Clássicos – Captain Commando: um beat ‘em up com bebês, ninjas e múmias

4 de setembro de 2012
Autor: Carlo Henrique

Os games estilo beat ‘em up dos anos 90 eram desenvolvidos por duas produtoras: a Capcom e o resto! A empresa ganhou muita experiência no lançamento de séries como Final Fight, o que fez com que ela praticamente dominasse os arcades da época. Em 1991, a empresa lançou Captain Commando, jogo que se tornou um clássico do gênero!

Como pouca gente se importa com a trama de um beat ‘em up e quer mesmo é sair na porrada, Captain Commando não tinha sequer uma desculpa para a pancadadaria: o game não mostrava cutscenes de pessoas sendo sequestradas para que o herói pudesse salvar (trama normal nos demais títulos da época), nem ameaças chegando à cidade para os heróis entrarem em ação.

O jogo simplesmente largava o jogador para lutar, sem se preocupar em introduzir praticamente nada! Simplicidade responsa, se considerarmos que o game possui um elenco dos mais curiosos.

O jogador podia escolher entre os membros das tropas Commando, o Captain Commando e seus três companheiros Mummy (uma múmia urbana armada com facas), Ninja e Baby Commando (um bebê montado em um pequeno mech de combate). Cada um contava com seu próprio leque de golpes, poderes e habilidades especiais.

Abaixo, uma imagem histórica deste inusitado grupo de heróis:

Essa caracterização dos personagens permitiu que a Capcom esbanjasse criatividade, com a própria história do Baby Commando: Hoover (nome japonês) é um bebê prodígio que luta em uma armadura especial que ele mesmo projetou, e apresar de ser um bebê, é o cérebro da equipe!

Se Final Fight buscava caracterizar os inimigos como pit boys para entrar no contexto da gangue Mad GearCaptain Commando (por não ter história) permitiu que a Capcom colocasse os mais variados tipos de inimigos no jogo. De alienígenas a eletricistas, diversidade foi a principal ideia para criar os oponentes.

Os gráficos do jogo eram iguais ao que se tinha na época, sem grandes inovações. A diferença, principalmente se compararmos com Final Fight, é que a câmera era mais afastada, permitindo que o jogador tivesse uma visão mais ampla dos arredores.

O áudio era um ponto que viajava por altos e baixos: ao mesmo tempo em que as músicas eram boas, as vozes eram muito estranhas, até mesmo se comparadas às dublagens de personagens de outros títulos da Capcom na época.

Muita gente lembra de clássicos como Golden Axe, Final Fight, Tartarugas NinjaCadillacs and Dinosaurs, mas jamais devemos esquecer de Captain Commando, afinal estes personagens que se tornaram tão queridos que até ganharam uma série em quadrinhos, e posteriormente integraram o elenco de outros games, como Marvel Vs. Capcom.

O gênero beat ‘em up perdeu um pouco de seu brilho no decorrer dos anos, mas foi nesta época – o início dos anos 90 – que ele mais brilhou, em casas de fliperama de todo o mundo. Captain Commando foi um dos games que contribuiu com a popularização deste gênero tão bacana.

Mesmo com seu descaso com a trama e seus personagens pra lá de estranhos, Captain Commando se tornou um marco na história da Capcom e uma prova de que uma boa equipe não é feita apenas de caras musculosos e mulheres com pouca roupa!

Mais do que isso, Captain Commando é garantia de diversão até hoje, especialmente no multiplayer com 4 jogadores simultâneos!

  • DanielWarfare

    Capcom é uma constante relação de amor e ódio. Você ama ela por causa de clássicos como Street Fighter, Final Fight, Bionic Commando, Resident Evil etc. Mas você odeia ela pelas ações tomadas pela mesma atualmente, DLCs DLCs e mais DLCs!!!!! \o/
    Fazer o que?…

  • leandro(leon belmont) alves

    caras, jogo muito Captain Commando na minha casa e num shopping na minha cidade onde tem vários games num unico Arcade. geralmente vou com Sho, o Ninja. a maioria pega o Capitão ou a múmia. eu e meus amigos tentavamos termina-lo no SNES, mas mesmo no Easy, não era fácil. foi no arcade, com algumas fichas que consegui zerar pela primeira vez.

    atualmente estou tentando zerar em Very Hard, sem usar continues, por enquanto só chego a 6 fase, mas estou melhorando.

    e é mesmo. nunca pensei no enredo do Captain Commando. eu imaginava que Genocyber…err, Genocide queria dominar a terra e apenas o Capitão Nasci..Commando poderia dete-lo e tem mais uma coisa…

    CAPCOM! Capitão/Commando. Capcom, sacaram? hahahahaha!!! Hee-Hoo!! :)

    agora suas vidas estão completas.

    • leandro(leon belmont) alves

      eu ADORO jogo velho!!!!!!! os melhores são os de antigamentes!!!

      sim, sou um velho ranzinza de 26 anos.

      agora sabem porque. vou dar uma jogadinha amanhã. Hee-Hoo!!

    • DanielWarfare

      Minha vida agora faz mais sentido!!!! LOL
      E quem não gosta de jogos antigos? (pergunta retorica)
      Ontem mesmo estava eu jogando Rock ‘n Roll Racing \o/

    • caio

      Putz vei, sou soh eu que joguei Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara?
      da própria Capcom, mesmo gênero, mas sangra de tão épico:
      Classes de RPG + equipar itens + soltar magias + final fight + 4 jogadores + monstros de D&D + replay absurdo de tantos caminhos + segredos que até hoje não desvendei + combos de verdade.

      Até hoje espero um jogo que nem aquele, mas não existe…

      • leandro(leon belmont)alves

        eu também jogo esse Dungeon e Dragons Caio. eu ia com o mago achando que era o Presto.

        como queria que fosse verdade

      • daniel

        uns que num sei se fizeram a materia ainda, num é da capcom naum, mas é o senhor jogo é o sengoku 3 , to novo na area e num pesquisei a page a fundo, mas , se num tiver coloca uma materia deste jogo ae , poxa ,joguei pelo MAME….fodastico.

    • KING OF KINGS

      cara eu tenho uma fita desse ainda muito bom

    • KING OF KINGS

      nem me fale dá uma saudade se parar pra pensar até choro muita coisa me lembra minha infancia esse jogo é um

  • Acme

    O nome do “mummy” é Jennet, o nome do “baby” é Hoover, e o nome do “ninja” não é Sho é Ginzu…e a mente maligna se chama Schumocide que é um engenheiro genético.

    ;D

  • Renan do Prado

    Esse sim era um game muito divertido!!!!

  • http://www.zecarlosblogartfolio.blogspot.com zecarlos

    ta ai um game que jogo ate hoje(por emulador)um grande krassico…que preza pela diversao do gamer…infelizmente hoje em dia esse e um conceito esquecido pela maioria dos produtores

  • Junior Candido

    Tenho este jogo no meu PSP e sou feliz.

  • Edimartin Martins

    Joguei muito Captain Comando. Lembro que ele foi lançado no final da vida do super nintendo e portanto teve um lançamento para PSOne que era muito parecido com a versão de Super Nintendo.

  • Thelrys

    Nossa! Esse eu joguei muito e ainda tenho ele no PSP até hj! Era meu estilo de jogo favorito, a gente chamava de jogo “briga de rua”! Muito bom! Bons tempos! Boas coisas! Tá aí um estilo que poderia voltar na atual geração de games.

  • Fidelis

    A desculpa pra porradaria é contada na intro do Jogo…
    abs

  • http://www.arkade.com wagnervanin

    issu me lembra minha infancia e a primeira vez que zerei esse jogo,e euu so jogava com a mumia muito dahora.

  • William

    Capitão Comando realmente é um jogo nostálgico. Adorava esse gênero e, de fato, é uma pena que não lançem mais jogos deste tipo para os novos vídeos games. Mas bem que poderiam lançá-los para download na psn e xbox live. O que me alegra é saber que estão lançando uns jogos “retrôs” interessantes que lembram a época áurea do super nintendo como o Double dragon Neon e alguns jogos de ação/plataforma 2d de visão lateral que lembra jogos como os primeiros castlevanias, contra e afins.

    Não sei se alguém daqui sabe, mas o significado da sigla CAPCOM vem das iniciais de Capitão Comando que foi o jogo que deu muita projeção á empresa na época: CAP itão COM ando. Abraço a todos !!!

  • Diogo

    eh oq dizer, antigamente jogos te divertiam, nao so vc mas sua galerinha, por tempoooo e tempo…nao perdia a graça, msm sem um enredo. hj em dia, vc joga 1, 2 vezes e ja cansou do game…nessa epoca a capcom mandava mto bem…ainda tem seus bons jogos, mas hj em dia eh mto mercenaria com seus DLC infinitos.

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se