Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

30 de março de 2012
Autor: Arkade

112 asda 2 story1 Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

Não se deixe levar pelas aparências: esta é uma das lições obtidas ao experimentar parte do universo de Asda 2. Trazido ao nosso país pela publisher brasileira OnGame (responsável também por trazer Gunbound para o Brasil, e, atualmente, responsável por Aika Online e diversos outros MMORPGs), Asda 2 chega totalmente em português com várias opções para os jogadores que querem curtir uma experiência interessante em um ambiente deveras agradável, e alguns novidades que o diferenciam de outros MMOs.


Os aspectos artísticos do jogo se assemelham muito aos dos mangás, trazendo um carisma a mais – tanto na customização de seus personagens, quanto em seu aspecto visual, o que já é um ponto positivo, afinal,

Também não dá para deixar a comparação com Fly For Fun e Ragnarok de lado, outros MMOs que , assim como Asda 2, seguem traços animados no estilo oriental. Mas, novamente, não se deixe enganar pela aparência carismática e amistosa de Asda 2, pois você vai se aventurar e ter que penar bastante para conseguir aumentar níveis e obter bons itens.

O sistema de quests de Asda 2 consegue ser abrangente, mas não se diferencia tanto dos MMOs atuais, seguindo a linha já conhecida de conseguir experiência mais facilmente fazendo quests um tanto quanto repetitivas, ganhando um pouco também matando monstros. Um sistema que já vimos em Ragnarok e diversos outros games do gênero.

image21 Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

Mas, diferentemente de outros jogos do mesmo gênero, a surpresa de Asda 2 abre caminho para a experiência proveitosa e a diversão dos jogadores e seus amigos com um novo sistema, o SoulMate.

Este sistema consiste essencialmente na filiação de dois personagens, em que os mesmos ganham habilidades específicas, presentes apenas aos usuários que utilizaram o sistema SoulMate (como aumento de dano, ressurreição automática do companheiro, e um teleporte para o seu amigo se mover para perto de você), e bônus de experiência ao fazer quests e matar monstros. É basicamente um casamento que deu certo.

Trocadilhos à parte, além destas vantagens, o seu personagem também ganha um apetrecho para ficar mais estiloso, o Círculo da Alma, um círculo luminoso envolvendo o torso dos personagens que já tem um SoulMate.

image11 Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

Outro aspecto interessante do sistema SoulMate é o compartilhamento de experiência mesmo offline. Por exemplo, se você teve de sair do jogo mais cedo e seu amigo continuou jogando, assim que você voltar, a experiência que seu amigo obteve enquanto você estava fora lhe é dada.

Isto é um remédio efetivo contra aquela sensação de ser ‘passado para trás’ quando você tem de sair do jogo por algum motivo. Uma excelente ideia para os gamers que precisam de uma ajudinha ao ‘upar’, elevando a experiência do jogador, e criando um diferencial chamativo para a para os fãs que querem aproveitar outras formas de diversão no universo MMO ao lado dos amigos.

Outros sistemas de Asda 2 também podem ser destacados como bônus para o aproveitamento do jogo. O que é um MMO sem os pets? Com certeza parte do proveito deste gênero se dá pelos pets, tornando a representação da personalidade e do gosto do jogador em seu personagem mais visível.

asda2c1 Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

O sistema de pets dispõe de 23 animais que podem lhe acompanhar, e ainda dar uma ajuda extra em sua jornada – torça para a sua incubadora conseguir chocar seu ovo, pois perdi um ovo raro tentando fazê-lo.

Asda 2 também conta com a presença de veículos, úteis tanto para ajudar a locomoção do jogador da origem quest até seu objetivo, quanto para sair tirando uma onda por Aspen – a cidade principal do game. O design dos veículos é chamativo e interessante, corroborando para a excelente aparência do jogo.

Você também pode pescar em Asda 2, mas de uma maneira diferente e menos ‘cansativa’ do que o jogo anterior, Asda Story. No primeiro, além de jogar o anzol na água, era preciso acertar combinações de teclas para a pesca ser efetiva.

image31 Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

Isto não acontece em Asda 2, que conta com um sistema bem mais simples e dinâmico, que além de mais simples de usar se torna um catalizador a mais para a facilidade de adquirir experiência no jogo, já que alguns peixes podem trazer experiência consigo.

As guerras são outros fatores preponderantes para se ter uma boa experiência e recordações de momentos marcantes em um MMORPG. Em Asda 2, a guerra se dá em facções, e parece fluir de uma forma muito mais organizada e equilibradada que outros jogos do gênero.

Outra coisa interessante é que a guerra valoriza os estrategistas: o jogador que sabe bolar estratégias e trabalhar em conjunto com certeza terá um destaque notável, e ajudará o encaminhamento de sua facção para a glória e o sucesso no campo de batalha. Como nem só de batalhas se faz um bom MMO, temos até guerras de mineração, outra novidade bacana.

asda2 022030089871 Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português

Em resumo, Asda 2 é uma excelente experiência do universo MMO, seguindo padrões presentes nos clássicos do gênero (o que pode ser ruim, como no caso das quests), mais inovando bastante com suas próprias ideias.

Considerando que é um jogo gratuito e totalmente em português, Asda 2 pode agradar tanto os veteranos dos MMOs quanto quem busca uma primeira incursão no gênero.

http://youtu.be/dik03_G6Bog

Se quiser jogar Asda 2, visite o site oficial do game neste link, cadastre-se, faça o download e divirta-se!

Esta análise foi feita pelo nosso colaborador Alvaro Tadeu (editor do blog Bitoid). Agradecimentos ao pesssoal da OnGame pela parceria na matéria.

17 Respostas para “Asda 2 (PC) review: um MMORPG gratuito e em português”

  • 0
    31 de março de 2012 às 21:14 -

    Gláuber Andrade

  • Seria interessante fazerem uma materia sobre Cloud Nine e Lime Odyssey (o segundo não lançado no ocidente ainda), mas ambos com gráficos interessantes no estilo anime.

  • 0
    31 de março de 2012 às 15:08 -

    Rafael Kenedy

  • Gráfico muito real.

  • 0
    31 de março de 2012 às 10:02 -

    KING OF KINGS

  • de graça entao vale apena

  • 0
    3 de abril de 2012 às 13:33 -

    Felipe Lima

  • Hmmm no mínimo interessante e diferente esse jogo..
    Eu curti

  • 0
    8 de maio de 2012 às 13:46 -

    Priscila Coppes

  • Comentar…

  • 0
    3 de junho de 2012 às 11:36 -

    KING OF KINGS

  • Mas apesar de tudo gostei desse parece legal, nao tanto quanto gta

  • 0
    11 de maio de 2012 às 00:39 -

    Carmine DiGênio

  • Qual o problema desses desenvolvedores q não se dispõem a fazem um game menos menina!? De terror? de matar monstros feios? Já encheu esses games mimimi. O único q parecia nervoso era o Requiém q eu nunca consegui instalar aqui. Já me estressei tanto com Perfect World q o resto é fichinha. Mas não são piores do q esses joguinhos "sociais" chupins do FB.

  • 0
    30 de março de 2012 às 22:26 -

    Daniel Albuquerque

  • po lembra muito seal online e rose, deve ser muito bom, testando em breve

  • 0
    30 de março de 2012 às 14:20 -

    Henrique

  • Realmente uma pena que eu simplesmente não consiga jogar nenhum MMO pra valer…

  • 0
    30 de março de 2012 às 11:08 -

    Renan

  • O visual lembra MUITO PangYa, parece legal, pena que eu não jogo MMO kkkkkkkkkkkk

  • 0
    30 de março de 2012 às 10:23 -

    acme

  • esse jogo é um dos melhores mmorpg atualmente…pra mim O MELHOR!

  • 0
    30 de março de 2012 às 13:09 -

    Kubrick Stare Nun

  • Esse jogo não aquele mesmo que tem advertizing pago aqui no site?

    • 0
      30 de março de 2012 às 13:45 -

      Raphael Cabrera

    • Sim, a Ongame está lançando o Asda 2 no Brasil com uma extensa campanha de marketing. Eles nos deram acesso para participamos do beta do jogo e fazer a análise.

  • 0
    30 de março de 2012 às 13:27 -

    Lucas Gimenez

  • Eu to jogando a exatamente uma semana contando com hoje devido a insistencia duma “amiga” e eu realmente estou gostando

  • 0
    30 de março de 2012 às 09:59 -

    André

  • Acho que sou o unico nesse mundo que odeia MMORPG
    E essa imitação da logomarca do The Sims, como fica?

    • 0
      30 de março de 2012 às 12:47 -

      leandro(leon belmont) alves

    • eu também não gosto de MMO André. prefiro jogo com começo, meio e fim. e esse Asda é fraco se comparado a WOW,Lineage,League of Legends,Aion e outros

      • 0
        30 de março de 2012 às 12:50 -

        leandro(leon belmont) alves

      • sem falar que os MMO que são pagos no inicio e viram Free são uma @!$#@$@54!!! DC Universe dá praticamente um dedo no meio a quem jogar free…lamentável

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se