conta a história não só de seus personagens, mas de indivíduos e sociedade, contando a história de Citte, a principal cidade da nação de Ombre, uma verdadeira joia em um mundo em constante desenvolvimento.

Em Ombre, existe um grande poder mágico na forma das Mascherines. Máscaras belíssimas que dão a quem as utiliza poderes elementais,permitindo que quem as utiliza possa controlar terra, ar, fogo ou água. Ombre cresceu e prosperou graças as Mascherines, mas sem nunca saber quem as criou ou qual eram seus propósitos. Sabendo apenas que são relíquias de uma antiga civilização que viveu e desapareceu do lugar que hoje é Ombre, os Dimenticate.

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

E no centro de tudo, está Cicero Gravar, um ex-Inspettore do Pretório, o órgão que comanda a nação de Ombre. Voltando para Citte após cinco anos de exílio, devido a rebelião de seu irmão mais novo, Cyrus Gravar, que tentou derrubar o Pretório para por fim a desigualdade social entre os Masqueradas (pessoas que possuem Mascherines, e acreditam ser superiores) e os Contadani (pessoas que não possuem Mascherines, e portanto consideradas inferiores e dispensáveis).

Exilado por permitir a fuga de seu irmão (que acabou sendo morto em batalha), e odiado pelos Mascareiros (Os contadani que utilizam Mascherines, que eram comandados por Cyrus), Cicero é convocado de volta para reassumir seu posto para investigar o desaparecimento de um velho amigo, que estava envolvido em pesquisas sobre a origem das Mascherines. E em sua investigação, o protagonista acaba conhecendo e se afeiçoando a diferentes novos companheiros que o seguirão não só na investigação, mas na busca pela verdade sobre as poderosas máscaras.

Uma longa e detalhada história

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Que já fique claro aqui neste ponto, Masquerada é um game cuja principal preocupação é contar sua história acima de qualquer outra coisa. Devido a isso, o game possui muitos diálogos extensos e profundos. Além de centenas de arquivos escritos detalhando a história de seu mundo, seus personagens e muito mais coisas.

Esse é um game para jogadores que curtem se envolver no enredo e tem paciência. São realmente muitos diálogos e muita coisa para se ler, dessa forma, jogadores que querem mais se divertir com as lutas poderão se decepcionar. Mas se você se entregar para sua história, verá um conto realmente rico e com personagens não só cativantes, mas profundos.

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

O game prossegue pela perspectiva de Cicero e sua relação com seus companheiros. A todo momento temos diálogos com os personagens do game, onde pouco a pouco Cicero ganha suas confianças e passa a conhecê-los mais profundamente. Inicialmente com grande desconfiança em tudo e todos, a proximidade que é estabelecida entre os personagens vai ficando cada vez maior, e quanto mais aprendemos sobre os outros, mais aprendemos sobre o próprio Cicero.

A cada novo local visitado, novo diálogo, investigação, item coletado e pontos de interesse interagidos, anotações feitas pelo próprio Cicero sobre tudo são liberadas. Elas contam um pouco da história do mundo do game e como Cicero as vê, como suas opiniões sobre personalidades e segredos de outros personagens, acontecimentos e etc.

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Existe muita coisa para ser aprendida nesse game, e isso demandará paciência do jogador para absorver tudo, cada diálogo, cena e etc. Para algumas pessoas essa não é uma perspectiva muito atraente para um game, mas quem der uma chance e ir fundo poderá ficar muito satisfeito pela história.

Gameplay

Masquerada tem um gameplay que parece complicado, mas no fim das contas acaba sendo bem simples. O que você fará na maior parte do tempo é apenas caminhar através de cada cenário do game, tendo alguns pontos de investigação, que apenam pedem para que o jogador interaja com um ponto luminoso no cenário. E vez ou outra acontecem algumas batalhas.

O game possui batalhas em tempo real com parties de três personagens, contando Cicero e mais dois companheiros que o jogador escolhe antes de cada trecho. As batalhas acontecem da seguinte forma: seus personagens possuem dois tipos de ataque: Auto-ataque e magias. O auto-ataque é “auto explicativo” (né?), basta que você ande com seu personagem em combate e segure um botão para ele atacar o inimigo mais próximo automaticamente. As magias são equipadas e melhoradas pelo jogador conforme avança no game, sendo quatro magias por personagens, que são ativadas cada uma com um botão. As magias consomem MP e possuem tempo de cooldown para poderem ser utilizadas novamente, e para recarregar o MP, basta continuar atacando.

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Cada personagem possui um elemento, Cicero tem seu elemento escolhido pelo jogador, mas cada um dos outros quatro personagens da party possuem um elemento próprio, entre terra, ar, água e fogo. E aliado aos elementos, estão as Mascherines, cada personagem está equipado com uma máscara inicial, mas outras podem ser encontrados pelo game. A diferença entre uma Mascherine e outra é o seu visual e sua habilidade suprema. Conforme se usam mais e mais magias em combate, o medidor das Mascherines sobe, e quando ele se completa, o jogador pode usar essa habilidade suprema, que vão desde ataques especiais a buffs de personagens.

O jogador pode alternar personagens durante as batalhas a qualquer momento, e pode usar um modo tático para dar comandos aos personagens ao mesmo tempo. Esse modo pausa e permite que o jogador escolha um personagem, um ataque e um alvo, ao sair desse modo, os personagens executarão os comandos recebidos. O jogador também pode configurar a IA dos personagens para cada ataque possuem, para definir quando devem atacar ou não.

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Mas no fim das contas, o combate acaba sendo realmente automático, exigindo pouca interação do jogador. Não há muito desafio, enquanto você controla um personagem, os outros dois serão controlados por IA, e normalmente derrotarão os inimigos próximos bem rápido. Assim, o combate do game acaba não sendo muito aproveitável, e um pouco decepcionante no final das contas. O que é uma pena, pois com um combate mais refinado o game poderia ser muito mais divertido.

Audiovisual

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Masquerada: Songs andShadows é um game simplesmente belíssimo. Toda a arte dos cenários foi feita a mão, com uma riqueza simplesmente impressionante de detalhes. Cada cenário do game é uma verdadeira obra de arte, sejas as ruas das cidades, florestas coloridas, ruínas antigas, ou os pomposos edifícios de Citte. Todos com forte inspiração renascentista, o que por si só já é mais que o suficiente pra deixar o game belíssimo.

Os personagens também são muito bem desenhados, e possuem um visual estilo cel-shaded. O game possui perspectiva isométrica, e devido a isso infelizmente não podemos ver muito bem o visual dos personagens in-game, apenas seus rostos durante os diálogos, mas mesmo eles possuem um visual muito bem feito, ainda que simples.

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

E o departamento sonoro é magnífico, toda a trilha sonora do game é orquestrada, com lindas melodias e corais completos. A trilha sonora do game vai de calmas e relaxantes músicas líricas, com belíssimas vozes cantando uma linda canção; a poderosas orquestras intensas para as batalhas, principalmente contra os chefões do game e em momentos de intensa emoção.

Além disso, o game conta com menus e legendas em português brasileiro! Existem alguns erros ortográficos na tradução, mas como um todo a tradução é excelente, conseguindo entregar um linguajar culto ao mesmo estilo das dublagens dos personagens e misturar de forma excelente português com os vários nomes e termos italianos onipresentes no game.

Conclusão

Análise Arkade: Uma emocionante história de lealdade em Masquerada: Songs and Shadows

Masquerada: Songs and Shadows é um game que divide opiniões, para os jogadores que apreciam mais o gameplay e as batalhas em um RPG, esse é um título que possivelmente não deverá atrair muito. Mas quem gosta de games com bons enredos e curte uma boa história, esse é um game que agradará muito!

A história de Masquerada é muito boa e divertida de se acompanhar, e o final do game deixa uma grande possibilidade para uma continuação, que pessoalmente gostaria muito de ver acontecendo, melhorando mais o seu gameplay e mecânicas de batalha. Esse é um game para jogadores mais pacientes, mas para aqueles que derem uma chance, encontrarão um game bastante competente!

Masquerada: Songs and Shadows foi originalmente lançado no ano passado para os PCs, mas está chegando amanhã, dia 8 de agosto ao Playstation 4 Xbox One.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *