Arkade Comics – A origem do Wolverine

29 de outubro de 2017
Autor: Isabela Tondato

Arkade Comics - A origem do Wolverine

Considerado um dos quadrinhos mais violentos da Marvel, o Velho Logan imaginado por Mark Millar e Steve McNiven está carregado de inspirações externas que vão desde Clint Eastwood até a Mansão Playboy.

Todos conhecem (mas nem todos aprovam) os diversos universos paralelos criados pela Casa de Ideias, e esta fase da vida de Wolverine nada mais é do que um desses prováveis futuros. No Brasil, a série completa foi publicada originalmente na revista “Wolverine”, nas edições de número 57 a 64, e relata os acontecimentos de um provável futuro, meio século adiante.

Arkade Comics - A origem do Wolverine

Seguindo a vibe de cowboy enigmático e com propósitos legítimos, Velho Logan trás sangue e fúria para os quadrinhos Marvel

Millar, para compor a trama, usou de sua técnica peculiar: primeiro, fez os desenhos; e, depois, criou os roteiros – algo incomum, pois, geralmente, cria-se o roteiro e depois ilustra-se conforme o enredo. Além disso, o polivalente Mark já havia maquinado previamente a ideia de fazer o maléfico Mystério ludibriar os sentidos do mutante para exterminar os X-Men.

O memorável personagem de “Os Imperdoáveis”, William Munny, foi utilizado como molde para um Logan experiente: um homem destemido, que, noutrora, havia sido o maior assassino de todos os tempos, mas, agora, não passava de um renegado, lutando apenas para esquecer toda a tormenta já enfrentada. 

O antigo Wolverine valente e grosseirão daria lugar a um homem que carrega um fardo pesado demais, com uma promessa impossível de se cumprir (mas, que todos sabem bem do que seria capaz, se necessário). 

Arkade Comics - A origem do Wolverine

A versão verde da “Quadrilha de Sádicos” 

No cenário pós-apocalítico de Mark e Steve, são poucos os heróis Marvel sobreviventes; agora, para bem ou para o mal, a prole dos mesmos está no controle. E, os mais perversos e abomináveis vilões imperam sobre o território norte-americano. Para ilustrar, podemos utilizar a família radioativa e incestuosa de Hulk, que foram baseados na produção setentista “Quadrilha de Sádicos”, e vivem nos escombros da Mansão Playboy, na Califórnia.

Arkade Comics - A origem do Wolverine

Detalhe da Capa #25 de “Old Man Logan”, produzida pelo brasileiro Mike Deodato Jr.

Atualmente, nos Estados Unidos, a magazine “Old Man Logan” conta com ilustrações do paraibano Mike Deodato Jr. desde junho deste ano. Deodato, que já havia trabalhado com os quadrinhos do casaca grossa com garras há 9 anos atrás, assumiu o cargo a partir da 25ª edição da revista, que, até o momento, não possui previsão para lançamento no Brasil.

No dia 10 de setembro deste ano (2017), infelizmente perdemos o co-criador do personagem, Len Wein, aos 69 anos de idade. Além de ser parte fundamental no desenvolvimento de Logan, Wein participou da produção de outros heróis e editou séries de outros personagens clássicos. Vários fãs recorreram as redes sociais para prestar homenagens ao quadrinista, inclusive Hugh Jackman, interprete de Wolverine.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *