Conheça o GPD Win, mini laptop do tamanho de um 3DS XL com controle integrado

Um notebook gamer hoje, é algo comum e fácil de se achar, apesar do preço. Porém, como ninguém nunca fica satisfeito, a exigência por dispositivos cada vez menores e que oferecem maior autonomia em bateria continua sendo um desafio para os desenvolvedores. E, entre as opções, o GPD busca seu espaço apresentando um produto meio notebook, meio console portátil.

A GPD é uma empresa chinesa com sede em Shenzhen, no sul do país, com uma linha de produtos que levam videogames em laptops pequenos. Eles contam com o GPD XD, que roda Android, e o GPD Pocket, que é um laptop de 7 polegadas com Windows 10 instalado. Porém, desta vez eles disponibilizaram o GPD Win, que tem o tamanho de um 3DS XL, mas que conta com Windows 10, teclado QWERTY e um controle Xbox integrado. Vem com tela de toque de 5.5″, roda jogos em 720p e usa Intel Atom X7, o mesmo do Surface 3.

O mini-laptop gamer tem uma construção com painel de alumínio, botões que controlam as velocidades do ventilador e alternação do modo controle-mouse, e várias portas: uma USB-C para carregar, uma USB-A, um slot para microSD, saída para fone de ouvido e uma Mini HDMI. Sua bateria tem 6.700 mAh, com níveis de resistência baseado na atividade que o usuário executa no aparelho, com a promessa de cinco a seis horas de jogo, de acordo com o fabricante.

Com o Windows 10 no aparelho, o suporte para Steam é completo, porém deve-se tomar o devido cuidado com o hardware, já que uma coisa é utilizar o aparelho para curtir bons games indies, incluindo lançamentos, além de alguns clássicos mais antigos, e outra é querer jogar Destiny 2 com todos os recursos ligados em 60 FPS. A fabricante o vende como um netbook para jogos, o que faz com que jogos mais recentes não sejam recomendados para serem jogados nele.

 

Porém, jogos da geração Xbox 360 e Playstation 3 rodam sem grandes problemas, desde que jogados no mínimo, sendo os mais indicados para quem desejar investir uma grana no GPD. Como ele conta com o controle Xbox integrado, o suporte a todos os games é garantido, permitindo um lazer em qualquer lugar com Mirror’s Edge e os jogos Batman Arkham. Seu uso, então, é recomendado para quem quer um dispositivo pequeno, para curtir jogos que não sejam os mais exigentes do momento, mas que permite usar sua biblioteca da Steam, que geralmente contam com diversos jogos compatíveis.

O GPD Win é encontrado facilmente nas lojas chinesas que fazem entregas para o Brasil, em preço médio de R$1.200.

Via (The Verge)