Cine Arkade Review – Renascida do Inferno

5 de março de 2015

Cine Arkade Review - Renascida do Inferno

Estrelado por Olivia Wilde, chega aos cinemas um filme que promete mostrar todo o terror causado pelo retorno forçado da vida após a morte. Confira agora a nossa resenha de Renascida do Inferno!

O gênero terror é, na maioria das vezes, fácil de desenvolver em um filme mas extremamente complexo de se masterizar, especialmente hoje em dia com o uso barato de sustos, “câmeras na mão” e outras mecânicas que perderam todo o seu impacto após terem se repetido tantas vezes em inúmeros filmes.

Eis que temos Renascida do Inferno, um dos primeiros filmes de terror a serem lançados em 2015. Será que ele é bom? Vamos descobrir!

Cine Arkade Review - Renascida do Inferno

Ao lado de um elenco competente, temos o primeiro filme de David Gelb – sendo que a maioria de seu trabalho até então eram documentários -, que pretende contar uma história repleta de referências aos clássicos por trás de uma trama mais antiga ainda.

Em Renascida do Inferno conhecemos um grupo de cientistas que estão trabalhando em uma forma de trazer pacientes de volta a vida, com o intuito dos médicos terem mais tempo para descobrir o que há de errado com a pessoa que acabou de morrer e, quem sabe, resolver o problema. O soro, chamado Lázaro, está sendo desenvolvido e testado em animais para entender o seu processo e saber se ele realmente funciona.

A trama segue até o fatídico acidente no laboratório que leva a vida de Zoe, interpretada por Olivia Wilde (Her), o que faz com que seu noivo a traga de volta do mundo dos mortos usando o tal soro.

A partir daí temos o desenvolvimento mais simplista e clichê possível, com Zoe tendo algo de errado após ter voltado forçadamente à vida e entrando em uma espécie de possessão que lhe faz, basicamente, querer matar todos que estão a sua volta.

Cine Arkade Review - Renascida do Inferno

Já vimos esta história ser contada inúmeras vezes em diferentes formas, fazendo este filme se suportar inteiramente por dois elementos: o carisma de seus personagens e a direção de David Gelb. E Renascida do Inferno consegue acertar nestes dois pontos, um mais do que o outro, no entanto.

O elenco principal da película é formado por Olivia Wilde, Mark Duplass (The One I Love), Donald Glover (o rapper Childish Gambino e da série Community), Evan Peters (X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido) e Sarah Bolger (da série Once Upon A Time), e quase todos eles são carismáticos a ponto de deixar o filme interessante até seus últimos momentos.

No entanto, boa parte destes personagens também demonstram personalidades unilaterais e são tão simplistas como a trama do filme: temos o líder que é focado demais em seu trabalho, o cara que sente algo em relação à noiva do líder, que por sua vez está se sentindo ignorada por causa do trabalho e claro, também temos o outro cara que é bem desleixado e foge do estereótipo de cientista padrão.

Cine Arkade Review - Renascida do Inferno

O lado positivo é que mesmo com personalidades tão vazias, todos eles fazem um bom trabalho interpretando seus respectivos personagens. Com a melhor performance sendo inteiramente de Olivia Wilde — até por ter mais tempo de tela e por desenvolver um caminho mais claro em seu personagem pela mudança da amável e simpática Zoe para o aterrador ser que se desenvolve após sua morte.

O diretor Gelb, por sua vez, acompanha a performance agradável de seus personagens com uma direção surpreendentemente boa. A cinematografia de Michael Fimognari ao lado da direção de David Gelb nos dá cenas que acentuam o tom de suspense na primeira hora do filme e se intensificam para o terror completo nos momentos finais quando tudo está se encaminhando para o clímax.

Cine Arkade Review - Renascida do Inferno

Por ser um filme de terror que utiliza artifícios mais ligados a vida real do que ao sobrenatural na maior parte do tempo, Renascida do Inferno não necessitou de um trabalho tão grande em efeitos especiais, mas assim mesmo ele faz um trabalho competente nesta área, e consegue te dar uns bons sustos na maioria das vezes.

Renascida do Inferno não reinventa o gênero nem traz algo que possa deixar os fãs mais assíduos de terror realmente assustados. É um filme que traz uma trama simples, com personagens até que carismáticos, só que tão comuns e inocentes quanto a própria trama, em torno de um trabalho técnico competente que acaba sendo o maior atrativo do filme.

Renascida do Inferno estreia em todo o Brasil no dia 5 de março.

2 Respostas para “Cine Arkade Review – Renascida do Inferno”

  • 6 de março de 2015 às 10:57 -

    leandro leon belmont alves

  • não sou desse tipo de filme, mas que fora dito na Arkade sobre a decadência do gênero terror, então esse daí é apenas mais um.

    • 6 de março de 2015 às 11:04 -

      Henrique Gonçalves

    • É bem isso, ele é só mais um filme de terror que sai periodicamente no cinema e que por algum motivo leva muita gente e dá muita grana. Ainda é um filme bem dirigido e bem atuado, mas não muda o fato de que ele é bem previsível mesmo.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *