Coluna Arkade de Cinema: a birra da Academia com o cinema geek

19 de julho de 2012

Coluna Arkade de Cinema: a birra da Academia com o cinema geek

Notoriamente, os filmes premiados pelo Oscar são sucessos de bilheteria, mas nem sempre são aqueles filmes considerados populares ou pertencentes à cultura geek (filmes que, aliás, têm dominado os cinemas nos últimos quinze anos). Afinal, o que a Academia tem contra os grandes blockbusters geeks?

Com o tempo, já se tornou comum vermos ótimos filmes como Os Vingadores ou a saga Harry Potter serem ignorados na premiação, até mesmo para categorias técnicas.

O último (único?) filme destacadamente geek a receber o prêmio de Melhor Filme no Oscar foi o grandioso O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, em 2003, filme que aliás, está até hoje no topo dos filmes mais premiados de todos os tempos, ao lado de Ben-Hur e Titanic, todos com 11 estatuetas.

Coluna Arkade de Cinema: a birra da Academia com o cinema geek

Isso foi em 2003. Estamos em 2012. Já se vão quase 10 anos sem que um filme geek obtenha destaque na maior premiação do cinema mundial.

Vendo isto só nos resta indagar: porque a Academia não reconhece esse nicho cinematográfico que anda tão em alta? Repare como os maiores lançamentos dos últimos anos são filmes baseados em histórias em quadrinhos, livros e games.

Claro, para cada ótimo filme (O Retorno do Rei), existe um ruim (cof, cof, Lanterna Verde), mas, mesmo assim é triste vermos excelentes filme como Os Vingadores ou o vindouro Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (filmes que com certeza são/serão melhores que muitos outros preferidos pela Academia) sendo esnobados pela Academia.

Coluna Arkade de Cinema: a birra da Academia com o cinema geek

Está claro que quem seleciona os filmes não possui o mesmo gosto que a gente, mas a demanda, o sucesso e o capricho (técnico e cenográfico) destes filmes mostra que eles já deixaram de ser apenas “fimes para geeks“. São grandes produções que merecem ser avaliadas no mesmo páreo dos filmes “cult” que a Academia adora premiar.

Será que não é o caso da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas passar por uma “recauchutagem” ou uma “revisão”, para passar a valorizar mais o que o público gosta, e não somente o que eles consideram bom?

Em todo caso, esses questionamentos podem acabar sendo nulos, já que o mundo pode (ou vai?) acabar em dezembro de 2012.

E você, o que acha desta “injustiça”? Deixe sua opinião nos comentários!

* Este artigo foi escrito por Fábio Torres, jornalista, cinéfilo e colunista da Arkade.

104 Respostas para “Coluna Arkade de Cinema: a birra da Academia com o cinema geek”

  • 19 de julho de 2012 às 16:40 -

    Renan

  • Eu sinceramente não gosto da Academia. Os filmes que atualmente são os melhores do mundo seguem um padrão que eu notei: Nenhum é um filme alegre, em todos, alguém sofre de alguma forma, na grande maioria, são filmes que eu consideraria “mergulhado nas dorgas”, pois se trata do problema psicótico de um, ou os Churruminos do outro. Depois que Avatar perdeu para Guerra ao Terror (eu não assisti o 2º, mas vi que não chega nem perto de merecer o Oscar de melhor filme), qualquer um pode ver que tem “interesse” por trás das escolhas. E realmente, filmes populares do cenário geek são totalmente descartados. Se saísse um filme de Gof of War por exemplo, com efeitos especiais tão perfeitos que deixariam Avatar no chinelo, duvido que iria até o Oscer, e se fosse, perderia pra algum outro filme chato. O Oscar é uma das maiores panelinhas em TV aberta (ao vivo na Globo, logo após a transmissão das Olimpíadas de Sidney).

    • 19 de julho de 2012 às 17:18 -

      FeeH

    • Pra mim Guerra ao Terror é bem superior aos Smurfs Gigantes que leva o nome de Avatar e ainda conta um história fraca .

      • 19 de julho de 2012 às 17:26 -

        ViTcHaWmMmM

      • Concoro do vc Fehh, Guerra ao Terror é extremamente superior simplesmente por ser um filme “HUMANO” com coisas que sinceramente tocam e mostram exatamente oq muitos olhos se fecharam para NÃO VER!

        Até hoje considero ele um dos melhores filmes que já vi, junto com o filme praticamente AMADOR, Distrito 9!

      • 19 de julho de 2012 às 20:12 -

        leandro(leonbelmont) alves

      • concordo Feeh, Avatar não merecia o hype que recebeu. eu assisti e me peguntava: isso aí que revolucionou alguma coisa? cara, basta alguém se pintar de azul o corpo inteiro, colocar umas lentes de contato amarelas e já é um Avatar…(que acho errado esse termo, Avatar para min é o Aang…) até aqui em Recife, no carnaval, as pessoas se fantasiam deles e ficam iguais as do filme. papo sério, e o pessoal do filme levou milhões em maquiagem, quando eu mesmo só gastei 30 reais…tsc,tsc.

        e estamos reclamando agora Renan, mas quando ficarmos mais velhos, nós vamos curtir o Oscar como o Mtv Movie Awards….triste, porém verdade. e não vão substituir a maneira de escolherem filmes, cineasta de verdade, gosta de Wood Allen ou até Martin Scorcese não Paul Anderson ou Uwe Boll( quem gostar desse aí…Deus tenha piedade dessa alma…)

      • 20 de julho de 2012 às 07:32 -

        Renan

      • Como eu disse, eu não assisti Guerra ao Terror, mas todos que eu conheço que assistiram me falaram que não é tudo isso não.

      • 20 de julho de 2012 às 09:54 -

        Edimartin Martins

      • Eu também acho que Avatar foi apenas propaganda (só isso). Prometeram revolucionar o 3D (a única maneira de revolucionar é com hologramas).

        Recentemente o Oscar tem sido apenas propaganda. Eu acho que The Dark Knight foi muito melhor que Slumdog Millionaire mas a questão é: Um filme indiano recebendo prêmios nos Estados Unidos.

        Agora eu não acredito que Avengers mereceria um oscar. Só se for em filme de comédia.

    • 19 de julho de 2012 às 18:56 -

      zecarlos

    • concordo com vcs sobre guerra ao terror…o que deu pra perceber na materia e que esta se pensando em blockbuster como filme arte…e e justamente ao contrario e mano serio,a ademia nao e popular e nunca sera…pois ja se provou inumeras vezes que filme bom nem sempre e o filme mais caro….por mais que eu discorde muitas vezes da academia e sendo que ela priorisa apenas territorio americano e seus ideais

      • 20 de julho de 2012 às 20:20 -

        Ana

      • Ñ assisti o guerra ao terror, mas avatar foi meio…. Decepcionante…

        Aliás, assistam Pocahontas. É exatamente A MESMA coisa. A diferença é que a Disney soube separar os elementos antagônicos (natureza x civilização) e colocou cada um em seu devido canto (com o John Smith voltando ferido para a Inglaterra e a Pocahontas ficando em sua terra). Avatar me enfurece por isso: a ‘civilização’ se torna a ‘natureza’ e a proteção da natureza depende da civilização. No mais, é um filme lindo visualmente. Mas só.

  • 19 de julho de 2012 às 16:48 -

    Litiser

  • O Hobbit tá ai então provavelmente será o próximo a “conquistar” a academia ^^

  • 19 de julho de 2012 às 17:16 -

    FeeH

  • Acho que por um lado eles tem certezas ou por outros nao , pra mim Guerra ao Terror é bem ( tanto que levou o oscar ) melhor que os Smurfs Gigantes e preferia bem mais a Invenção de Hugo Cabret do que o Artista ! Mais voltando ao asssunto acho que tem que trocar os senhores que avaliam o Oscar e até la em Brasilia , pois ficam sempre com o cabresto , só olhando pra frente e esquecendo os de lados .

    • 20 de julho de 2012 às 16:01 -

      KING OF KINGS

    • Cara normal isso não tem birra nenhuma

  • 19 de julho de 2012 às 20:19 -

    Mateus Felipe de Souza

  • Não ta gostando do Oscar? Acompanha outra premiação. Cria uma pra você num site.. Os cara tem o padrão deles, é o mais visto no mundo fazer o que…

    • 19 de julho de 2012 às 19:03 -

      zecarlos

    • mas o oscar e o segundo festival mais importante do mundo…se for levar o cinema a serio mesmo…vao acabar vendo o cinema americano e uma grande lata de sardinha comparada a outros paises…infelismente ,os mamericanos popularizaram o termo entreterimento,principalmente pra eles mesmo

      • 19 de julho de 2012 às 23:43 -

        Renan

      • “Melhor filme estrangeiro” – pra dar chance pro “resto do mundo” poder participar da premiação…

  • 19 de julho de 2012 às 17:40 -

    Henrique

  • Na verdade, pra cada filme bom, nós podemos citar uns 40 filmes ruins.
    Max Payne, Alone in the Darkness, Hulk (Todos os filmes dele), Motoqueiro Fantasma (Novamente os dois), Dragon Ball, alguns dos filmes do Superman, Resident Evil, Lara Croft e por aí vai…

    • 19 de julho de 2012 às 19:57 -

      leandro(leonbelmont) alves

    • Max Payne achei passável, do filme do Hulk só gostei do primeiro. Alone the Dark, meh! e os outros concordo plenamente

    • 20 de julho de 2012 às 16:02 -

      KING OF KINGS

    • Pois é o fato não é que eles cismam com uns filmes destes mas eles simplesmente não merecem, vingadores pode ser legal e tudo mais mas tem lá suas falhas eles se agarram nisso

  • 19 de julho de 2012 às 18:38 -

    Guilherme Pacelli

  • Concordo que a Academia deva olhar mais para esses filmes geeks, pelo menos indicando a prêmios nas categorias de efeitos especiais ou até mesmo fotografia, já que são filmes tecnicamente muito bem produzidos. Talvez eu seja o único “nerd” que não tenha achado o filme Os Vingadores lá estas coisas todas, mas é inegável a ótima produção técnica do filme. Acho que a Academia por ser ainda bem conservadora, evita indicar estes filmes baseados em outros nichos comerciais, dando preferência por indicar obras que pareçam não ser, pelo menos à primeira vista, “indústria cultural”, ou seja, baseados em histórias já consagradas de HQs, Games etc, já a muito tempo exploradas comercialmente pela indústria. O senhor dos anéis talvez não fuja a esta regra, conseguiu ser indicado e ganhar muitos Oscars, mas a exploração comercial da obra, na época ainda não estava saturada, com décadas de lançamentos de HQs, games ou outros produtos relacionados, que não estranhariam tanto a elite de críticos por provocar a falsa sensação de originalidade.

    • 19 de julho de 2012 às 19:24 -

      zecarlos

    • concordo contigo sobre senhor dos aneis, vinagadores… vejo sim oscars tecnicos pra sem sem sombra de duvida……mas acho que a hora que os blockbuster de modo geral comecarem a dominar as premiacoes do oscar…e sinal de que a a verdadeira arte do cinema esta morta em terras americanas…pode ter certeza disso.outra coisa e que filmes muioto comerciais nunca serao premiados como melhor filme…e olha so no caso dos herois,tem mais filme candidato a franbuesa de ouro do que oscar

      • 20 de julho de 2012 às 16:12 -

        KING OF KINGS

      • Cara,somos 2 eu não não achei vingadores tão quanto anunciavam não,claro a produção é maravilhosa mas receber o oscar de melhor filme?!?!?!!? WTF???

    • 19 de julho de 2012 às 19:51 -

      leandro(leonbelmont) alves

    • concordo, os Vingadores, não foi lá grande coisa. é um filme parado a maior parte do tempo e só nas partes finais que valeu assistir. acho que o unico filme que valia algum Oscar é Watchmen (isso se ele ganhou algum prêmio e eu não sabia) pois mostra que nem todo herói é santo e tem conflitos com a própria sociedade que deveria proteger…acho que tem mais profundidade que um filme do Tony Stark ou do Bruce Banner

      • 20 de julho de 2012 às 13:18 -

        zecarlos

      • discordo sobre watchmen e econcordo com alan moore sobre o filme….sinto dizer que esse filme tmbm nao merece alguma premiacao sequer…que por mais que a historia seja atraente por abordar uma visao diferente do e ser um super heroi…isso nao e o suficiente pra diferencia-lo de outras producoes comerciais….e ate onde eu sei nao ganho nenhum premio sequer…mas certamente e capaz de ter ganhado algumas franboesas

  • 19 de julho de 2012 às 19:03 -

    Kubrick Stare Nun

  • Fala sério, então você acha que só porque um filme tem efeitos especiais caros e é assistido por uma grande quantidade de pessoas isso significa que ele é bom? Isso é uma falácia sem tamanho. Oscar é para filme com MÉRITO ARTÍSTICO! Se o que você quer ver é mérito de dinheiro envolvido vá ler a lista da Wikipedia dos filmes mais caros ou a dos filmes mais assistidos.

    Agora, a coisa que nós realmente deviamos estar criticando sobre o Oscar é a forma como só ganham filmes Estadunidenses e o Brasil mesmo produzindo alguns dos filmes mais belos e inteligentes que já existiram (Cidade de Deus, Tropa de Elite, O Cheiro do Ralo, Última Parada 174, etc…) nunca ganham.

    • 19 de julho de 2012 às 20:02 -

      leandro(leonbelmont) alves

    • tirando Tropa de Elite…(que é um filme comum para os padrões americanos) concordo que esses mencionados mereciam. mas acho mais preconceito mesmo pela américa latina. embora premie um ou outro para disfarçar. filmes europeus levam o prêmio em sua maioria tendo cineastas mais respeitados. Walter Salles é um dos nossos, mais para ganhar de Woody Allen,Pedro Escobar e outros…

    • 20 de julho de 2012 às 13:24 -

      zecarlos

    • desculpa ae mas discordo de vcs….tirando o fato do oscar priorizar o cinema americano,alem do fato de nao ter problema algum nisso pois ele nao e um festival a nivel mundial…ele tenta ser um pouquinho democratico…e caras por mais que os filmes citados seja du cario…estao longe de concorrer com o outros paises que tem experiencia e qualidade em producao muito alem do que temos por aqui….nao da pra exigir,o pais ainda sim e mal estruturado culturalmente em relacao a europeus,americanos e etc

      • 20 de julho de 2012 às 15:54 -

        Henrique Gonçalves

      • Sei não zecarlos, se fosse assim José Padilha (diretor de Tropa de Elite) não estaria fazendo seu primeiro filme internacional de grande porte, que é o remake de Robocop.

      • 20 de julho de 2012 às 16:22 -

        KING OF KINGS

      • Se for comparar efeito especial história mirabolantes bilheteria cheia de geek, não se compara mesmo. mas se for comparar história qual merece mais um oscar aquele filme da fernanda montenegro ou os vingadores

      • 20 de julho de 2012 às 18:58 -

        zecarlos

      • putz KING de fe fico com central do brasil cara…e olhe que achei o filme um saco…desculpa galera mas vcs precisam se informar como funciona realmente o oscar,nao precisa trampar ou estudar na area pra saber o basico nao…se eu for fazer isso vou me extender dimais…henrique entendo o que vc disse mas…os filmes que vc citou saoos melhor que o brasil produziu ate hoje sem duvida,os diretores ganharam distapor causa do seu merito…se vc levar em conta que o pais ainda produz menos do que quaquer pais da europa e asia e america do norte..o leque do que realmente bom e como achar agulha num palheiro,la fora existem subsidios pra producao a nivel comercial e cultural…ao contrario daqui que e mais pra sobreviencia da arte

      • 20 de julho de 2012 às 19:02 -

        zecarlos

      • sobre robocop,prefiro nao desiludir alguns de vcs…entao ficarei quieto

      • 20 de julho de 2012 às 20:24 -

        Ana

      • A academia passa a impressão que se a grande massa gosta, não presta. Mas se a grande massa não gosta, critica, é bom. Um exemplo disso é Cisne Negro, que foi indicado, mas não levou. Digo, todo mundo que eu pergunto achou uma porcaria, mas eu gostei. PORÉM, apenas gostei pq eu tenho uma noção mto leve (tão leve quanto uma pluma) de Freud, que explica boa parte do filme. Digo, estamos flando de uma grande massa, onde uma parcela ínfima entende Freud (e me considero fora dela). No final, a impressão que passa é que o Oscar é uma premiação elitista que deve ser passada apenas para que nós, meros mortais, sintamos o gosto da ‘divindade’ da ínfima parcela da população.

      • 21 de julho de 2012 às 19:22 -

        Henrique Gonçalves

      • Eu entendo zecarlos e nem sou tão fã de Robocop, o que queria dizer é que o reboot está recebendo um hype enorme e todo dia eles estão revelando atores de alto nivel para o reboot. Francamente eu não apoio reboots porque o que está certo não deveria ser arrumado (pelo menos no caso dos filmes). Mas sim, para cada Tropa de Elite, nós temos 20 filmes de merda sendo lançados por aí.

      • 24 de julho de 2012 às 08:59 -

        zecarlos

      • padilha foi reconhecido pelos gringos,trampo e merito dele proprio que ja pintou por cinemas americanos mais de uma vez,o que vc questiona sao duas coisas totalmente diferentes…porem trampar com os gringos a coisa muda de figura….a unica coisa que posso afirmar de robocop e que poderia sair um filme bom dali…mas devido a grande dor de cabeca do projeto e o corte de liberdade ao diretor…padilha simplismente vai fazer o que pedem….so isso…e um diretor quase autoral,fazendo um filme totalmente comercial

      • 24 de julho de 2012 às 09:13 -

        Renan

      • Concordo com a Ana

      • 24 de julho de 2012 às 09:18 -

        Renan

      • O Oscar pra falar a verdade se tornou um “restrição” pra quem quer ver filme. Se o filme não recebeu nenhuma indicação, então não vale o seu tempo em assistir. E no fim o que acontece é que ninguém aprecia nenhum filme, o mínimo detalhe técnico condena um filme ao fracasso, e o objetivo primordial de um filme: entreter, não cumpre mais o seu papel porque ninguém quer mais ver filme pra se entreter, e sim pra ficar avaliando qualquer ponto técnico ou de enredo.

  • 19 de julho de 2012 às 19:16 -

    zecarlos

  • por mais que eu discorde na maioria das vezes do oscar,eu acho que a academia certamente deve e limar blockbuster mesmo,pois pra um filme ter o titulo de melhor filme ou qualquer estatueta…no minimo ele tem que acrescentar algo,tanto ao publico quanto ao cinema,porem os blockbusters atuais e ate mesmo os de herois,fazem isso apenas ao publico e na real esta fadado a receber apenas oscars tecnicos…ta vingadores foi legal?foi…mas perai,nao e nem mesmo uma obra de arte,o mesmo serve para avatar,batman dn e etc…sao filmes enlatados,mas certamente os leigos nao perceberao isso.logico que tem os que tentam juntar a arte e o enlatado e fazem coisas otimas,mas a finalidade de um blockbuster sempre sera ganhar dinheiro e nao premios,por se tratar de algo estritamente comercial e nao artistico

    • 19 de julho de 2012 às 19:34 -

      Kubrick Stare Nun

    • Nailed it.

    • 19 de julho de 2012 às 19:46 -

      leandro(leonbelmont) alves

    • concordo com o Zecarlos, nenhum Blockbuster te faz chorar, faz você pensar sobre sua vida e outros sentimentos que filmes para a massa não traria.

      • 20 de julho de 2012 às 16:56 -

        KING OF KINGS

      • Agora imagina criar um filme dos vingadores pra tentar pegar o oscar do jeito que a academia gosta kkkk

      • 20 de julho de 2012 às 19:14 -

        zecarlos

      • AAAAAAAAA ai que ta camarada…..isso jamais aconteceria…por se tratar de uma grande marca chamada VINGADORES,um produto voltado para as massas…vc entraria na balanca se vc fizer ele arte,o publico certamente odiaria,se ja odeia por serem feitar pequenas adaptacoes

  • 19 de julho de 2012 às 19:36 -

    Diana

  • O Oscar é uma premiação antiga e valoriza atributos que vão além de aceitação e de sentimento cult. Os caras escolhem segundo alguns “critérios” e tem bem construída uma imagem de “veículo indicador”. SdA não ganhou por ser cult, mas porque tinha algum fã de Tolkien lá hahahahah… Brincadeira. :/ Se eu não tivesse lido uma página dele, ainda assim seria um filme insuperável. Foi filmado com carinho.

    E sério… Teve alguma boa sorte, porque grandes filmes já foram deixados de lado, como Citizen Kane, Psyco, The Orange Clockwork e uma penca de filmes de Martin Scorcese… Muitos filmes prestigiados por gerações, não por ganharem estatuetas, mas por iluminarem de ideias e de novos horizontes as mentes dos que a eles assistem. E Oscar não é para o filme, é para quem nele trabalha. Quando o artista se acorrenta a essa indústria do reconhecimento está fadado a corromper sua própria arte. Felizmente, uma boa parte deles está bem desamarrada. :)

    • 20 de julho de 2012 às 16:58 -

      KING OF KINGS

    • Assino em baixo em tudo oque voce falou diana, quem faz o filme são os atores não o nome dele.

  • 19 de julho de 2012 às 19:43 -

    leandro(leonbelmont) alves

  • eles precisam de uma reforma desde que deram 11 Oscars para o Titanic….argh!

    mas não vão dar prêmio algum a filmes como Batman ou Homen Aranha. pois é filme de Nerd. só porque você assiste um Senhor dos aneís, Resident Evil ou algo assim, o cara não é considerado um cinéfilo. só aqueles filmes Noir,Cult que são respeitados. pensem bem, o povo vai admirar alguém que vê o Guardião de Memorias, a Lista de Schindler e Cidadão Kane e o mesmo achar uma obra prima ou o cara que vê esses filmes de heroís e ainda quer achar intelectual por saber de cor e salteado a história do Loki e Thor?

    além do que, quem escolhe são gente bastante experiente e viu muitos filmes. e vamos combinar, filmes de ação foram feitos para durar um verão ou até as férias. já clássicos vão ser eternos. Titanic, vai ser lembrado daqui a 10,20 ou 30 anos.

    e filmecos como Resident….deveriam ser apagados pela memória da humanidade…

    • 19 de julho de 2012 às 19:50 -

      Kubrick Stare Nun

    • Pois é Leandro, é assim a vida no Sci-Fi Ghetto.

      • 20 de julho de 2012 às 17:03 -

        KING OF KINGS

      • Eu concordo em parte pq não é o nome Resident Evil que vai fazer um filme não ganhar um oscar mas sim as atuações que vão estar nele,e que não se compara com as de outros filmes de sucesso, mas uma coisa é verdade classicos são para a vida toda.

  • 20 de julho de 2012 às 00:17 -

    Ana Paula de Mattos

  • As pessoas não entendem que o Oscar é para filmes mais artísticos e requintados. Quem não entende do assunto acaba achando a premiação esnobe. Não, eles simplesmente reconhecem outros aspectos dos filmes, o quesito "arte". É como mandar um crítico de gastronomia avaliar um Big Mac. Todo mundo adora, todo mundo come, mas não é o mesmo que um suflê ou crème brûlée. Quer reconhecimento das massas? É pra isso que existe People's Choice Awards, MTV Movie Awards e tantos outros. É até bom que ainda façam essa distinção, ao contrário do Grammy, que agora dá um prêmio pra qualquer Rihanna e Kate Perry da vida. Eles deixaram o padrão cair muito para refletir o gosto popular. Não estou dizendo que os filmes geeks não merecem reconhecimento, mas você não pode colocar coisas completamente distintas na mesma categoria. Acho válido, sim, dar destaque para os aspectos mais técnicos, como maquiagem, direção de arte, figurino, edição, trilha sonora etc. Existe um lugar certo pra cada coisa e quem ganha com isso somos nós, portanto, não vejo problema nisso. Não vão colocar uma estátua do Hulk no Louvre só porque é popular.

    • 20 de julho de 2012 às 10:00 -

      zecarlos

    • concordo…co cada letra hehehe…na verdade acho ate besteira questionar tal coisa

      • 20 de julho de 2012 às 16:24 -

        KING OF KINGS

      • Uma coisa eu estou quase certo talvez isso nao mude nunca

  • 20 de julho de 2012 às 00:03 -

    Henrique Gonçalves

  • Francamente eu acho que não existe motivo para reclamar sobre a Academia não ligar para os filmes geeks. Nós precisamos mesmo de um prêmio em cima dos filmes tão chamados “geeks”? Por que afinal nós queremos uma estatueta para falar que o filme é bom? E é preciso de ser indicado ao Oscar para ser um filme bom?

    Simplesmente não, não existe motivo de nós querermos um prêmio tão fútil como esse, porque o único motivo de ter isto é para quando alguém perguntar sobre o meio artístico “geek” nós teremos uma forma de comprovar como a arte é importante, já que “o grande e poderoso conselho de anciões do Oscar” falaram que é. E a ultima coisa que precisamos é ficar esfregando na cara dos outros que o nosso meio artístico é arte, se você acha que é bom então pronto, acabou toda a indagação em cima do filme que você gosta.

    Além de outra coisa, o Oscar segue filmes pelo meio artístico como um todo, por isso mesmo que The Artist ganhou tantos prêmios e foi literalmente um exemplo de que não precisamos de efeitos especiais bonitos e cheios de luzes para ganhar um prêmio. E o que mais tem nestes filmes que você citou são efeitos gráficos, enquanto o mais importante, o enredo e uma historia de verdade ficam de lado.

    Mas o grande motivo dos filmes geeks não ganhar nenhum prêmio, é porque quase todos são adaptações de livros e revistas em quadrinhos feitas anos atrás, e adaptação cinematográfica é o menos visto por causa da falta de criatividade do diretor.

    Então antes de se indagar porque o cinema tem birra dos filmes geeks, pense como estes filmes são relevantes para o meio artístico e assim entenderá perfeitamente o porquê.

    • 20 de julho de 2012 às 00:12 -

      Renan

    • Em minha opinião, o que ferrou com a visão de TODOS os seres humanos desse planeta é a completamente errada definição de “arte”. Quem foi que definiu o que é, e o que não é arte? O que é arte para mim, na realidade não é porque um especialista falou um contrário? Por que uma tela cheia de respingos de tinta é arte quando um desenho de uma criança de 5 anos não é? Quem definiu o que é realmente arte? Em minha opinião, o que quase ninguém entende, é que arte é pura e simplesmente uma forma de se expressar, se um quadro, ou um filme, é ruim ou bom, no fundo ainda é arte. É assim que eu penso, arte é subjetivo, e não “definitivo”

    • 20 de julho de 2012 às 10:10 -

      zecarlos

    • na real…vc dois tem razao…porem por outro lado nao consigo ve-los de forma tao artisticas quanto vcs…por mais seja arte tmbm…mas um grande problema,e alguns parecem querer que filmes comerciais seja tratados como filmes arte

      • 20 de julho de 2012 às 10:24 -

        Renan

      • Concordo com você também, por mais que eu acredite que arte não pode ser classificada, infelizmente ela deve ser classificada. O grande problema são é o paradigma, vou explicar: Cisne Negro ganhou Oscar de melhor filme, foi considerado um filme muito forte e inteligente, mas em outro paradigma ele não poderia ser classificado como a história de uma mulher demente com sérios problemas mentais e cuja loucura beira ao absurdo? Chegando ao ponto de ser considerado “Pra que eu quero assistir um filme de uma pessoa retardada?”. No paradigma em que vivemos, a definição que foi posta para explicar o que é arte, é mais complicada do que (em minha visão), arte realmente é. No fim das contas, Cisne Negro poderia acabar ter sido definido como um filme que não vale nem 1 centavo para ser assistido.

        A explicação que eu dei é bem confusa, confesso, mas se tratando de arte, não dá pra se dizer o que tá certo e o que tá errado.

      • 20 de julho de 2012 às 10:38 -

        Renan

      • Tome por exemplo, se de repente os tais avaliadores do Oscar são trocados por um grupo totalmente novo e tão capaz quanto o anterior. Eu acredito que pra ser avaliador do Oscar, a pessoa tem que ser “fudidamente” competente no cargo. Mas digamos que esse novo grupo premie com o Oscar filmes que o grupo anterior jamais premiaria ou sequer indicaria para possível vencedor. Quem teria a razão?

      • 20 de julho de 2012 às 10:42 -

        zecarlos

      • entendo…sei disso…porem tentar explicar esses fundamentos por aqui renderia muito espaco de texto essa que e a verdade…e eu particularmente estou tenetando escrever o menos possivel ehhehe…mas sim vc me deixou confuso hehe nao entendi

      • 20 de julho de 2012 às 10:47 -

        Renan

      • Então eu cheguei onde eu queria, afinal de contas, não tem mesmo como se explicar isso kkkkkkkkkkkkkkk Além de que sera canseira demais kkkkkkkkkkkkk

      • 20 de julho de 2012 às 13:28 -

        zecarlos

      • sobre o que vc disse sobre trocar os avaliadores….ao meu ver nao mudaria nao…ate proque esse grupo e formado por produtores,cineastas,diretores,jornalistas,criticoes e mais uma cambada…todos envolvidos com o que acontece em hollywood…novos ou nao,pra que se mantenha a credibilidade que o envento tem,nao mudaria nao

  • 20 de julho de 2012 às 00:06 -

    Renan

  • Deixo uma pergunta para vocês: que filme pode ser enquadrado na categoria de melhor filme do ano, da década, ou da vida? O filme que te diverte, o que te faz rir, o que te faz chorar, o que te faz se sentir um lixo numa carcaça de carne e osso, o fantasioso, ou o altamente complexo que beira a loucura? Outra pergunta: Quem escolhe qual é o melhor filme? Se de repente a Academia escolhe um filme considerado o pior do mundo por todas as pessoas, mas o desse o Oscar de melhor filme do ano por ele ter alguma característica que ninguém mais no mundo percebeu fora a própria academia, quer dizer que o filme é mesmo o melhor do mundo? O ponto que quero chegar é, o filme que ganha o Oscar, não é o melhor para todos, e se num outro paradigma, a Academia premiasse os “mal vistos” blockbusters, estaria ela certa ou errada? Uma estatueta de ouro garante que você vai gostar desse filme?

    Antes que digam que sou contra a Academia (o que sou em mais de 50% de suas escolhas), o ponto onde eu quero chegar é, esteja a academia certa ou errada, a decisão deles é o que define qual é o melhor filme para VOCÊ?

    • 20 de julho de 2012 às 10:34 -

      zecarlos

    • nao….nao define um filme a postura da academia,mas a de se reaprar numa coisa muito esquecida aqui nos comentarios,a academia premia a industria do cinema,quer dizer que somente o que e realmente relevante a termos artisticos e de impacto a industria e que sera premiados independente mesmo de ser bom ou nao ,o oscar nunca foi e nunca sera um evento popular…acho que isso e o que se deve meter na cabeca..e sim a academia prioriza a arte como um todo e nao,por gastar mais grana ou ganhar mais grana,ou por ser mais visto e la la la blockbuster atualmente esta banalizados a formula pronta e pra justamente renderem dinheiro e nao comover o publico…e ridiculo questionar esse tipo de coisa,e serio,e ser leigo dimais achar que um dia o batema ou vingadores saira com 11 oscar no braco

      • 20 de julho de 2012 às 10:44 -

        Renan

      • Colocando na cabeça que o Oscar premia a indústria, aí é assunto encerrado, não há mais o que argumentar. Não entendi se você disse que é ridículo o meu questionamento, e se um blockbuster vai ser capaz de um dia sair com todos os Oscars da premiação não foi algo que eu disse que acredito que um dia acontecerá, e sim indaguei “e se acontecer, qual será a SUA opinião?”.

      • 20 de julho de 2012 às 13:40 -

        zecarlos

      • explico…sobre o ridiculo….na real nao e contigo ,e que lendo alguns comentario,e babaquice achar que tipo o homem aranha ou vingadores sairao consagrados pela academia como obras de arte assim como qualquer outro blockbuster,por mais que um bando de nerds esteja torcendo pra isso acontecer…e culpar os avaliadores do oscar de serem conservadores aponto de ignorar esse tipo de filme e uma besteira infundada ao meu ver

      • 20 de julho de 2012 às 13:50 -

        Renan

      • Ah sim, entendo. Eu acho que esse tipo de filme realmente não é do tipo de ser apontado a melhor filme, roteiro e enfim. Mas eles realmente possuem seus méritos quando se trata de efeitos especiais, maquiagem (como citado por alguém acima) e tal.

      • 20 de julho de 2012 às 14:14 -

        zecarlos

      • e aquilo que falei acima…e uma galera se iludindo achando que blockbuster e uma grande obra prima sendo que nao e

  • 20 de julho de 2012 às 08:34 -

    Matt Kist

  • Eles definitivamente sabem o que fazem, alias, Os Vingadores é super meia boca, não merece nenhum prêmio da importância do Oscar…
    É bom que eles tenham uma visão mais neutra do cinema, assim eles são capazes de avaliar os filmes de maneira muito mais competente e não acontece de algum fan boy maluco dar um Oscar pra Os Vingadores…

    Desculpe gente, sério, mas Os Vingadores não chega nem aos pés de Homem de Ferro em questão de construção e conteúdo, quanto mais aos pés de Senhor dos Anéis.

    • 20 de julho de 2012 às 10:47 -

      zecarlos

    • cara….sabe que e isso que achei quando assiti vingadores…ehheeheh…e olhe que nem achei homem de ferro la aquelas coisas tmbm

    • 20 de julho de 2012 às 15:57 -

      Henrique Gonçalves

    • Particularmente gostei muito dos Vingadores, mas o unico motivo é porque eu sou um fanboy gigante dos quadrinhos e as histórias que acontecem da Marvel. E é exatamente para onde o filme está se direcionando, os fãs dos quadrinhos e as pessoas que gostam de um filme cheio de ação. Não existe nada de ruim nisto, mas com certeza não é matéria de Oscar

      • 20 de julho de 2012 às 16:53 -

        Renan

      • Concordo com você Henrique

  • 20 de julho de 2012 às 14:45 -

    Renan Costa Viana

  • Desculpa, mas acho justíssimo. Não simplesmente por serem geeks, mas por serem fracos no quesito artístico. “Mimimi o artístico pra mim não é o mesmo pra você” me desculpa, mesmo achando que o conceito de arte muda muito de pessoa pra pessoa não dá pra anarquizar a coisa. Além do mais que a Academia tem seu conceito próprio, fugir disso só para os “geeks” se vangloriam é besteira.

    Batman é o único filme “geek” que me lembro agora que é original e vai para um lado REALMENTE artístico. O resto é pipocão como Vingadores ou a trilogia Homem-Aranha, que são filmes divertidos, porém bobinhos. Além de que esse papo de filmes do Oscar são grandes bilheterias é uma tremenda falácia. É fácil ser grande bilheteria em baixa temporada.

    Acho justo a Academia premiar CRIADORES e ARTISTAS e não simplesmente obras copiadas quadro a quadro como Watchmen ou bocós como Vingadores. Quem vota para os indicados são pessoas de dentro do Cinema, não simplesmente geeks que são os únicos que vêem grandes coisas nesses filmes. E olha que fui assistir todos os filmes da Marvel nos Cinemas e pretendo ir em todos que virão.

    • 20 de julho de 2012 às 14:55 -

      Renan

    • Como eu disse acima, não dá pra classificar arte, mas ela tem que ser classificada. Se você não concorda com minha opinião, direito seu, mas por favor não venha classificá-la como “mimimi”

      • 20 de julho de 2012 às 20:36 -

        Ana

      • Eu concordo em partes com o Renan e concordo em partes com o…. *sobe a página* RENAN? Oh, ok.

        Enfim, não acho que o mundo geek não proporcione reflexão. V de Vingança (o filme) teve uma crítica excelente. Mas também é um (perdão) puta fime, um belo motivacional. Digo, as idéias chocaram tanto que a máscara de Guy Fawkes é símbolo de anarquismo. Agora, querer comparar V de Vingança (amado pela crítica) com Kick Ass (que só vale a pena pela Hit Girl), outro filme geek. Véi, na boa? NA BOA? O que falta talvez seja levar coisas sérias do mundo geek para as telas. A história de um cara que revolucionou e inspirou cidadãos ed um regime autoritário ou a típica história de um garoto ‘mimimimi as meninas não me olham mimimi olha como eu sou nerd mimimimi sou revoltado mimimi tento ser super herói’. Tem que ter algum atributo, um valor, algo a mais….

        Pessoalmente falando agora, eu assisto filmes para me divertir. Simples assim, não procuro filmes em busca de reflexões profundas, eu assisto o que me agrada. Eu odeio os filmes do Batman, Kick Ass. Aliás, no geral, odeio poucos, pq raramente pego para assistir algo pq é cult. Por outro lado, eu adorei V de Vingança, adorei Sucker Punch, adorei Hannah e outros não tão queridinhos pelos críticos. Alguns eu gosto pela ação, outros pela história e outros por me deixarem inspirada após assisti-los. As vezes acho que reflexão demais faz o filme perder o propósito, que é entretenimento. Agora quem define se vc gosta sim ou não…. Bem, é vc…

      • 20 de julho de 2012 às 21:02 -

        Renan

      • Concordo em parte com a Ana, e por outro lado, eu concordo com a ANA!!!!!!! V de Vingança foi o melhor exemplo que você deu!!!!! Filmaço!!!! Reflexivo, e mesmo que alguém discorde, não há como negar que é um filme marcante. A cerca de 1 mês, achei na banca de jornal a edição história de V de Vingança, lançada recentemente, que agrupa todas as edições em apenas uma. LINDO!!!!

      • 20 de julho de 2012 às 21:33 -

        Ana

      • Meu pai tem uma edição de 1980 Renan :D! Ele me deixou ler, mas eu toquei quase com luva UAHSDUHSADUHAS. Eu achei essa edição também, conheço dois lugares bacanas de comprar gibis e cia em SP (se vc for te passo os endereços). Se vc fizer amizade com os dois, vc está feito nesse quesito. Hoje mesmo eu comprei o mangá recém-lançado de Resident Evil por R$8 (o preço normal é R$12) e a edição semi-nova (eu digo nova, masok) das crônicas de nárnia por R$20 (volume único). Na Saraiva tava R$100! E tinha uma edição em capa dura do V lá também, mas tenho q controlar o bolso. Se entro numa loja dessas…. Aiai sdds dinheiro ):!

      • 20 de julho de 2012 às 21:42 -

        Renan

      • Ana, te adoro!!!!!!!! Pena que eu more a cerca de umas 2 horas de carro de SP…. Eu comprei o mangá do RE tbm, mas paguei o preço completo. Tô esperando o 3º livro do AC chegar pelo correio (comprado em pré-venda) e tenho que ir pra livraria procurar o livro do Battlefield 9que duvido que a galera saiba que existe aqui no Brasil!!!!)

      • 20 de julho de 2012 às 21:53 -

        Ana

      • Eu já vi o livro do Battlefield na Saraiva! E tem o do Uncharted tbm. E tem os de Resident q eu ñ acho por nada nesse mundo (vou olhar com calma esse lugar q eu fui hj), mas eu baixei e até que gostei (mas ler no pc é um porre, convenhamos). Eu quero MTO o terceiro livro de AC, mas para o momento tá meio além do q eu posso UUHAHDUDAS.

        E a distância é uma maldita, apenas isso ):

      • 20 de julho de 2012 às 22:04 -

        Renan

      • Eu tenho do Uncharted!!!!! MUITO BOM!!!!! Os do Resident Evil vi na net que ainda não lançou, mas está próximo!!!!

      • 21 de julho de 2012 às 14:21 -

        Renan Costa Viana

      • O comentário não foi contra você, alias nem tinha lido os outros comentários quando escrevi. Se te ofendi de alguma forma me desculpe, não foi a inteção.

  • 20 de julho de 2012 às 15:07 -

    Dark Rock X

  • Pra mim Oscar é igual ao Trófeu Imprensa, ou seja eles não avaliam a qualidade do material como um todo e sim o retorno comercial,não interessa se o filme,etc tem um enredo bem trabalhado, etc, só interessa se ele conseguiu arrecadar $$$$, a exemplo de Avatar,Titanic (que foi ganhador de 11 Oscars),etc…Off.: Se tivesse um Oscar dos Games será que as franquias Metal Gear, God Of War,Halo, Super Mario Bros,etc ganhariam?

    • 20 de julho de 2012 às 15:13 -

      Renan

    • Com os games já é diferente, a opinião do público conta muito. A premiação de GotY é bastante democrática, e pelo menos em minha opinião, é bem justa com os games premiados. E as avaliações feitas nesse tipo de premiação além de contar com os especialistas, leva em conta a opinião do consumidor final, que somos nós, os gamers. As vezes há algumas injustiças, mas no geral, eu adoro as premiações oficiais de games. Tanto que comprei, e viciei, em Skyrim graças ao GotY que ele recebeu!!!

    • 20 de julho de 2012 às 16:53 -

      KING OF KINGS

    • se for assim muitos outros filmes ja teriam ganho o oscar aoi ves de outros ganhare

  • 20 de julho de 2012 às 16:06 -

    KING OF KINGS

  • eles premiarem um filme geek e deixarem de premiar outros filmes seria uma injustiça,não vejo por um lado só, voce tem que ver a coisa toda.nunca que vão fazer uma coisa dessa e se quiserem um filme geek ganhe um de melhor filme é simples.Então faça o melhor filme porra

    • 20 de julho de 2012 às 16:07 -

      KING OF KINGS

    • “MEU PRECIOSO” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • 20 de julho de 2012 às 16:26 -

    KING OF KINGS

  • Não sei pq reclamar heath ledger já ganhou o premio de melhor ator pelo filme do batman em 2008 se isso não é ter reconhecimento então não sei oque é

    • 20 de julho de 2012 às 19:21 -

      zecarlos

    • bom sem querer ser chato e reconhecimento pro ator no caso ne…nao pra marca batman estritamente…mas concordo com vc…pra mim os oscar tecnico ja sao o sucifiente e justos na real e ja foram varios filmes de herois que ganharam,desde dick trace,passando pelo batema do tim burton e nolan,aranha,hulk e la la la…acho que a academia nao tem birra com filmes geeks…e eles que nao tem a altura da academia como….os populares acham sendo que esses populares nao tem conhecimento e nem direitos de interferirem por nao fazerem parte da industria do cinema e seus profissionais

      • 20 de julho de 2012 às 20:38 -

        Ana

      • Só eu achei aquele Coringa…. Patético? Tipo, mata a pessoa com um lápis, legal, a Lucy de Elfen Lied já fez isso e com menos esforço. Ah, joga a guria do prédio. Da hora, mil e outros vilões já fizeram isso e por bem menos do que apenas se opor ao outro vilão. Muito fraquinho ):

      • 21 de julho de 2012 às 19:29 -

        Henrique Gonçalves

      • Ana, eu acho que o que fez o Coringa ser tão iconico não foram as suas ações, mas sim o momento inesperado das ações, tipo, do nada você esta vendo o filme lalalala e BAM, o Coringa enfia o cara em um lápis na mesa, outras cenas deles não são tão fortes mas a atuação de Heath Ledger foi tão genuina e original que fez tudo ser excelente. Eu gosto muito deste Coringa no filme, apesar que outros Coringas (especialmente dos quadrinhos como em The Killing Joke) fizeram trabalho melhor.

      • 24 de julho de 2012 às 10:31 -

        KING OF KINGS

      • vish Ana acho que é só voce mesmo pq o cara tava demais,

      • 24 de julho de 2012 às 10:33 -

        KING OF KINGS

      • Mas é claro que o reconhecimento foi pro ator, não dá pra escolher por exemplo o batman como um melhor filme só pelo nome que ele tem, mas sim como um conjunto inclusive boas atuações

  • 20 de julho de 2012 às 22:56 -

    Carlo Henrique Valentine

  • Não sei porque a Arkade está sendo tão trollada como agora, mas essas ações são inevitáveis, fazer o que?!
    Tudo bem até o Oscar não favorecer aos filmes derivados de midias geeks, mas nunca se poderá falar que a Academia favorece aos filmes "arte".
    Titanic por exemplo, é até hoje uma das maiores dúvidas da humanidade, um dos piores filmes que já fizeram mas mesmo assim quase não soube onde guardar os tantos oscars que ganhou. É como se um jogo da Hannah Montana ganhasse prêmio de jogo mais vendido do ano.
    Minha opinião é que a Academia tenta premiar cineastas de "nome" para que eles continuem financiando Hollywood, pois olhando para trás eu não consigo me lembrar de nenhum filme do Martin Scorcese que não recebeu indicação (e olha que ele já fez incriveis chaturas como a O Aviador). Crianças Invisiveis é um filme técnicamente perfeito que não teve a consideração que merecia por não ser levado pro oscar, se tivesse sido, 85% das crianças no mundo não passariam fome hoje em dia. As aventuras de tin tin foi um filme de qualidade infima, mas que também não foi levado em conta.
    A verdade é que a Academia rejeita os filmes bons para puxar o saco de cineastas ultrapassados.

    • 21 de julho de 2012 às 00:04 -

      Renan Do Prado

    • Receba meus singelos cumprimentos!!! É o que eu penso sobre a academia também

    • 23 de julho de 2012 às 19:40 -

      zecarlos

    • discordo…parece uma afirmacao superficial

    • 24 de julho de 2012 às 19:42 -

      Kryzalid Toma

    • Os meus comprimentos tambem penso o mesmo.
      E existem premios mais serios e importantes que esse.

  • 20 de julho de 2012 às 20:16 -

    Ana

  • Eu francamente acho que Senhor dos Anéis apenas foi premiado pela obra (como um todo) do Tolkien. Ele criou um universo absoluto para sua história. Mas mais do que isso, os personagens (digo na trilogia como um todo) evoluem e se desenvolvem, o que eu acho que falta em outros filmes do gênero. Digo, sim, Senhor dos Anéis tem uma pancadaria ferrada (e amamos essa pancadaria), mas para quem vê “de fora” do universo geek, faz sentido. Mostra-se, por exemplo, que anões e elfos não se dão bem, mas Legolas e Gimli desenvolvem, durante o enredo, uma fortíssima amizade. E aliás, é bom que todos os povos se unam contra um mal comum (Sauron e a eliminação do Um Anel), ou então vai tdo mundo pra cucuia.

    Também acho que Senhor dos Anéis tem conflitos mais próximos aos de pessoas comuns. Frodo é um herói que carrega uma responsabilidade contra sua vontade, acompanhado dos amigos hobbits (e francamente, nessas horas é o que mais esperamos dos nossos amigos). Aragorn e Arwen vivem as dificuldades de um amor próximo aos de muitas pessoas (família contra (“”””contra””””), guerra, responsabilidades maiores), Éowyn é a garota que deseja fazer parte de um mundo que socialmente, não é o dela, Faramir vive na sombra do irmão e Boromir toma para si a responsabilidade de proteger todos. Pelo menos um desses conflitos já foi enfrentado por algum ser humano.

    Eu francamente acho que os Vingadores tem chance. Há um pano de fundo para o filme principal (Thor, homem de ferro, capitão américa e os terríveis filmes do Hulk), não deixando os críticos de cinema (que provavelmente são OUT desse universo) boiando com tanta porrada e efeitos especiais. E há desenvolvimento de personagens (mas novamente, apenas se vc levar os outros como pano de fundo, ou no máximo a Viúva Negra, que começa indiferente e termina decidida a tomar a briga para si). Eu coloco fé nos Vingadores, mas novamente, são personagens que não vivem um conflito próximo ao nosso, ou não faz uma grande crítica à algo.

    No mais, eu acho os filmes do Batman péssimos. Sério, horríveis MESMO.

    • 21 de julho de 2012 às 19:38 -

      Henrique Gonçalves

    • *slow clap* Exatamente perfeito seu comentário! Tirando a parte do filmes do Batman porque eu gosto deles :(
      (menos o do George Clooney e seus polêmicos bat-mamilos)

  • 20 de julho de 2012 às 20:40 -

    Ana

  • E por Goku, só eu gosto de Titanic aqui @_@?

    DESEJO UM JACK PARA AS GAROTAS E UMA ROSE PARA OS GAROTOS. E ESPERO Q TENHA ESPAÇO NA PORTA PRA VCS RAPAZES. -qqqqqq

    • 20 de julho de 2012 às 23:19 -

      Diana

    • Você não está só, Ana. Eu gosto de You’ve Got Mail. #)

    • 21 de julho de 2012 às 19:41 -

      Henrique Gonçalves

    • hahahahaha, nunca gostei muito mas achei que tinha potencial para ganhar alguns prêmios, não onze mas alguns que James Cameron e Leonardo trabalham muito para que aconteça

    • 23 de julho de 2012 às 19:43 -

      zecarlos

    • eu acho titanic um saco particulamente …mas como producao….foi espetacular,a producao juntou boa atuacao,com um mega desenvolvimento visual que surpreendeu a academia e a todos…o suficiente pra render varios oscars….mas pensando por outro lado se fosse hoje…eu nao acredito que nao conseguiria fazer o mesmo,serio

  • 21 de julho de 2012 às 19:31 -

    Washington Feitosa

  • É chato que a academia premie o tradicional que se tornou antiquado mas se voce for ver os filmes que ganham o oscar são muito "similares" quanto a publico alvo, faixa etaria etc…É um premio que á muito deixou de ser um foco para a industria pop do entretenimento a muito tempo muitos até fazem piada quanto a isto, bons filmes a meu ver voce julga pela longevidade de suas repetições, Curtindo a vida adoidado, Titanic, Batman Begins a lista varia para cada um mas são filmes assim que a gente lembra para sempre nem sempre são grande sucessos de bilheteria quase nunca são ultra filosoficos premiados pelo oscar só divertem e fazem seu papel talvez devesse existir um premio bem popular como o Oscar para filmes Pop.

  • 22 de julho de 2012 às 21:48 -

    Patrick Lima

  • Desculpe a sinceridade, mas fora efeitos especiais, não vejo mais nada que preste em Avengers. Logo, acho que realmente não merece reconhecimento, pois não tem grande roteiro, e apenas impressiona pelo visual e efeitos. Já o Senhor dos Anéis é uma adaptação excelente dos livros.

    • 24 de julho de 2012 às 09:07 -

      zecarlos

    • porem se fosse hoje…eu acho que nao ganharia nem metade dos oscar que ganhou….porque alem de ser uma boa adaptacao do original…ele manteve muita coisa comercial de formulas pra cineam,ao meu ver ….o fato relevante pro sucesso e recebimento de tantos oscar,assim como titanic,foi a megaproducao em que se tranformou aliado a boa atuacao e direcao dos filmes,alem de transmitir conteudo ao publico…tipo tudo o que e necessario pra ser considerado o filme do ano…vale lembrar blockbusters ou filmes comerciais dimais nao tem a obrigacao de transmitir conteudo alem do previsto pela equipe

  • 25 de julho de 2012 às 00:21 -

    Marcos

  • sempre achei senhor dos anéis um lixo..assim como O Discurso do Rei,ele ganhou vários prêmios nessa academia injusta…revoltante !!!

  • 25 de julho de 2012 às 15:31 -

    Cosme Franco

  • Os filmes que a academia premia hoje em dia não são os melhores, mas comparar senhor dos anéis que é um épico com esses filmes aos quais mudaram totalmente os vampiros e que a história é uma merda não dá. Prefiro assistir 50 vezes mudança de habito 1 e 2, até mesmo porque é mais divertido, do que assistir essas porcarias blockbusters geeks.

  • 28 de julho de 2012 às 00:00 -

    ispaidermein

  • eu até ia comentar alguma coisa aqui, mas vi que o povo aqui faz uma redação sobre o assunto ao invés de um comentario…então nem tenho oque falar pq possivelmente já foi dito ‘-‘

    • 8 de agosto de 2012 às 23:05 -

      Mendingo

    • Digo o mesmo o.o!

  • 28 de julho de 2012 às 04:05 -

    André Junqueira

  • o heath ledger ganhou o oscar de melhor ator ha alguns anos! (ele precisou morrer pra isso, claro) oscar é coisa de imbecil, será q alguém teve saco pra ver aquele filme o artista? o dark knight é 10000000000 vezes melhor, em todos os sentidos (roteiro, figurinos, atores, direção, fotografia, etc etc etc)

  • 8 de agosto de 2012 às 23:57 -

    Mendingo

  • Tem muita gente comentando que ,os filmes geeks não são premiados porque não acrescentao nada na nossa vida,não são lembrados etc…Só que muitos não entendem que se um filme é de ação,ele TEM QUE MOSTRAR AÇÃO!No filme dos Vingadores por exemplo ,não tem nenhum drama,ninguem morre ,porque ?porque eles são herois !Nos gibis ,oque eles fazem 90% do tempo é bater ,explodir ,tacar fogo etc… ,então os fans querem ver toda a fodice do seu super heroi nas telas ,e não um personagem morrendo ,e fazendo com que ele reflita por uma semana sobre sua vida!Essas coisas ja tem nos gibis,não tem como os diretores colocarem isso nos filmes ,porque é uma obra muito curta para colocar todas essas coisa ,e estragaria o filme!Voces tem que entender que um filme de super heroi tem que mostrar o ponto alto dele!Ele seria ruim se mostrase uma historia diferente da original ,dai sim poderia ser considerado um filme ruim!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *