Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

26 de novembro de 2014
Autor: Daniel Zimmermann

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Mais de vinte anos após o lançamento do clássico Jurassic Park (1993), a franquia vai voltar às telonas com Jurassic World, filme produzido pelo mestre Steven Spielberg e que acaba de ganhar seu primeiro trailer. Como a franquia rendeu vários e vários jogos de videogame, agora é uma boa hora de relembrar alguns deles!

Mas antes, vamos conferir o trailer recém-lançado de Jurassic World, o quarto filme da franquia que chega aos cinemas dia 12 de junho de 2015.

E agora sim, vamos aos jogos!

Jurassic Park (SNES – 1993)

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Um dos primeiros games baseados na franquia, o Jurassic Park desenvolvido pela Ocean Software e lançado para Super Nintendo em 1993 era um jogo de ação e aventura com uma visão isométrica (“câmera aérea”) que colocava os jogadores nas botas de Alan Grant.

Seguindo mais ou menos roteiro do livro de Michael Crichton, Grant precisava cumprir uma série de missões para proteger seus entes queridos enquanto buscava um meio de escapar da Ilha Nublar. Como diferencial, o jogo trazia um modo em primeira pessoa em alguns trechos.

Jurassic Park 2: The Chaos Continues (SNES, Game Boy – 1994)

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Jurassic Park 2: The Chaos Continues era um shooter de plataforma ao estilo Contra com uma dificuldade bem puxada. O jogo era divertido por permitir dois jogadores, um no controle de Alan Grant e outro no papel de um mercenário, que precisavam sobreviver e proteger os dinossauros – ao mesmo tempo em que evitavam ser devorados por eles.

Se os jogadores matassem dinos demais era game over (havia um contador que representava o número de espécimes vivos na ilha), então era preciso usar armas não-letais como tranquilizantes contra eles. Em meio a tudo isso, os jogadores precisavam enfrentar uma horda de soldados particulares que queriam se aproveitar do caos para dominar o parque.

The Lost World: Jurassic Park (Playstation – 1997)

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Um jogo bastante desafiador que se dividia entre protagonistas humanos e dinossauros, The Lost World para o primeiro Playstation foi um dos games mais marcantes baseados na franquia. Os jogadores podiam controlar os pequenos compsognatus, um caçador humano, a botânica Ellen Harding, os astutos velociraptores e o temido T-Rex.

Jurassic Park: Operation Genesis (PC, Playstation 2, Xbox – 2003)

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Operation Genesis prometia cumprir o sonho de muita gente que se fascinou com o clássico: criar o seu próprio Parque dos Dinossauros. O game permitia ao jogador escolher e moldar sua ilha, caçar fósseis, extrair DNA deles e povoar seu parque com 25 espécies diferentes de dinossauros. Entre as atrações estavam desde torres com visão panorâmica até insanos passeios de carro dentro dos cercados, tudo para aumentar a fama (e o lucro) do parque.

Como não poderia deixar de ser em se tratando de Jurassic Park, as coisas podiam dar muito errado, com as criaturas pré-históricas fugindo e aterrorizando os visitantes em meio à tempestades tropicais (e, para falar a verdade, aposto que a maioria dos jogadores pelo menos uma vez deu uma “forcinha” para isso acontecer).

Jurassic Park: The Game (PC, Playstation 3, Xbox 360, iOS – 2011)

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia

Antes da Telltale Games estourar com o premiado The Walking Dead: The Game, a empresa já havia tentado a sorte com uma série episódica baseada em Jurassic Park. Após alguns atrasos, o pacote com quatro episódios acabou sendo lançado de uma vez só em novembro de 2011, e não teve uma recepção tão boa naquela época.

A trama se desenrolava durante e logo após os eventos retratados no primeiro filme, protagonizada pelo veterinário Gerry Harding e sua filha adolescente Jessi, que acabam cruzando o caminho de um grupo de mercenários que estão tentando recuperar a lata contendo os embriões roubados por Denis Nedry em meio ao caos que o parque se tornou. Mesmo com “notas baixas”, a Telltale já estava apostando no formato que hoje a faz tão famosa.

E aí? Qual jogo da franquia Jurassic Park você mais curtia? Certo que, como quase todo game baseado em filmes, eles tinham lá seu lado “merchandising” e volta e meia pecavam em qualidade, mas não dá para negar que muitos deles nos divertiram um monte. E o novo filme, será que vem coisa boa por aí?

12 Respostas para “Aproveite o primeiro trailer de Jurassic World para relembrar 5 jogos baseados na franquia”

  • 26 de novembro de 2014 às 12:04 -

    Adriano

  • Causou-me estranheza não terem citado as duas versões para Mega Drive: a 1ª foi revolucionária na época por usar gráficos 3D pré -renderizados, técnica que foi utilizada posteriormente em Donkey Kong Country. A 2ª utilizava gráficos isométricos e um grande ambiente de exploração e vários itens.

    • 26 de novembro de 2014 às 12:25 -

      AlucardTec

    • Vdd, perdi muitas horas com esses jogos no mega drive, eles eram muito bons, lembro q ferrei com o cartucho do Jurassic Park Rampage Edition de tanto joga.

      • 26 de novembro de 2014 às 22:12 -

        Mestre Ryu

      • O Jurassic Park: Rampage Edition eu joguei muito também. Viciante demais. O primeiro, me impressionava com os gráficos e o desafio. Desejo de consumo meu e do meu pai (que na época também jogava).Postei um pouco dessa experiência e a minha teoria, relacionando a conexão dos jogos de Mega com os filmes (e passagens do livro) em meu site. Pra quem quiser conferir (citei um link no meu post acima, mas posto novamente, se não for incomodo): http://goo.gl/kImj7K  

  • 26 de novembro de 2014 às 12:20 -

    Gabriel

  • E a do 3DO? Nossa, joguei demais! Tinha a clássica cena do carro e o T-Rex no retrovisor.. E era difícil pacas! Sdds 3DO.

  • 26 de novembro de 2014 às 12:57 -

    Glaucoarqueo

  • As três versões do mega drive são imbatíveis!!! Muito Melhores

    • 26 de novembro de 2014 às 22:07 -

      Mestre Ryu

    • Valeu a pena ter lembrado. Eu, pelo menos, jamais me esqueci.Esses jogos marcaram a minha infância e realizei uma análise sobre os 2 primeiros jogos e o primeiro filme.Se me permitirem, as provas da minha escavação: http://goo.gl/kImj7K 

  • 26 de novembro de 2014 às 14:58 -

    Renan do Prado

  • Faltou o Warpath Jurassic Park!!!! Jogo de luta de dinossauros, eram muito divertido!!!!!!

  • 26 de novembro de 2014 às 15:52 -

    Pisyco

  • E as versões de Master ?? fail esse post heim

  • 26 de novembro de 2014 às 18:16 -

    marco

  • faltou uma pa de jogo hein!! fail…. se não sabe não faça, no minimo pesquise, muleque escrevendo da nisso

    • 26 de novembro de 2014 às 22:06 -

      Daniel Zimmermann

    • Opa! “marco”, na Arkade não tem “muleque”, e não foi a intenção deste post fazer uma lista completa, mas sim uma lista rápida com cinco jogos aproveitando o gancho do lançamento do trailer.

      Realmente, estão faltando vários jogos legais, e você pode reclamar se achou que um jogo específico merecia se destacar ou até lembrá-lo você mesmo aqui no espaço de comentários – mas de forma educada, como a comunidade Arkade faz há anos. Seria bem mais construtivo ;)

  • 26 de novembro de 2014 às 22:23 -

    Mestre Ryu

  • Gostaria de parabenizar o site pela matéria. Vocês foram bastante corajosos em apresentar (ou então relembrar) algumas versões além das mais conhecidas e mais prestigiadas para Mega Drive – admiro a defesa dos leitores (eu mesmo não esperava).  Outro jogo que me lembro também é o “The Lost World: Jurassic Park” de Playstation – acredito que um dos primeiros jogos inspirados na franquia depois dos 16 bits. 

    • 26 de novembro de 2014 às 22:26 -

      Mestre Ryu

    • Tirando as versões de 3DO e Sega CD – o primeiro ainda de uma geração antes do PSX e o segundo, uma tentativa de expandir o Mega na geração 16 Bits em mídia laser.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *