Apple apresenta projeto Desenvolvido no Brasil, apoiando os estúdios locais

1 de dezembro de 2016

Apple apresenta projeto Desenvolvido no Brasil, apoiando os estúdios locais

O Brasil é um celeiro de criatividade no desenvolvimento de games e aplicativos, mas que ainda conta com muitos obstáculos a se enfrentar, se compararmos com desenvolvedores de outros países. São impostos, incompreensões e inúmeros outros fatores que acabam, além de desanimar, dificultar o acesso a mais projetos de qualidade, seja para o entretenimento, ou para a educação.

E mesmo com todas estas dificuldades, games como Horizon Chase mostram o tamanho de nossas capacidades criativas no desenvolvimento. Eventos como o BIG Festival, que apresenta um grande espaço para projetos independentes, também mostram a riqueza da nossa produção. E em meio a este cenário, a Apple também contribui com o Desenvolvido no Brasil, projeto que valoriza os aplicativos e jogos nacionais e assim, nos reconhece como o país emergente que mais utiliza aplicativos nacionais.

Jogos como Horizon Chase, Starlit Adventures, Rock Life, Stop, e tantos outros acabam então, ganhando destaque na página inicial da App Store, e dando a oportunidade do usuário conferir estes e outros jogos nacionais, além de aplicativos, logo na entrada da loja virtual. E os desenvolvedores reconhecem o apoio, já que além de estimular o desenvolvimento nacional, também acaba funcionando como uma ferramenta de divulgação poderosa, pois os games figuram ao lado dos grandes aplicativos para os iPhones e iPads.

Jayme Cavalcanti e Rogerio Silberberg, da Fanatee, acreditam que o apoio da App Store é um desafio, já que os aplicativos acabam ganhando mais destaque na página inicial da loja: “Um dos grandes desafios enfrentados pelos desenvolvedores é a aquisição de novos usuários, que se torna cada vez mais cara e desafiadora. O fato da App Store disponibilizar uma vitrine em que apps e jogos nacionais têm destaque recorrente é sem dúvidas um impulso promocional muito importante”

Fernando Schwedersky, da Zeeppo, comenta sobre o apoio em marketing que tais iniciativas oferecem aos desenvolvedores, que geralmente não contam com recursos para a divulgação: “Todo o apoio das lojas é sempre muito bem vindo, ainda mais no nosso caso, que não temos nenhum investimento em marketing e dependemos 100% dos downloads orgânicos para sobreviver. Nesse caso da Apple, de nos apresentar na seção da App Store “Desenvolvido no Brasil”, gera para o nosso jogo uma exposição extra e com certeza ajuda bastante a conseguir novos usuários. Quando se trabalha de forma independente e com pouco (ou nenhum) investimento a não ser o próprio trabalho, esse tipo de apoio pode ser crucial para que um produto apareça no mercado e tenha alguma chance de se sobressair nesse ambiente que é extremamente competitivo.”

E os games cumprem o seu papel, também. Não são apenas colocados lá para ser aproveitados, mas sem nenhuma qualidade. Na corrida, na plataforma e em muitos outros gêneros, do casual ao hardcore, e não só apenas no mundo da App Store, mas no desenvolvimento como um todo, estamos vivendo uma época muito fértil para os desenvolvedores, basta acompanhar no Arkade o tanto de game brasileiro bom que ganha destaque aqui. Que então, mais iniciativas como estas continuem a existir e que o nosso desenvolvedor continue evoluindo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *