Análise Arkade: Pague sua gorjeta, vista seu terno e encare os assaltos de Reservoir Dogs: Bloody Days

24 de maio de 2017

Análise Arkade: Pague sua gorjeta, vista seu terno e encare os assaltos de Reservoir Dogs: Bloody Days

O primeiro filme dirigido por Quentin Tarantino ganhou uma nova adaptação para os video-games, com inspiração em outros games de sucesso mas com algumas ideias bem interessantes. Joe Cabot e os Cães retornam para muito mais assaltos e banhos de sangue recheados de referências ao filme de 1993.

Então pague sua gorjeta, não discuta e venha conosco conferir a análise completa de Reservoir Dogs: Blood Days e descobrir quem é o traidor!

Um trabalho para seis caras

Análise Arkade: Pague sua gorjeta, vista seu terno e encare os assaltos de Reservoir Dogs: Bloody Days

Se você já assistiu ao filme isso será óbvio (e se ainda não assistiu, assista-o), Reservoir Dogs: Bloody Days está ambientando antes dos eventos do filme, e mostra um pouco mais dos negócios de Joe Cabot junto dos outros personagens do filme. Sendo assim, vamos sendo apresentados a cada um dos personagens enquanto realizamos diferentes roubos que curiosamente sempre dão errado.

O enredo do game é simples, na verdade ele é bem minimalista, pois o foco é realmente em seu gameplay. Por um lado isso nos deixa partir direto pra ação sem qualquer enrolação, mas por outro lado o game acaba perdendo o carisma que Tarantino consegue colocar em seus personagens e que nos prende enquanto acompanhamos o que está rolando.

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Mas uma coisa bem legal é que o game é recheado de referências às falas do filme. As telas de loading do game, são marcadas por quotes, com falas de todos os personagens e até referências visuais ao filme, que não mencionarei aqui para evitar spoilers para quem não viu o filme, mas preciso citar que até mesmo a famosa marca de cigarro Red Apple, que já apareceu em vários filmes do Tarantino!

A não linearidade de Tarantino em Hotline Miami

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O estilo de jogo de Reservoir Dogs: Bloody Days é muito semelhante ao de Hotline Miami, o objetivo do game é entrar, roubar, matar e sair. Apenas isso. O game possui perspectiva isométrica e a mesma jogabilidade simplificada de Hotline Miami, você entra em cada missão com uma arma inicial, quando a munição acaba, seu personagem fica desarmado e usa os punhos para atacar, mas pode pegar armas de fogo e armas brancas do chão e de inimigos mortos.

Porém o game tem uma característica muito interessante, que é a de jogar com dois ou três personagens ao mesmo tempo de forma alternada. Funciona da seguinte forma, as missões são realizadas com dois personagens (ou três, se o jogador quiser), e acontece na seguinte ordem: Controlamos inicialmente o primeiro personagem enquanto o outro fica imóvel. Enquanto jogamos, um contador de tempo vai subindo enquanto avançamos até que ativemos a volta no tempo. Quando isso acontece, um efeito de fita VHS rebobinando acontece e voltamos para o início da ação do primeiro personagem, e assumimos o controle do segundo. E então, o tempo volta a correr, o primeiro personagem repete todas as ações que fizemos ao controlá-lo, enquanto o segundo fica sob nosso controle para continuarmos o jogo até o tempo acabar e o controle voltar para o primeiro personagem.

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Uma coisa que o jogador precisa ficar de olho é que as ações do segundo personagem podem mudar tudo. Quando o primeiro personagem entrar em modo automático, qualquer interferência que você fizer muda tudo. Por exemplo, você pode acabar mudando o posicionamento de inimigos, fazendo o primeiro personagem errar tiros e até ser morto. Por outro lado, você pode impedir a morte de um personagem e trabalhar em equipe consigo mesmo para facilitar seu caminho. Esse é um recurso bem interessante que chega até ser uma referência ao estilo de filmes de Quentin Tarantino, famoso por contar suas histórias de forma não linear, pode não ter sido proposital a esse ponto, mas foi uma bela sacada.

Toneladas de referências

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Como já dito, o game é recheado de referências, e serve como uma forma de prequel ao filme, porém não de forma totalmente fiel. Os personagens do game possuem visuais muito diferentes de suas versões do filme. O Sr. Blue Brown são os melhores exemplos, enquanto no filme o primeiro é um idoso de mullet e bigode e o segundo é o próprio Tarantino, no game seus visuais são totalmente diferentes, com o primeiro sendo um velho de barba estilosa, careca e com um rabo de cavalo, e o segundo sendo um homem musculoso e careca.

A escolha de personagens para cada missão também ajuda nas referências, toda missão tem seus personagens fixos, cada um possui seus próprios status, com mais resistência, velocidade e habilidade em roubo. E durante as missões eles conversam entre si a cada ponto de controle, que são os checkpoints do game. Os personagens conversam usando frases do filme, o que é bem divertido para os fãs, mas que acaba ficando repetitivo muitas vezes, com frases usadas meio fora de contexto e soando mais estranhas do que legais.

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E obviamente o game faz ligação com os eventos do filme, e se você assistiu, já sabe como tudo termina. Porém o game conta os acontecimentos de forma diferente, mostrando como cada um dos personagens se conheceu antes dos eventos do filme, realizando roubos em diferentes pontos de Los Angeles.

Audiovisual

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Reservoir Dogs: Bloody Days possui um visual muito estiloso. O game é tem um estilo mais cartunesco, com bastante detalhe para os cenários e em todo o sangue que se espalha ao matar inimigos, com manchas de sangue enormes no chão e nas paredes, ficando ainda mais vermelho quanto mais inimigos forem mortos no mesmo lugar. O game é bem colorido e evidencia bem os inimigos e objetivos de cada missão, com setas vermelhas indicando a direção dos inimigos e um contorno luminoso em todos os itens e pessoas que podem ser roubados.  O visual dos personagens é bem diferente do filme, como já mencionado, mas eles possuem visuais estilosos, com sprites em cell-shaded para os diálogos.

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Já na trilha sonora o game manda muito bem. Um dos temas do filme Reservoir Dogs é música. O filme começa com todos os personagens discutindo sobre a música Like a Virgin da Madonna e comentando sobre um programa de rádio com os maiores sucessos da década de 70. Infelizmente o game não possui nenhuma dessas músicas (por questões de direitos autorais), mas possui músicas que casam perfeitamente com esses detalhes do filme, deixando tudo com um clima bem autêntico.

Conclusão

Análise Arkade: Pague sua gorjeta, vista seu terno e encare os assaltos de Reservoir Dogs: Bloody Days

Reservoir Dogs: Bloody Days é um divertido, porém curto game, um que pega diversas referências do filme do Tarantino e mescla em um game divertido e bastante desafiador. Ainda que muitas vezes ele se torne repetitivo, ele ainda assim agrada bastante, e certamente é uma excelente pedida para qualquer fã do filme e das obras de Quentin Tarantino.

O game ainda conta com localização em português brasileiro, e a tradução ficou excelente, respeitando não só a coerência na tradução, como o próprio filme ao traduzir falas e expressões exatamente como foram feitas na tradução do próprio filme. E se você ainda não assistiu Cães de Aluguel, pare de perder tempo e assista o quanto antes, e é claro, também dê uma chance para o game, que é excelente para uma jogatina descompromissada.

Reservoir Dogs: Bloody Days foi lançado no dia 18 de maio exclusivamente para os PCs.

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