Arkade Séries – A história de brinquedos lendários em Toys That Made Us

21 de janeiro de 2018

Arkade Séries - A história de brinquedos lendários em Toys That Made Us

Eu sei que o grande público ama a Netflix por causa de suas séries famosas, como Stranger Things, Black Mirror ou House of Cards, porém sempre afirmei que o grande destaque da empresa está em seus documentários. Seja de terceiros, como os da BBC, ou os próprios, como Five Came Back, há muita coisa bacana, ás vezes escondida e abafada pelo hype das grandes produções.

Entre estes documentários, encontramos Toys That Made Us (traduzido aqui para Brinquedos que Marcam Época), uma série que conta em quatro episódios (a abertura diz oito, porém estes quatro restantes virão mais tarde) a história de brinquedos icônicos, passando pela aposta de Star Wars, a criação da Barbie, a resposta de He-Man à concorrência e uma lição de constante adaptação dos Comandos em Ação, ou G.I. Joe, como preferir.

O documentário mostra de forma bem profunda as etapas de desenvolvimento, ascenção, queda e problemas na história de todos os brinquedos mencionados. Seja pelas altas ou baixas nas vendas, problemas pessoais, competições internas ou questões de fraudes fiscais, são muitas as curiosidades e situações que a gente nunca imaginaria que pudesse acontecer por trás daquele brinquedo que fica exposto na loja esperando um dono.

Arkade Séries - A história de brinquedos lendários em Toys That Made Us

A produção é bem simples, lembrando por muitas vezes um canal de Youtube mais elaborado, porém sua riqueza de informação é enorme. Ás vezes até pequenas — e toscas — encenações ilustram determinadas situações vividas, porém o que chama atenção mesmo é ver sobre a aposta que a pequena Kenner fez no até então desconhecido Star Wars, e suas questões contratuais com George Lucas.

Também é interessante ver a Barbie, sua origem um tanto esquisita, e a sua consolidação como a maior boneca já feita em todos os tempos, assim como as suas muitas polêmicas, sejam na própria boneca, ou com seus criadores. Já com He-Man, conferimos como todo um universo em forma de brinquedo foi feita a partir do zero, enquanto os G.I. Joe contam sua história que vão desde o orgulho do povo dos Estados Unidos com a vitória da Segunda Guerra, passando pela rejeição às Forças Armadas até ao Vietnã e a Guerra Fria, com estas situações sempre influenciando os soldados de plástico, que tiveram que se adaptar a cada época.

Toys That Made Us conta com quatro episódios já disponíveis na Netflix, e é uma ótima opção para quem gosta de conferir os bastidores do mundo do entretenimento, neste caso, dos brinquedos. Qual seria o brinquedo que você teria interesse de conhecer melhor a sua história? Pode ser que ele seja o próximo da série.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *