Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

1 de dezembro de 2014

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

Sunset Overdrive é um game surtado, engraçadíssimo e casual na medida certa. O título de ação e aventura em terceira pessoa, exclusivo para Xbox One, supera todas as expectativas apresentando uma fórmula nada convencional.

A história do game é bem simples, todos os acontecimentos se passam em uma cidade fictícia chamada Sunset City no ano de 2027 e os eventos fatídicos que dão origem ao enredo ocorrem durante uma espécie de festival de música eletrônica. Uma empresa chamada FizzCo, que produzia refrigerantes, salgadinhos e coisas do gênero estava promovendo o lançamento de sua nova bebida energética chamada Overcharge durante esse festival.

Tudo corria bem até que sem grandes explicações todas as pessoas que ingeriram esse novo produto misteriosamente começam a se transformar em monstros grotescos. O protagonista, que pode ser homem ou mulher, é uma das poucas pessoas que não consome a bebida, pois nosso personagem estava no evento trabalhando na coleta das latas vazias dos energéticos. Sim, nosso herói faz parte de uma espécie de equipe de limpeza.

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

Este é o energético que transforma as pessoas em…

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

… criaturas grotescas chamadas ODs.

Durante a campanha descobrimos que a FizzCo passou por cima de algumas diretrizes dos órgãos responsáveis pela regularização de novas bebidas para que seu novo energético pudesse ser lançado antes do prazo. Essa precipitação culminou em algum erro no processo de fabricação da bebida, que por sua vez desencadeou a confusão que o aguarda no jogo.

A FrizzCo tentou encobrir o fato isolando a cidade e não permitindo que ninguém saísse de Sunset City e além disso, a destruição da cidade e as mortes causadas foram atribuídas a um vírus. Esse é o pano de fundo para o game e nada disso que citei são spoilers, pois tudo isso é revelado nos momentos iniciais do jogo.

Nossa missão principal é encontrar uma forma de sair da cidade e desmascarar a FizzCo. O enredo é interessante, mas não é de longe a parte mais importante do game.

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

Podemos customizar nosso herói da maneira que bem entendermos. Literalmente.

A proposta de Sunset Overdrive não é apresentar aqueles gráficos realistas da atual geração, mas sim trazer algo mais caricato, porém muito bem feito. Os cenários são absurdamente coloridos e o nível de detalhamento é grande, Sunset City é lindíssima e os diferentes ambientes dentro da cidade são interessantes.

Os personagens principais também são bem modelados e possuem expressões satisfatórias. Na geração passada vimos games com melhores gráficos, isso é fato, mas como mencionei anteriormente esse modelo mais cartoon foi uma opção e não uma limitação. Não há nenhum problema de renderização ou bug gráfico, o que impressiona pelo tamanho da cidade.

Quanto ao gameplay, em Sunset Overdrive tudo é muito simples e intuitivo, a palavra perfeita para definir esse game seria casual, pois ele é acessível para qualquer pessoa. Não há muito o que explicar sobre a mecânica do jogo, podemos pular, atirar, fazer grind em praticamente todos os lugares, rolar e atacar os inimigos com armas brancas, tudo de maneira bem fluída.

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

A melhor parte do game sem dúvida nenhuma é o humor. Mas quando eu falo em humor não quero dizer uma piada esporádica, quero dizer que todos os diálogos são baseados em piadas, engraçadíssimas diga-se de passagem e em situações surtadas. Todo o jogo é uma caricatura das situações dramáticas e tristes encontradas em outros games, virando assim o apocalipse mais engraçado de todos os tempos. Nunca havia jogado algo parecido.

A narrativa dentro desse gênero de humor ao extremo é perfeita, as piadas são excelentes e o cuidado que os responsáveis pelo game tiveram em relação a dublagem e a trilha sonora é digna de homenagem. O game está 100% em português e todos os dubladores fizeram um excepcional trabalho, o timing é perfeito e a adaptação das piadas para que nós brasileiros, possamos pegar as piadas e referências é digna de aplausos.

Até quando você dá respawn as referências são engraçadas, hora você sai da terra como um zumbi, hora uma nave alienígena te joga no chão, caixão surgindo e você fazendo trejeitos de vampiro, tudo é ótimo. Outro diferencial importantíssimo é a trilha sonora. Quem gosta de rock and roll, principalmente das músicas de Tony Hawk’s Pro Skater, se sentirá em casa.

Pra entender o que quero dizer, ouça uma das faixas de Sunset Overdrive:

O game conta com um arsenal e tanto, são desde armas que disparam gelo, ursos de pelúcia explosivos, bolas de fogo, discos de vinil, entre outras. O personagem principal é customizável, podemos mudar suas roupas e aparência geral durante a campanha, assim como dar upgrade nas armas e otimizar habilidades que contribuem para que nosso herói se torne cada vez mais forte.

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

Análise Arkade: Sunset Overdrive é divertido, acessível e merece sua atenção!

A física no jogo é inexistente, especialmente quando se trata do nosso personagem. Podemos saltar do prédio mais alto sem tomar dano, podemos praticar acrobacias impossíveis sem sofrer dano, pra falar bem a verdade, é um jogo que incentiva o improvável.

A campanha principal tem em torno de 8 a 10 horas de gameplay, podendo chegar a casa das 15, talvez 20 horas caso o jogador queira completar 100% do jogo. Com certeza Sunset Overdrive é um trunfo do Xbox One, um game para se jogar quando se quer se divertir e ter bons momentos em frente à televisão, tendo o humor exagerado e proposital como o ponto mais forte do game. Quando estamos no meio de uma missão, poderemos nem lembrar do que se trata a fase, mas certamente estaremos curtindo o bom rock na roll enquanto fazemos grind (sem skate) nos mais diversos lugares de Sunset City.

Sunset Overdrive foi desenvolvido pela Insomniac Games e foi distribuído pela Microsoft Game Studios, disponível exclusivamente para Xbox One e lançado dia 28 de outubro.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *