Conheça a Friend and Foe Games, o novo estúdio dos desenvolvedores de Last Guardian e Killzone
Cinco desenvolvedores criaram um novo estúdio indie, a Friend and Foe Games. As expectativas são ótimas com essa nova empreitada, pois estas pessoas tem jogos como The Last Guardian e Killzone no currículo.
Estes desenvolvedores estavam trabalhando no “jogo que nunca sai” da Team Ico e decidiram fundar este novo estúdio, que já conta com dois jogos. Um deles é Vane, uma aventura em mundo aberto com um personagem com poderes sobrenaturais que precisará resolver vários desafios. Vane vai sair para PC e outros sistemas, mas não divulgados ainda.
O outro jogo é Dangerous Men, um arcade que tem dois detetives precisando “limpar as ruas”. Vai aparecer para iOS e pode ser que dê as caras no Android. No site oficial podemos ler: “A experiência nossa de trabalho inclui jogos AAA como The Last Guardian, Battlefield 3, Bionic Commando e Killzone, só para citar alguns. Como muitos outros colegas, ficamos cansados de trabalhar para as grandes companhias e apostamos em unir os nossos talentos e trabalharmos juntos nesta grande aventura independente.”
O que esperar desse novo estúdio? E o que esperar destes novos jogos? Você também largaria tudo em uma “grande empresa” para trabalhar com o mundo independente?
FelipePK
Acho válido o que eles fizeram, hoje em dia trabalhar numa grande empresa de games quase sinonimo de ter sua criatividade trancafiada, para dar espaço a produções de franquias que tem mais chances de dar dinheiro, as grandes companhias fazem games iguais aos anteriores para jogadores que querem um pouco mais do mesmo e estão dispostos a pagar… todos os games com idéias inovadoras nos últimos 10 anos são independentes ou tem idéias tiradas de um jogo de empresa pequena. Espero que eles consigam trazer experiencias memoráveis e interessantes estando dessamarrados da necessidade de manter uma franquia ou atingir cotas de vendas.
fernando_corra
Nada mais profético que isso:
“Como muitos outros colegas, ficamos cansados de trabalhar para as grandes companhias e apostamos em unir os nossos talentos e trabalharmos juntos nesta grande aventura independente.”
Alexandre
La vem mais um monte de jogo indio que na sua maioria nao acrescenta nada,na verdade não é problema trabalhar pra grandes empresas e sim querer menos pressão fazendo algo mais simples e tentar lucrar mais.
Henrique Gonçalves
Eu não acho que eles estão saindo da empresa que faz jogos AAA porque querem menos pressão e um maior lucro, dificilmente um estúdio indie está somente pela grana. Na maioria das vezes é por causa desta restrição que uma empresa impõe no desenvolvedor, como foi o caso de vários jogos e estúdios indies se formando nos ultimos anos, como Gone Home, Bastion, Braid e Papo & Yo.
Todos estes desenvolvedores começaram trababalham nas gigantes EA, Activision e Ubisoft, mas não tinham a liberdade criativa de fazer o que tinham vontade. Que empresa iria pensar que um jogo onde você anda em uma casa durante duas horas iria lucrar? Ou um jogo onde você é um personagem mudo e viaja em diferentes partes deste mundo até chegar no topo de uma montanha seria lucrativo? Ninguém, mas Gone Home e Journey são os jogos indies mais conhecidos e utilizados como exemplos de projetos inusitados que deram certo.