Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

9 de setembro de 2014

Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

Quase cinco anos após o lançamento do ótimo Street Fighter IV, a Capcom volta à cena dos jogos de luta com seu mais recente lançamento, Ultra Street Fighter IV, a quarta atualização do já clássico game. Mas o que esta versão traz de diferente? Este é somente um caça-níquel? Vale a pena somente para o jogador hardcore? Na sequência vamos responder à estas perguntas e muito mais!

Como Street Fighter IV já é um jogo bem antiguinho, não vamos nos ater às nuances de gameplay, afinal, todo mundo aí já sabe soltar hadouken, certo? Esta análise irá se focar exclusivamente nas novidades da versão Ultra em relação às demais versões do game.

Balanceamento

Esta é a palavra de ordem em Ultra Street Fighter IV. Como ocorre com qualquer jogo de luta que é levado para campeonatos, após algum tempo os “jogadores profissionais” (ou jogadores de torneios), aqueles que realmente estudam e se dedicam ao jogo, encontram em um personagem ou simplesmente em algum mínimo detalhe, uma forma de desequilibrar a partida.

É neste momento, que se faz necessária uma atualização para rebalancear o game e mantê-lo fresco para os grandes campeonatos, sem que uma luta decisiva se torne “injusta” por um problema de balanceamento.

Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

Street Fighter IV foi, desde seu lançamento, um dos jogos favoritos da comunidade de jogos de luta, sempre presente nos eventos principais dos campeonatos do gênero. E, para qualquer desenvolvedor de jogos de luta que tem o objetivo de chegar aos grandes torneios , a opinião da comunidade tem muito valor.

Mesmo com as atualizações em Super Street Fighter IVSuper Street Fighter IV: Arcade Edition, os jogadores ainda cobravam mais uma atualização na série, um rebalanceamento dos personagens selecionáveis. Mas como tratar destas sutilezas exigidas pelos jogadores hardcore, sem afastar o público casual? É aí que a Capcom e seu Ultra Street Fighter IV brilham.

Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

Para os jogadores hardcore, o ajuste na “sintonia fina” dos personagens está praticamente perfeito. Ninguém ficará com a impressão que determinado personagem é “apelão” demais, ou que qualquer outro é inútil.

Existem dezenas de personagens e cada um se encaixa em um estilo de jogo. De adição na jogabilidade, temos apenas o Red Focus, um tipo de especial onde o personagem absorve os danos recebidos por um determinado período de tempo, queimando suas barras de Super no processo.

Novos personagens

Mas voltando a falar em personagens, Decapre foi criada especialmente para esta edição. E se, em um primeiro momento, ela pode parecer pouco interessante — até mesmo pelo visual semelhante ao da Cammy — o seu move list é muito bom e certamente atrairá novos jogadores.

Além dela, mais quatro outros personagens – estes já conhecidos de outros carnavais – também foram adicionados: Hugo, Rolento e Poison, trio vindo diretamente do clássico Final Fight, e Elena, que apareceu pela primeira vez no Street Fighter III: New Generation.

Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

Considerando que alguns deles são velhos de guerra da série — ou de crossovers, como Street Fighter X Tekken — a jogabilidade é acessível e familiar. Mesmo Elena, que traz de volta um estilo de luta bem pouco convencional à série (capoeira) faz bonito na hora da pancadaria, e é destruidora na mão de jogadores experientes.

Para completar, todos os “novatos” possuem suas histórias próprias,, e agora temos a respeitável soma de 54 personagens na tela de seleção:

Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

Outras novidades

Para os jogadores casuais, Ultra Street Fighter IV apresenta bastante perfumaria. Desde o Ultra Combo W — que é a opção de poder ir com os dois golpes Ultra ao mesmo tempo para luta, ao invés de escolher apenas um — até poder escolher a versão de cada personagem na tela de seleção (alternando entre as versões anteriores de SF IV), a pancadaria está mais cheia de possibilidades do que nunca.

Para quem está chegando agora neste mundo, um tutorial extremamente completo e abrangente vai te dar uma boa ajuda, e é capaz de te ajudar a não fazer feio nas disputadas batalhas online.

Falando nisso, o modo online, que já era muito bom desde a primeira versão do game, não sofreu grandes alterações. Apenas foi adicionada a possibilidade de subir os replays das lutas diretamente para o Youtube e em alta definição, o que é bem legal.

Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)

Para completar o rol de novidades, seis novos cenários foram adicionados… porém, eles não são exatamente “novos”, já tendo sido utilizados no crossover Street Fighter x Tekken. Ah, e todos os trajes previamente vendidos via DLC já estão presentes aqui… embora a Capcom já tenha lançado um novo um novo pack de trajes “de férias de verão” (imagem acima) após o lançamento da versão Ultra do game.

Final round

Como a Capcom já indicou que não devemos receber um Street Fighter V tão cedo, este Ultra Street Fighter IV traz poucas mas boas novidades a um jogo que é referência no gênero, dando-lhe uma sobrevida que vai continuar movimentando torneios e partidas online por mais um bom tempo.

Deixando de lado a discussão da necessidade de tantas versões de um mesmo jogo, vale ressaltar que  tanto aqueles que já possuem o Super Street Fighter IV ou o Super Street Fighter IV: Arcade Edition podem adquirir o pack Ultra digitalmente via Steam/Live/PSN.

Já quem ainda não tem nenhuma edição anterior do jogo e está querendo mergulhar de cabeça nesse mundo competitivo pode comprar versões standalone completas de Ultra Street Fighter IV tanto em disco (nos consoles) quanto digitalmente. O fato é que se você é fã de Street Fighter e de uma boa pancadaria virtual, sem dúvida vai gostar de Ultra Street Fighter IV.

Ultra Street Fighter IV foi lançado no dia 5 de agosto, com versões para PC, Playstation 3 e Xbox 360.

Uma resposta para “Análise Arkade: a pancadaria e as sutis novidades de Ultra Street Fighter IV (PC, PS3, X360)”

  • 11 de setembro de 2014 às 10:32 -

    Binholouco13

  • Nossa! eu que tava com um baita preconceito desta versão, mas parece estar bem melhor que a minha SFIV:AE alguém ae sabe me dizer se o modo história houve alterações tbm???pois me lembro que eu fechava mas não tinha como vizualizar os finais!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *