Análise Arkade – WRC 7 e sua simplicidade extremamente caprichada

6 de outubro de 2017
Autor: Junior Candido

Análise Arkade - WRC 7 e sua simplicidade extremamente caprichada

Os jogos de Rally contam com um sério desafio: eles precisam, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência digna das competições off-road, que envolvem muita técnica, com um gameplay que precisa ser acessível, para não assustar de cara os novatos, que não conseguiriam fazer uma curva de maneira decente e não aproveitariam os games, por mais divertidos e bonitos que eles fossem. A situação fica ainda mais séria quando o jogo carrega em seu nome a marca WRC, já que isso significa que ele representa a maior competição de rally do mundo, endossada pela FIA.

Para entender o WRC 7, é preciso entender a dinâmica das competições especiais de rally. As competições off-road da FIA são conhecidas por sua exigência técnica, de carros e pilotos, que precisam domar seus possantes em estradas acidentadas mundo afora, em vários estilos de terreno, para marcarem pontos e ver o seu campeão aparecendo ao final de todas as etapas. Isso resulta em disputas que não envolvem apenas ser veloz, mas também em ter um bom domínio dos freios, do câmbio e do volante, já que as curvas das estradas são de muitas formas e exigem constante atenção.

Só isso faz do game algo muito mais complexo, do que um Sega Rally da vida, já que a iniciativa da Kylotonn busca oferecer algo o mais próximo das competições, até para fazer jus ao seu título.

Se não é o mais bonito, pelo menos é o mais detalhado

WRC 7 segue a cartilha dos jogos de corrida, em seu caráter visual: carros com muitos detalhes, com adesivos de patrocinador se misturando com as peças do carro que geram automóveis muito convincentes e com boas representações de Fiesta, Mini Cooper e tantos outros possantes. Porém algo que chama atenção no game está nos detalhes: todas as pistas contam com uma interessante riqueza de detalhes, deixando os cenários muito caprichados. Ok, você pode argumentar que as árvores, pessoas e automóveis estacionados não estão muito bonitos ou caprichados, porém o que se destaca aqui é o cuidado em pequenos detalhes, muitas vezes deixados de lado apenas para que o carro seja melhor construído.

O visual de WRC 7 não é o mais impressionante de todos os games de corrida já lançados, mas estes detalhes já mencionados se fazem presentes também nas animações, com neve e poeira subindo, efeitos caprichados de luz, chuva e uma das noites mais interessantes em games do gênero. Tudo isso ajuda a ampliar as possibilidades de corrida no jogo, deixando-o mais realista. Um problema está nas visões do carro, simples, com poucas opções e com uma visão de volante não muito caprichada. Você pode apenas afastar um pouco a distância da câmera e mesmo assim tudo fica muito próximo, e não fica muito legal correr desta forma.

Porém o jogo não compromete. Tendo em vista que o game dispõe de recursos menores em comparação a seus concorrentes, temos a impressão de que o máximo de esforço foi colocado no jogo, que oferece uma sensação de velocidade muito boa, inclusive.

Feito para quem quer técnica

Estamos jogando #WRC7, jogo de Rally oficial da @wrc. Em breve, impressões no ar!

A post shared by Arkade (@revistaarkade) on

Ao ligar o game, temos poucas opções, em comparação a títulos atuais. Porém o game se sustenta apenas em seu gameplay. Entre os modos disponíveis, temos a corrida simples, um modo de “teste”, para o jogo decidir o melhor estilo de direção para você, o carreira, o desafio, com ranking global, e o multiplayer, que falaremos melhor mais pra frente. Na corrida simples, é escolher carro e pista e treinar, seja com os carros mais lentos, ou com os especiais feitos para a WRC; já a carreira, é bem simples, mas competente, te levando das corridas menores aos grandes eventos e servindo como um bom desafio para ir dominando cada vez mais o jogo.

O bacana é que a carreira é bem explicativa, ajudando e muito aqueles que gostam de rally, mas que não conhecem direito as regras. Lá ficamos sabendo dos 45 minutos de permissão para que os carros sejam arrumados, sobre o processo de classificação, entre várias outras particularidades. Já os desafios, seguem a linha de oferecer circuitos específicos com pontuação global, que oferecem aos jogadores a chance de ir subindo no ranking e tentar ser o melhor no game.

Mas, independente da categoria escolhida, o que chama muita atenção no jogo é a sua qualidade na direção. Rally, como foi dito no começo, se trata de uma corrida extremamente técnica e os games sofrem para oferecer uma experiência realista, mas que não seja frustrante. WRC 7 até começa um tanto complicado, porém, se você tiver um pouco de paciência, aos poucos dominará as muitas curvas do jogo e estará pilotando de maneira agradável. Sua curva de aprendizado não é tão simples, porém não se trata de um game impossível de se jogar, agradando inclusive jogadores casuais, que curtem um desafio.

Vem correr de novo em tela dividida contra um amigo

Análise Arkade - WRC 7 e sua simplicidade extremamente caprichada

Outra “novidade” interessante no game é o multiplayer de tela dividida. Sim, o jogo tem um modo online, no qual ainda é bem difícil encontrar concorrentes para disputar corridas com você, o que torna este modo “de dois” bem mais interessante. Assim como antigamente, o jogo divide a tela no meio e você poderá correr lado a lado de seu adversário, o que é divertido por si só.

Talvez este seja o modo preferido de quem tem dois controles disponíveis e o hábito de jogar entre amigos. Pois os modos de jogo são poucos, como você conferiu acima, e não trazem muito além do “corra e chegue em primeiro”. Mas mesmo assim, isso não atrapalha em nada na diversão que o game oferece, pois temos um gameplay bastante lapidado e uma física bem implementada, o que faz com que o game seja jogado, principalmente, por quem gosta de desafios.

Feito para quem gosta de um gameplay técnico

Análise Arkade - WRC 7 e sua simplicidade extremamente caprichada

Geralmente, os gamers de corrida preferem o gameplay ao visual, em comparação a jogadores de outros gêneros. Eles não ligam se o jogo não oferece todos os efeitos possíveis, se oferecem um controle competente do automóvel e oferecem desafios para que o jogo seja aproveitado por horas. E isso WRC 7 tem.

Embora não seja o mais famoso, e nem o mais bonito jogo de rally, o game oferece ótimas pistas, vários locais diferentes de disputa e, se não tem conteúdo suficiente para jogadores variados, com certeza o seu simples vai atrair muito os corredores mais experientes, prontos para buscarem sempre o menor tempo em todas as pistas.

WRC 7 está disponível para PS4, Xbox One e PC.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *