Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

6 de janeiro de 2017
Autor: Rodrigo Pscheidt

Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

Que tal um jogo de pinball com história? Momonga Pinball Adventures é um joguinho desafiador e simpático que te coloca na pele de um esquilo voador com sede de aventura!

Um esquilo, um panda e umas corujas malvadas

Momonga Pinball Adventures já foi lançado para smartphones e tablets há algum tempo, e recentemente chegou aos consoles. O game acompanha a história de Momo, um esquilo voador (Momonga é uma espécie de esquilo voador japonesa) que teve seu vilarejo atacado por um bando de corujas malvadas comandada pelo temível General Kuton, que destruiu tudo o que tinha por lá e aprisionou todos os outros esquilos.

Momo escapa por pouco, e felizmente é salvo por um Panda que está disposto a lhe ajudar a libertar seu povo de um jeito um pouco… diferente: no estilo pinball! Momo irá literalmente virar uma bola de pinball, e será treinado pelo Panda até estar apto para invadir o reino das corujas e salvar sua espécie.

Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

No decorrer de sua aventura, Momo encontrará um outro aliado: Fry, um vaga-lume aprendiz de kung fu (?!) pra lá de invocado, que irá ajudar muito nosso esquilo herói na batalha contra as corujas, pois será quem realmente vai pra porrada com as aves, enquanto Momo usa suas “habilidades de pinball” para se virar.

Um pinball de fase

Momonga Pinball Adventures é um jogo relativamente curto; dividido em 9 fases + 3 fases bônus/minigames. As primeiras fases constituem o treinamento de Momo, e é onde Panda irá lhe ensinar o básico da jogabilidade. Jogabilidade esta que é super simples, e usa basicamente os gatilhos do controle para controlar os flippers e a alavanca analógica esquerda para dar o “pontapé inicial” na partida.

Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

Cada fase é basicamente uma sequência de desafios de pinball interligados. Você nunca controla Momo diretamente, precisando lançá-lo usando os flippers para que ele explore o cenário e possa acessar portas e acionar mecanismos e alavancas. Porser um esqulo voador, ocasionalmente você também poderá planar por trechos específicos.

Confira um breve vídeo de gameplay abaixo para entender como funciona o básico do gameplay:

Conforme avança pelas fases, você vai conhecendo novos locais e tendo que encarar desafios mais complexos do que estes do vídeo acima. Depois que Fry entra para o time, você terá inclusive que enfrentar as corujas diretamente, e há até um enorme chefão te esperando no final da campanha.

Desafios e fator replay

Passar pelas 9 fases do game não é necessariamente difícil, ainda que você invariavelmente empaque em algumas fases mais complicadas simplesmente pelo fato de que Momo tem apenas 3 corações de energia. Se perder todos, você precisará recomeçar a fase do início.

Mas não é só isso que vai fazê-lo rejogar de novo (e de novo) cada fase do game. Superar a fase em si é apenas a primeira etapa: cada fase conta com outros 4 desafios específicos, e alguns deles são BEM cabeludos e irão levar suas habilidades (e sua paciência) ao limite.

Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

Na fase em que você deve fazer o Panda derrubar seu cajado, por exemplo, um dos desafios é fazê-lo derrubar o bambu somente quando o urso estiver segurando-o com a mão esquerda. E isso é bem trabalhoso, pois demanda um timing perfeito e uma mira que o estilo pinball simplesmente não comporta.

Outro desafio interessante: sabe a parte em que Momo vai planando ali no vídeo acima? Coletar todas as estrelas daquele trecho é um desafio. Ok, esperado e aceitável. Porém, há um outro desafio onde você deve fazer ziguezague ENTRE as estrelas sem coletar nenhuma! Considerando que você não controla o voo com a alavanca analógica, mas com os gatilhos servindo de esquerda/direita, isso se torna bem desafiador.

Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

Fora isso, os minigames e fases bônus também dão uma boa sobrevida ao game. Um deles é um divertido sonho do Panda, onde ele plana por um cenário psicodélico devorando donuts e outras guloseimas.

Confira um pouco deste minigame bacaninha no vídeo abaixo:

O que quero dizer com isso é: ir até o final da campanha de Momonga Pinball Adventures fazendo “apenas o básico” é até que tranquilo. Agora, cumprir os 5 desafios de cada fase, conseguir uma boa classificação e/ou ir atrás de todos os troféus/conquistas… isso sim vai te dar um bocado de trabalho.

Audiovisual

Apesar de ser um jogo oriundo dos smartphones, Momonga Pinball Adventures não decepciona em sua versão para consoles. Seu visual cartunesco e colorido é extremamente simpático. Os personagens são caricatos e carismáticos, lembrando um pouco o estilo adotado em animações da Dreamworks.

Análise Arkade: Momonga Pinball Adventures é um pinball com história e muitos desafios

A trilha sonora deixa a desejar simplesmente porque há pouquíssima variedade. Você vai ouvir basicamente uma única música na maor parte do tempo, outras faixas só aparecem em fases bônus e são bem esparsas. Fora isso, o departamento sonoro é decente, e houve um cuidado em traduzir menus e legendas para o português brasileiro que merece ser reconhecido.

Conclusão

Se Momonga Pinball Adventures peca em alguma coisa, é justamente na curta duração de sua campanha. O jogo é simpático divertido e acessível, e merecia ter pelo menos umas 20 fases, não apenas 9. Sua história não é nada de mais, mas o simples fato de um jogo de pinball ter uma história já é algo a ser celebrado.

É fácil recomendar Momonga Pinball Adventures para qualquer fã de pinball, especialmente por ele ter um precinho bem camarada. E se você se acha realmente bom com os flippers, tente conseguir as 5 medalhas em todas as fases.

Momonga Pinball Adventures está disponível para PC, PS4, Xbox One, iOS, Android Windows Phone.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *