Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us – Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)

1 de março de 2014

Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us - Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)

Bigby está de volta! Confira a nossa análise do segundo episódio de The Wolf Among Us e descubra se a Telltale Games continua trazendo o alto nível em contar histórias após o excitante primeiro episódio!

The Wolf of Among Us retorna para mais um episódio de sua intrigante história envolvendo nosso protagonista, Bigby, e os demais residentes de Fabletown. O segundo episódio intitulado Smoke and Mirrors continua os eventos do último episódio para desvendar mais segredos sobre a série de assassinatos que anda ocorrendo.

Iremos evitar qualquer grande spoiler relacionado ao episódio anterior para os que ainda não jogaram, porém é recomendável que você tenha jogado o primeiro episódio, visto que o andamento da trama é contínuo, e segue suas decisões e escolhas do capítulo anterior. Para não ficar perdido, você pode dar uma lida em nossa análise do primeiro episódio, Faith.

Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us - Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)

Uma palavra que pode definir Smoke and Mirrors é confiança. Primeiramente pela forma que Telltale decidiu contar este episódio sem demonstrar medo em detalhar as diferentes nuances de Fabletown, mas também pela mudança de ritmo, avançando com um pouco mais de calma e utilizando interessantes elementos de investigação no lugar das cenas de perseguição e as grandes batalhas que vimos no primeiro episódio.

Smoke and Mirrors toma uma direção mais complexa e investigativa enquanto Bigby continua seu trabalho em procurar o assassino de Fabletown, além de explorar as reações dos maiores personagens após o que aconteceu no final do primeiro episódio, como Ichabod Crane e obviamente, Bigby.

Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us - Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)

Mas Smoke and Mirrors não se foca somente pelos personagens já definidos na trama, e acaba adicionando novos personagens que farão grande parte nos próximos episódios. Com um destaque para Bluebeard (com a voz de Dave Fennoy, mesmo dublador de Lee Everett  do excelente The Walking Dead), e o cafetão Georgie Porgie e seu icônico bastão de cricket.

Essas mudanças mostram como a Telltale Games pretende abordar esta série por um prisma novo, pesado, tendo uma direção diferente de seus jogos mais antigos, como o de comédia Sam and Max, ou a montanha russa emocional que The Walking Dead se torna a cada novo episódio.

Claro que isto não quer dizer que The Wolf Among Us não tenha seus momentos engraçados ou emocionantes, porém foi decidido desde o primeiro episodio que o jogo tomará um lado mais sombrio, quase noir, tratando de temas como assassinato, prostituição, mentiras e depravações sexuais entre os fables.

Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us - Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)

Durante o primeiro episódio, Bigby sempre pode escolher em lidar com as situações entre seu familiar lado feral e agressivo ou tentar trabalhar com um pouco mais de delicadeza. Em Smoke and Mirrors, estas ações aparecem mais vezes e em um escopo maior, desde momentos sutis durante sua investigação até momentos-chave da trama, onde as escolhas -e suas consequências – são bem maiores.

Outro grande avanço relacionado à jogabilidade em Smoke and Mirrors é o fato de você ter que escolher os itens que irá pegar durante a investigação, havendo a chance de não conseguir pegar todos e acabar faltando algo, que iria desencadear uma reação específica com um personagem especifico. Isso traz um grau a mais de dificuldade, tornano tudo ainda mais imprevisível e oferecendo mais motivos para você jogar o episódio novamente.

Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us - Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)

Smoke and Mirrors demonstra novamente que a Telltale Games não está para brincadeira, e está empenhada em oferecer uma trama tensa, intrincada e até um pouco chocante, capaz de se igualar (em termos de qualidade narrativa) ao premiado The Walking Dead. Suas adições na jogabilidade dão vida ao gênero point and click, que anda ressurgindo com força… talvez pela importância e influência da própria Telltale.

O ritmo está menos acelerado, mas a trama consegue segurar a onda e manter o jogador envolvido no clima de mistério que ronda Fabletown. Por hora, o jeito é esperar pelo terceiro episódio e ver os rumos que a trama tomará, torcendo para que a Telltale continue empenhada em nos proporcionar experiências intensas e imprevisíveis.

O segundo episódio de The Wolf Among Us está disponível para download nas redes Steam, App Store, PSN e Xbox Live. O terceiro episódio ainda não tem data de lançamento definida.

6 Respostas para “Análise Arkade: Bigby e os mistérios de The Wolf Among Us – Smoke and Mirrors (Season 1, Ep. 2)”

  • 1 de março de 2014 às 11:14 -

    Lipe

  • Quero mais desses tipos de jogos para Ubuntu! sorte que há o Scumm.

    • 1 de março de 2014 às 12:27 -

      Edimartin Martins

    • É uma pena que o motor SCUMM rode apenas jogos antigos.
      A telltale precisa precisa tomar vergonha na cara e portar a sua engine de MAC para linux.

      • 1 de março de 2014 às 14:05 -

        Lipe

      • Bem, o Scumm tbm é disponibilizado para Linux…

  • 1 de março de 2014 às 11:56 -

    Bruno

  • Um jogo com esse tom investigativo e nos mesmos moldes do The Walking Dead, eu acho perfeito. Sem contar que esse game me apresentou aos quadrinhos do mesmo (Fables), que eu também estou achando muito bom e recomendo.

    • 1 de março de 2014 às 12:04 -

      Lipe

    • Sim! eu também leio e realmente é MUITO BOM!! quero saber se vai aparecer o João das Fábulas, daí sem dúvida teremos partes hilárias!!

      Enfim, contos de fadas são tudo de bom, ainda mais quando é abordado desta forma.

  • 1 de março de 2014 às 15:46 -

    Renan do Prado

  • Talvez quando sair a versão com todos os episódios eu jogue!!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *