Análise Arkade – Spintires: MudRunner te suja de lama em ótimos desafios 4X4

31 de outubro de 2017
Autor: Junior Candido

Análise Arkade - Spintires: MudRunner te suja de lama em ótimos desafios 4X4

É fato de que existem vários simuladores consoles afora, e cada um atinge um público bem específico. Temos simuladores de caminhão, de plantio e colheira e até de cabras e pães. E, entre eles, temos Spintires, simulador de 4×4 que traz como proposta desafios com muita lama, carros atolados e o uso de força e inteligência para vencer todos estes obstáculos.

O jogo fez bastante sucesso, conquistou uma comunidade bem intensa e, agora, recebe uma versão definitiva, chamada de MudRunner, que, de acordo com sua sinopse oficial, promete 19 veículos off-road, de jipes a caminhões, e vários objetivos, com o desafio de resistir a condições extremas em paisagens selvagens como terrenos de barro, rios, além dos vários obstáculos. Nos sujamos de lama pra te contar como é curtir MudRunner e, após alguns capotamentos, carros atolados e muito esforço, aqui estamos nós para oferecer o review pra você!

Muito desafio, mas com muita liberdade

Análise Arkade - Spintires: MudRunner te suja de lama em ótimos desafios 4X4

Quando você inicia o game, e conclui o tutorial, o jogo oferece basicamente duas opções: o modo de um jogador, com uma espécie de “campanha” e várias tarefas a serem executadas, e alguns desafios, que exigem do motorista muita atenção e dedicação para concluir o objetivo, sem deixar de lado as três tarefas extras, que garantem até três estrelas, como em um típico game móvel. Em ambos os casos, os objetivos são bem “simples”: busque um trailer no ponto X, leve lenha para o ponto Y, leve combustível para tal caminhão em tal local do mapa.

O bacana é que tarefas que aparentemente são tão simples, se tornam apaixonanetemente desafiadoras devido ao terreno o qual você se encontra. As montanhas, os rios, as estradas e até as partes com lama, todas elas estão ali justamente para dificultar a sua vida e exigir criatividade de sua parte para escapar de um atolamento ou evitar destruir seu carro no processo. Isso quando o jogo não te joga no escuro da noite, joga a missão na sua mão e te manda um sonoro “se vira”, para se localizar e encontrar seu alvo.

Com todos estes obstáculos o jogo cativa pelo seu desafio, que deve ser cumprido à risca. Se você está carregando um trailer com você, é preciso, além de chegar no local, manobrar o veículo corretamente, o que deixa uma tarefa corriqueira em algo bem desafiante. Os novatos vão suar demais a camisa para conseguirem colocar o caminhão em seu devido lugar e também é preciso de um pouco de tempo para ganhar confiança e explorar o mapa do jogo do jeito que ele merece.

Sim, as missões são do tipo “vá do ponto A para o ponto B”, mas quem escolhe o caminho é você: é possível ser conservador e preferir as estradas e as vilas, ou cortar caminho pelas matas do jogo. Quanto mais obstáculos, maior a sua capacidade criativa para driblar todos eles e levar seu veículo inteiro até o seu destino.

É gameplay 4X4, sem choro nem vela!

Procurando Trailer no escuro em Spintires: MudRunner

Você curte games de simulação? E games off-road? Pois Spintires: MudRunners vai saciar a sua sede de aventura 4×4 com missões como esta: na qual temos que sair pelo escuro na procura de um trailer e levá-lo ao seu destino, com muita lama, terreno problemático e diversão!O game será lançado hoje, e logo mais tem review pra você conferir!Curta Arkade

Posted by Arkade on Tuesday, October 31, 2017

MudRunner não foi feito para gamers nutella. Além do desafio que já é dos mais insanos, o gameplay não fica muito atrás. Buscando um meio termo entre a simulação realista de um Euro Truck Simulator mais a diversão de arcades como o 18 Wheeler: American Pro Trucker da Sega, o game tem uma breve aura arcade, bem pequena mesmo, mas não deixa de lado o seu gameplay exigente nem a sua física, elemento fundamental para um gameplay off-road convincente.

Água e lama tem um comportamento extremamente realista, atolando seu veículo sem dó se a quantidade for elevada. Para te ajudar, o jogo dispõe de uma câmera ao volante, para enxergar melhor o que aparece em sua frente, além de uma câmera totalmente controlável em volta do veículo, ajudando muito nas manobras. Em um primeiro momento, especialmente para quem não está acostumado, a câmera é um tanto esquisita, porém com prática, percebe-se a sua utilidade, já que neste jogo, velocidade não é o forte, e sim o domínio de seu possante.

Cada carro tem seu sistema de tração e pneus próprios, que são devidamente utilizados em cada terreno. E, mesmo com um sistema de controles bem complexo, já que estamos falando de um game que iniciou sua carreira no PC e, pelo visto, não conseguiu exportar de maneira adequada a imensidão de comandos para os consoles, as funções são bem úteis e dedicadas, destacando-se entre elas um prático gancho, que pode ser fincado em uma árvore para puxar você de volta para a ação após um atolamento.

O gameplay é bem complexo, no início, por causa de seu controle exigente e as muitas opções, disponibilizadas de uma maneira um tanto confusa na tela. Mas, é só uma questão de tempo e dedicação para se acostumar a tudo e se divertir bastante com toda a lama disponível.

Uma ótima opção para quem curte bons desafios

Análise Arkade - Spintires: MudRunner te suja de lama em ótimos desafios 4X4

MudRunner é torna uma opção extremamente divertida para passar o tempo. Suas missões por si só já são bem demoradas, mais do que as expectativas quanto a elas, já que exigem muito mais do que apenas o proposto. Junte a isso uma física extremamente caprichada e convincente, carros variados e, na medida do possível, cenários variados para os desafios, e você terá um game bem legal para quando se cansar de jogar algum outro game que toma seu tempo no console ou PC.

O game conta com muito do PC Gaming e mesmo com alguns deslizes mencionados sobre o controle, se comporta de maneira bem interessante nos consoles, e vai agradar todos aqueles que gostam de desafio em quatro rodas. Se puder curtir com um volante, a aventura será ainda mais divertida.

Spintires: MudRunner chega hoje, para Playstation 4, Xbox One e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *