Conheça Dorian, o primeiro personagem gay de Dragon Age Inquisition

3 de julho de 2014

Conheça Dorian, o primeiro personagem gay de Dragon Age Inquisition

Com o lançamento de Dragon Age: Inquisition chegando mais perto, novas informações envolvendo os personagens que você poderá incluir em seu grupo estão aparecendo. Entre eles temos o primeiro personagem gay da franquia, Dorian. Conheça um pouco mais deste personagem, logo após a sequência!

Já faz um tempo que não vemos um novo Dragon Age, seu último jogo foi lançado em meados de 2011 e desde então o mundo medieval da Bioware ficou sentado no banco de reserva enquanto a desenvolvedora trabalhava em outros projetos, como Mass Effect 3 e seu MMORPG, Star Wars: The Old Republic.

Recentemente, porém, Dragon Age Inquisition andou aparecendo cada vez mais, como vimos no impressionante trailer da E3 2014. Logo após a maior feira de jogos do mundo, Inquisition começou a receber novas informações sobre os personagens que você recrutará durante a jornada, entre eles um mago do Império de Tevinter chamado Dorian… ah, e pelo visto ele também é gay.

Conheça Dorian, o primeiro personagem gay de Dragon Age Inquisition

De acordo ao escritor David Gaider em uma entrevista ao site Eurogamer, Dorian foi o primeiro personagem gay que ele teve a oportunidade de criar para a franquia, além de utilizar como oportunidade de incluir esta opção sexual de Dorian como um componente importante em sua história. De acordo a Gaider:

“Isto adicionou uma dimensão interessante em sua história, considerando que ele se origina de um lugar onde a “perfeição” é a face que cada mago coloca e qualquer coisa que seja uma anormalidade é vergonhoso e feito para ser escondido. A recusa de Dorian em entrar nesta fachada é vista como teimosa e inútil pela sua família, o que contribui o seu status como um pária.”

Mas espere um momento… nós já não tivemos personagens gays e bissexuais em outros jogos da Bioware?

Bem, de acordo a Gaiden ele é o primeiro personagem gay com restrição para relações masculinas, diferente de outros personagens que poderiam assumir uma preferência bissexual. Com o jogador podendo criar um protagonista tanto masculino, quanto feminino, e ter a mesma quantidade de opções para se relacionar com outros personagens do jogo.

E vocês, o que acharam deste novo personagem? Ele será uma boa adição ao grupo ou os desenvolvedores podem acabar criando apenas um estereótipo com Dorian? Dê a sua opinião nos comentários!

Lembrando que Dragon Age Inquisition sairá para as plataformas PC, Xbox 360, PS3, Xbox One e PS4, no dia 7 de Outubro.

(Via: Eurogamer, Dragon Age)

15 Respostas para “Conheça Dorian, o primeiro personagem gay de Dragon Age Inquisition”

  • 3 de julho de 2014 às 11:08 -

    Mito

  • “O Retrato de Dorian Gay”

    • 3 de julho de 2014 às 11:54 -

      Henrique Gonçalves

    • Eu me senti muito errado porque isto foi a primeira coisa que pensei quando estava escrevendo este texto e esta piada quase entrou como uma legenda de alguma imagem dele. Fico aliviado (e um pouco preocupado) que não sou o único que pensa assim hahaha.

  • 3 de julho de 2014 às 11:08 -

    Babebiba

  • Cara, acho que especialmente nos jogos de RPG, essas escolhas são cruciais pro desenvolvimento do enredo. E se o próprio escritor disse que isso pode encorpar a trama… então mano, vamo aí que o troço vai ser bacana.

    Hater’s gonna hate mesmo, então …

    <3

    • 3 de julho de 2014 às 11:59 -

      Henrique Gonçalves

    • Por isso que eu gosto da Bioware, até hoje o histórico deles está bem visto quando o tema é diversidade, especialmente em personagens vistos na trilogia do Mass Effect. E é bem legal ver este foco aparecendo no jogo, agora é torcer que eles façam o projeto com carinho e foco para evitar qualquer problema de quebrar todas as possibilidades de fazer um personagem bem feito.

      • 3 de julho de 2014 às 21:51 -

        danrlei_merces

      • podem falar de qualquer jogo mais nenhum vai se comparar a SKYRIM na minha opiniao kkkkkkkkkkkkkkkk

  • 3 de julho de 2014 às 11:35 -

    Arthur.E

  • É meio tosco pensar que clã de magos, indivíduos com poderes sobrenaturais que fazem pactos com demônios e divindades e supostamente tem uma compreensão do universo e seus segredos maior do que as pessoas comuns, teriam problemas com um de seus membros ter preferencia por homens. o personagem parece bacana e tal, mas se o desenvolvimento dele ficar só no “a sociedade não gosta de mim porque sou gay” então vai ser um personagem só pra chamar atenção com “polemica”. 

    • 3 de julho de 2014 às 11:51 -

      Henrique Gonçalves

    • Cara, eu tenho um receio similar ao seu nesta parte dele virar um personagem que está lá só porque ele é gay, da mesma forma que todo mundo brinca que normalmente só tem um negro no filme e ele morre primeiro, assim ninguém pode reclamar que o filme está sendo racista porque ele estava lá.

      O meu segundo medo é dele ser o personagem mais estereotipado do mundo, o que na minha opinião seria mais ofensivo do que a ausência de um personagem gay no jogo. Eu acho que é melhor existir e ser feito direito do que ter e ser executado de um jeito pobre.

      • 3 de julho de 2014 às 18:55 -

        Daniel

      • Sua colocação é de primeira! Para que colocar um personagem só para disfarçar um preconceito? Então, como vc disse, “é melhor existir e ser feito direito do que ter e ser executado de um jeito pobre“. Valeu.

      • 4 de julho de 2014 às 14:26 -

        Gus

      • Isso é só uma parte da entrevista, não se preocupem. O que o escritor explica é que Dorian vai de encontro às filosofias do Tevinter Imperium, ele é contra os magos dominando as outras classes, contra a escravidão, contra a magia de sangue pra conseguir poder, contra tudo o que a nação representa. Por isso ele é um pária e um revolucionário, não tem nada a ver com a sexualidade. Acho que por isso escolheram logo ele pra ser o personagem gay, pra ir ainda mais fundo nessa história de rejeitado, mas pelo visto poderia ser qualquer outro personagem com um background totalmente distinto. Orlais aceita normalmente a homossexualidade, enquanto é dito que em Ferelden não é algo muito comum, mas aceito. Enquanto isso, elfos e anões colocam mais pressão na reprodução por serem raças em declínio, logo, relações entre o mesmo sexo são vistas com mais rigidez aí.Eu confio na Bioware pra não cair no estereótipo, até porque em nenhum outro momento sequer tinham falado na sexualidade do personagem, só nessa entrevista mesmo quando David Gaider fala que é pessoal pra ele. O próprio Gaider é gay, não acho que ele vá errar no personagem.

      • 4 de julho de 2014 às 18:09 -

        Arthur.E

      • Ah, se é do jeito que o Gus disse então não tem problema, obrigado pela explicação bem completa Gus.

  • 3 de julho de 2014 às 14:28 -

    Kubrick Stare Nun

  • Bioware eh cheia das viadagem… tsc tsc

    • 24 de maio de 2023 às 19:43 -

      nando Cardoso

    • Enquanto o machismo achar 02 mulheres se pegando quase pelada e lindo será raro ver 02 homens se quer trocando olhares e quando acontece de irem para os finalmente acaba a cena…

  • 3 de julho de 2014 às 21:47 -

    danrlei_merces

  • esse n sei se e bom mais vo comprar assim mesmo de presente pro meu Xbox360 

  • 6 de julho de 2014 às 01:35 -

    Roney Colella De Souza

  • Esse jogo vai ser de ação com elementos de RPG, correto? Porque se for o caso, provavelmente a opção sexual do personagem não vai fazer diferença na trama. Possivelmente a historia do jogo será mais ou menos assim: “Um indivíduo poderoso e maléfico com muitos servos resolveu dominar o mundo, algumas pessoas destemidas resolveram formar um grupo para acabar com a tirania do vilão, mas antes que cumpram sua missão vão passar por várias provações”É bem capaz da sexualidade desse personagem se restringir exclusivamente à uma menção na ficha do jogo. Ademais provavelmente a historia desse jogo sera fixa sem a possibilidade do jogador tomar decisões que possam efetivamente influenciar a história. Se esse fosse um jogo nos moldes das produções da Telltale Games, ai sim haveria grandes chances da sexualidade desse personagem ter importancia no desenvolvimento da história.

  • 3 de setembro de 2014 às 21:30 -

    Lucas

  • Acho que a Bioware está de parabéns por esse tipo de iniciativa. Nem todo ser humano é hétero, gente. Vamos acordar pra vida e largar de preconceito besta.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *