Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

14 de agosto de 2017

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

Sine Mora foi lançado lá em 2012, ainda na geração passada de consoles e trouxe uma nova aventura ao bom e velho estilo de shooters de navinha. E agora as produtoras do game, a Digital Reality e a Grasshopper Manufactore se uniram a THQ Nordic para lançar uma versão atualizada do game, Sine Mora EX, que chegou a nova geração de consoles e novamente aos PCs.

Venha conosco conferir como o game acabou se saindo na nova geração, e relembrar um pouco desse shoot ‘em up!

Uma guerra de vingança ao passado e ao futuro

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

Sine Mora EX conta a história do planeta Seol, um mundo dividido em quatro grandes potências, e em meio a uma terrível guerra travada por duas delas. O Império Layil, uma grande potência tecnológica e militar invadiu o Reino de Atarach com força total, aniquilando toda a raça dos Enkies, os moradores do Reino. O Império invadiu seu inimigo com bombas nucleares que dizimaram toda a nação, e aqueles que sobreviveram foram sequestrados, para nunca mais serem vistos.

O game segue então por duas linhas de tempo alternativas, uma no passado, durante a invasão do Império ao Reino, em que acompanhamos a história de Ronotra Koss, um violento e amargurado ex-colaboracionista do Império que quer vingança pela morte de seu filho, um piloto que foi morto por sua própria tripulação imperial por se recusar a soltar sua bomba nuclear nos inimigos. Koss parte em vingança contra todos, caçando cada membro da tripulação do avião de seu filho e prejudicando o Império da forma que puder pelo caminho.

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

E a outra história se passa no futuro, quase mil anos após a linha do tempo de Koss, em que acompanhamos os últimos sobreviventes dos Enkies, comandados pela jovem Akyta Dryad, que querem vingança contra o Império por destruírem sua nação e seu povo, e tentar resgatar os sobreviventes de sua nação, presos em um programa conhecido como O ProjetoAkyta vive em um mundo onde não existe mais esperança, e a vingança é tudo o que lhe resta, voando com seus companheiros para destruir as forças imperiais que mesmo tantos anos no futuro ainda tem controle absoluto sobre tudo.

Batalhe contra o tempo, pelo próprio tempo

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

No universo de Sine Mora EX, o Reino detinha um poder que o Império invejava mais que tudo: A capacidade de controlar o próprio tempo em si. A narrativa do game menciona em vários momentos sobre a possibilidade de viajar no tempo, seja do passado para o futuro ou o inverso, e que os personagens se utilizam desse poder para porem em prática suas vinganças. No entanto não fica claro como isso acontece, alguns personagens mencionam terem viajado no tempo, mas não vemos como, ou entendemos se realmente eles estão em um outro ponto do tempo.

A narrativa do game é forte e pesada, mesmo que curta, mas acaba ficando um pouco confusa ao se tentar montar os acontecimentos e as motivações e ações dos personagens. Demandando que o jogador preste atenção aos diálogos e datas para se localizar. Mas felizmente, a história do game não é nada absurdamente incompreensível nem excessivamente extensa, mesmo que com dificuldade, é fácil de se entender tudo até o final.

Confira abaixo o gameplay completo da primeira fase do game, que alterna o controle dos personagens, hora para a campanha que acontece no passado, e depois no futuro:

No vídeo abaixo você pode ver o gameplay da segunda fase do game. Note que nessa segunda fase é mostrado dois pontos de vista diferentes para um mesmo trecho: Vemos que a missão subaquática da primeira fase acontece ao mesmo tempo que o primeiro trecho da segunda missão, e que o trecho seguinte se passa no mesmo lugar, porém muitos anos no futuro, já sem mais água e natureza, restando apenas rochas, máquinas e vermes:

Porém, o uso do tempo fica bem claro durante a jogatina em si. O tempo é ao mesmo tempo seu aliado e seu inimigo no game. Em Sine Mora EX o jogador não tem barrinha de HP, sua vida é medida pelo tempo. O progresso do game é marcado por checkpoints durante as fases do game. Entre um checkpoint e outro o tempo vai diminuindo, se o jogador destruir inimigos, ganha segundos extras, mas se tomar tiros, perde alguns segundos do tempo total. Se o tempo se esgotar, o avião do jogador explode, e ele tem que voltar ao último Checkpoint, se tiver continues suficiente.

Sim, Sine Mora EX trás de volta o velho recurso dos Continues! Se eles se esgotarem, é game over. E se isso acontecer, você pode recomeçar a partida ou do início da fase em que morreu, ou de volta ao início do game, dependendo da dificuldade escolhida. Mas na prática, os Continues podem ser contornados se você não estiver tentando obter pontuações altas. Cada fase completada é liberada no menu do game, e se der Game Over, basta jogar a partir da fase em que você estava.

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

O tempo também pode ser usado como vantagem no game. No modo história o jogador pode desacelerar o tempo por alguns segundos e atacar, se mover e desviar de ataques com facilidade. Já jogando no modo Arcade, dois novos poderes são liberados: Defletir os tiros inimigos, ou retroceder o tempo para tentar corrigir erros na partida, inclusive escapar da morte.

Gameplay clássico em algumas novidades

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

Sine Mora EX tem o gameplay o mais simplificado possível, assim como os clássicos do gênero. Seu avião voa automaticamente para a direita, tem tiros infinitos, o já mencionado poder de controlar o tempo e muitos power ups. Quanto mais inimigos o jogador destrói, mais power ups aparecem na tela, com bônus de tempo, upgrade de tiro, recarga do desacelerador de tempo, mais tiros para as sub-armas, que são exclusivas para cada personagem, contando com mísseis teleguiados, raios laser, bombas, explosões e etc.

O game é um intenso Bullet Hell. O que significa que aparecem muitos inimigos em tela, e consequentemente muitos tiros, tantos que muitas vezes a tela inteira fica recheada de tiros vindo de todas as direções. Felizmente, todos os tiros são “desviáveis”, pois apesar do tamanho dos aviões do jogo, apenas um pequeno ponto no centro deles é vulnerável, então com bastante habilidade é possível sair ileso de uma verdadeira chuva de tiros luminosos.

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

O game também possui boss battles ao final de cada trecho das fases do game, com cerca de dois ou três chefões por fase. Os chefões do game são todos gigantescos, e com várias fases de batalha diferentes. Como por exemplo um chefão que é um enorme trem armado, em que temos que destruir cada vagão dele para podermos destruí-lo por completo, além de muitos outros chefões ainda mais gigantescos e difíceis.

Audiovisual

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

Sine Mora EX tem um visual belíssimo, o game tem visual inteiro em 3D e jogabilidade 2.5D. Enquanto nós controlamos os aviões do game apenas para cima, para baixo e para os lados, a progressão das fases segue por várias direções diferentes, sempre variando de visual dentro de um mesmo lugar. Como por exemplo uma fase que se passa em uma cidade cheia de luzes, que começa baixo, por túneis e subindo até o céu da cidade, com toda a sua extensão a mostra. Os inimigos também possuem um visual bem feito, desde o menor até o mais gigantesco. Possuindo muitos detalhes em seus visuais, com pequenos aviões, navios, grandes máquinas robóticas e mais.

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

A trilha sonora do game é excelente, sendo composta por Akira Yamaoka, diretor de som que também trabalhou em Silent Hill Shadows of the Damned. Porém, muitas vezes o game acaba ficando estranhamente silencioso, normalmente entre um checkpoint e outro, quando coisas importantes costumam acontecer. Mas em alguns pontos do game, após sair do checkpoint, as músicas demoram a começar, deixando um clima estranho, que talvez seja até proposital, mas que acabam desperdiçando tempo que poderia ser preenchido com a excelente trilha sonora do game.

Conclusão

Análise Arkade: Caindo no tiroteio aéreo novamente em Sine Mora EX

Sine Mora EX é a versão atualizada para a geração atual de um ótimo game lançado lá em 2012. Esse é um game que homenageia os antigos Shoot ‘em Ups de forma bastante pura, adicionando uma bem vinda dose de recursos modernos que deixam tudo mais desafiador e divertido. O game tem pouca duração, mas um alto fator replay em seu modo arcade e pela busca de pontuações maiores. O game ainda possui três modos multiplayer local, se você conseguir juntar mais um amigo, poderá ter ainda mais diversão na sua casa.

O game ainda conta com menus e legendas em português brasileiro, com uma excelente tradução para o nosso idioma. Se você gosta dos games do gênero Bullet Hell de antigamente, com certeza gostará bastante de Sine Mora EX, e se você tinha vontade de jogar o game na época em que foi lançado pela primeira vez, mas não o fez, agora é a sua chance.

Sine Mora EX foi lançado no dia 8 de agosto, com versões para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *