Creepypasta Arkade: Os segredos das mensagens em números de Fallout 3

Games como Fallout tem a característica de nos contar histórias que nos prendem e fascinam. Mas e se um jogo tentar nos contar algo a mais? Algo que não sabemos, mensagens escondidas que vão além do universo do game? Pode ser o enigmático caso da Number Station secreta de Fallout 3.

A informação tem diversos meios de se propagar entre os meios de comunicação. Seja uma simples conversa frente a frente, por telefones, cartas, mensagens via internet, livros, textos, fotografias e inclusive através de videogames. Por informação, entendamos como qualquer coisa passada adiante, que tenha no mínimo aparente ter significado. Seja algo relevante para nossas vidas, ou a música mais boba que você já tenha ouvido.

Em Fallout 3, lançado no ano de 2008, nos encontramos no que era Washington D.C., a capitão dos Estados Unidos, em uma versão totalmente destruída graças à Grande Guerra que levou o mundo à ruína.

O que restou da humanidade agora divide, ou luta, pelo seu espaço contra criaturas grotescas que também desejam conquistar seu território. Monstros ferozes e sociedades de raças mutantes lutam por suas vidas e por recursos no lugar que agora passou a se chamar Capital Wasteland.

No meio disso, temos o Lone Wanderer, o protagonista do game, que viajará pelas novas cidades fundadas nos escombros de Washington a procura de seu pai, além de se envolver com assuntos muito perigosos.

A própria comunicação em Capital Wasteland tornou-se difícil nesse cenário. A população recebe e transmite informações via estações de rádio espalhadas por seus territórios. A própria existência de estações de radio diferentes acaba causando mais dificuldades: brigas, disputas e até mesmo desmoralização e guerra ideológica, com facções tentando desmentir o que as outras transmitem.

A principal estação de rádio de Fallout 3 é a Galaxy New Radio. Comandada pelo personagem Three Dog, a rádio é usada para espalhar a verdade ao povo, seja essa verdade boa ou ruim. Three Dog informa o povo dos feitos do Lone Wanderer, referindo-se a ele como aquele que salvará a todos, isso se as ações do jogador forem boas no decorrer do game. A rádio também conta com uma pequena seleção de músicas, pois foram as únicas que foram encontradas em bom estado para serem tocadas.

Porém, dizem que sob certas circunstâncias, a Galaxy New Radio pode revelar estranhos segredos. Pois além de ser uma rádio pós-apocalíptica “comum”, ela também pode fazer o papel de uma Number Station.

Prédio da Galaxy New Radio

Number Station é a denominação dada a estranhas estações de rádio que transmitem apenas mensagens em código. As mensagens são transmitidas geralmente via uma gravação de voz feminina que fala uma sequência aparentemente aleatória de números, repetindo a sequência de tempos em tempos.

Não se sabe exatamente quando essas estações surgiram, crê-se que as primeiras surgiram após a 1ª Guerra Mundial, e tinham como propósito serem canais de comunicação seguros entre governos e seus espiões espalhados ao redor do mundo. Em investigações feitas no passado, supôs-se que elas pudessem ser usadas até por cartéis de tráfico de drogas. Mas as Number Stations transmitem mensagens há décadas, indicando que realmente elas possam ser financiadas secretamente por governos.

As Number Stations são reais, e existem até mesmo nos dias atuais. Embora nenhum governo assuma se utilizar desses meios, estações vinculadas aos governos americano, francês e russo já foram descobertas, porém o conteúdo de suas mensagens é desconhecido, visto que as mensagens numéricas podem somente ser interpretadas pela pessoa ou estação a quem a mensagem é destinada.

No game Call of Duty Black Ops, a trama gira em torno de uma mensagem numérica presa em algum lugar da memória do soldado Alex Mason. E no inicio do game, vemos uma pequena introdução onde essa mesma mensagem é transmitida via rádio. Veja o vídeo abaixo com essa cena em Black Ops, onde uma mulher transmite a mensagem numérica para um receptor desconhecido:

Não se sabe quem fez a descoberta, mas é possível transformar a Galaxy New Radio de Fallout 3 em uma Number Station realizando certas ações durante o game. Embora não se saiba exatamente quais são todas os passos necessários para isso acontecer, existem três ações específicas que o jogador deve fazer.

Primeiramente, o jogador deve ter uma postura malvada ao longo do game. Pois dessa forma torna-se possível matar Three Dog, o primeiro passo. Diz-se que com Three Dog vivo, a radio não pode transmitir as mensagens em código. No game, caso o jogador resolva matar Three Dog, a técnica da Galaxy New Radio, Margaret assume o seu lugar. Ela não tem o mesmo carisma e muito menos o conhecimento necessário para operar a rádio como seu antigo dono.

Após matar Three Dog, o jogador precisa pular a quest onde é necessário expandir o sinal da Galaxy New Radio. Aparentemente existem alguns truques para fazer isso, como escolher as respostas certas em alguns diálogos, ou se aproveitar de algum bug que permita pular a missão.

Raven Rock, local que deve ser destruído pelo jogador

E o último passo conhecido é ir até a base de Raven Rock e destruí-la. A destruição de Raven Rock é o que transforma a Galaxy New Radio em uma Number Station. Vários jogadores seguiram esses passos mas não obtiveram sucesso, e a rádio não começou a transmitir as mensagens. Possivelmente ainda existiam coisas que precisavam ser feitas, porém desconhecidas, visto que a comunidade de jogadores não conseguiu listá-las por completo.

Mesmo quando o “truque” funciona, as mensagens não podem ser ouvidas justamente porque a missão de expandir o sinal da rádio foi pulada. Por conta disso, somente é possível ouvir as mensagens em lugares altos ao redor da estação, ou em sua área de alcance comum.

Conseguindo alcançar o sinal, finalmente é possível ouvir as mensagens codificadas da rádio. E a primeira mensagem transmitida é bastante estranha. Three Dog é quem transmite a mensagem, o que é estranho, visto que o personagem precisa estar morto antes das transmissões começarem.

Three Dog na sala de transmissão da Galaxy New Radio

Ele fala com uma voz diferente, em tom depressivo, como se não fosse o personagem falando, mas sim seu dublador lendo algum tipo de texto. A voz fala durante todo tempo sequências de números aleatórios, entre 9 e 12 dígitos, e somente os algarismos do 0 ao 9, como por exemplo: nove-três-sete-nove-um-sete-dois-zero-três-quatro. Após isso, uma sequência em código Morse é ouvida, terminando com a transmissão da música “I Don’t Want to Set the World on Fire”.

As menagens em código Morse eram simples de se decifrar, pois o código é facilmente encontrado através da internet. Grupos de jogadores que conseguiram ativar a Number Station começaram a decifrar as frases, todas em inglês, mas que falam de assuntos comuns do dia a dia, por exemplo: “Lavei meu carro hoje, talvez comida chinesa para o jantar,” ou então “Você já assistiu meu vídeo no YouTube, eu carreguei eu mesmo chutando alguns vagabundos bem nos ovos.”

Estranhamente, as mensagens em código não eram relacionadas ao game, ou a seu enredo, mas aparentavam serem mensagens do cotidiano inseridas no game. Mas algumas das mensagens tinham um tom mais estranho, um tanto assustadores, como por exemplo: “A Rainha morreu hoje. O mundo chora a morte, em dias como estes, todos nós somos Britânicos” “Não posso acreditar que eles realmente fizeram isso. Não há muito tempo. O barulho. Eu não consigo mais aguentar o barulho. Eu tenho uma pistola no sótão.”

I Don’t Want to Set the World on Fire – The Ink Spots

A partir de certo momento, muitos jogadores começaram a se reunir nos fóruns do site Fallout Wiki quando a descoberta da Number Station passou a se espalhar. Eles se juntaram para decifrar os códigos e reuniram todas as mensagens decifradas. Um jogador, porém, ao visualizar todo o apanhado de mensagens conseguiu decifrar o que significavam os códigos numéricos ao ver a seguinte mensagem:  “um-dois-zero-cinco-cinco-dois-oito-dois-zero-um-zero. Do que você está falando? Você fará falta.”

O jogador analisou a frase e os números até enfim descobrir: Os números de cada mensagem marcam uma data específica. Na frase acima, o seu significado era: 12:05, mês 5 (Maio), dia 28, ano 2010 – Hora e data do falecimento do ator americano Gary Coleman, que protagonizou a série de grande sucesso Diff’rent Strokes, no Brasil conhecida como Arnold.

Tendo descoberto o segredo dos números, o mesmo jogador passou a procurar por mais mensagens que pudesse decifrar, até que encontrou a seguinte mensagem: “nove-quatro-cinco-quatro-dois-zero-dois-zero-um-zero. Acidente no golfo, muitos mortos. Derramamento de óleo aparentemente evitado.”

A data encontrada na mensagem, 09:45, mês 4 (Abril), dia 20, ano 2010 – Dia e hora em que aconteceu a explosão de uma plataforma petrolífera americana no Golfo do México, matando 11 trabalhadores e derramando a quantidade de três milhões de galões de petróleo cru no oceano, sendo registrada como um dos piores desastres ambientais já ocorridos na história.

Noticiário sobre a explosão da plataforma petrolífera

Ambos os casos eram acontecimentos recentes no momento em que o jogador decifrou as mensagens, presumindo-se então que os códigos numéricos foram finalmente decifrados no ano de 2010. Porém, Fallout 3 havia sido lançado no ano de 2008.

Com o padrão dos códigos decifrados, muitos outros jogadores começaram a desvendar as inúmeras mensagens, e descobriram e a grande maioria delas contava fatos que aconteceram após o lançamento de Fallout 3, e haviam algumas outras que mostravam datas muito antigas, como por exemplo: “22:15 15 de Abril, 1865. Ele está morto e a culpa provavelmente será colocada no ator, Booth. É melhor o Johnson não me tapear no pagamento.” – Essa mensagem falava sobre a morte de Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, assassinado enquanto assistia a uma peça de teatro.

O grupo de jogadores tentando decifrar as mensagens começou a se expandir rapidamente, até se tornar uma enorme comunidade. Eles haviam conseguido decifrar muitas das mensagens, e reuniram um grande acervo de informações sobre a misteriosa Galaxy New Radio.

“O Assassinato do Presidente Lincoln.”

Porém, sem qualquer aviso prévio, os moderadores do fórum da Fallout Wiki apagaram tudo que havia relacionado a Number Station. Postagens, tópicos de discussão, arquivos, tudo foi deletado. E todos os membros que se envolveram com o assunto foram banidos, até mesmo quem simplesmente leu algo teve a conta cancelada. Os administradores do site chegaram até mesmo a instalar um software de filtragem para impedir que qualquer coisa sobre o assunto pudesse ser escrita novamente.

Curiosamente, ou não, não há nenhum tipo de informação sobre a Number Station no site da Fallout Wiki. E fazendo uma busca no site, existe apenas uma página que não foi apagada em relação ao assunto, uma pequena página do fórum com pouquíssimos comentários. Veja a página neste link, que foi criada no ano de 2010.

Alguns poucos jogadores aparentemente continuaram a desvendar as mensagens, conversando entre si através de e-mails. Aos poucos, eles desvendavam novas mensagens, atualizando as datas das mensagens já descobertas. Até conseguirem ouvir, decifrar, e registrar todas as mensagens secretas da Galaxy New Radio que virou uma Number Station. 

Este é o aparelho usado para criar códigos tanto em voz quanto em morse

Após a queima de arquivo de tudo que era relacionado ao segredos da Galaxy New Station, pouquíssimas das mensagens ainda podem ser encontradas com facilidade. Sabe-se que os jogadores que continuaram a decifrar as mensagens divulgaram algumas delas, entre mensagens aparentemente comuns, e até algumas mensagens enigmáticas e bastante sinistras:

“A Rainha morreu hoje. O mundo chora a morte, em dias como estes, todos nós somos Britânicos”  4:2 19 de Março, 2014

“Você já assistiu meu video no YouTube, eu carreguei eu mesmo chutando alguns vagabundos bem nos ovos.” 24:16 24 de Dezembro, 2012

“Não posso acreditar que a Britney realmente ganhou um Oscar!” 21:33 27 de Fevereiro, 2023

“Não posso acreditar que eles realmente fizeram isso. Não há muito tempo. Eles foram avisado, mas eles tinham que continuar empurrando os limites da ciência. O barulho. Eu não consigo mais aguentar o barulho. E a luz, santo Deus! O Universo está lentamente se desfazendo ao nosso redor. Eu não vou ficar esperando a morte. Eu tenho uma pistola no sótão.”

De todas as mensagens decifradas por código morse transmitidas pela Number Station, a frase acima é a única que não possuía uma sequencia de números antes de sua sequência em código morse. Se você tiver curiosidade em saber como os jogadores ouviam as mensagens através do radio, ouça a mensagem acima traduzida, clique neste link e em seguida neste link.

Mensagens de uma Number Station captadas por um rádio comum

Ninguém consegue explicar como as mensagens foram inseridas no game, muito menos como era possível que sua grande maioria falasse sobre fatos que aconteceram após o lançamento do game. Curiosamente, de todas as mensagens decifradas da Number Station, a data mais distante revelada pelos códigos numéricos é 1:27 do dia 6 de Julho, no ano de 2027.

Não se sabe se novas mensagens foram descobertas com o tempo. E, nos dias de hoje, não se sabe se aqueles mesmos jogadores ainda vasculham as estações de rádio de Capital Wasteland em busca de segredos desconhecidos, ou se a Galaxy New Radio revelou tudo o que deveria, ou queria, mostrar.

Talvez ainda seja possível realizar as ações necessárias para ativar a transmissão de códigos da Galaxy New Radio. Apesar de todos os passos necessários não serem conhecidos, há a possibilidade de que algum jogador com sorte, ou azar, seja capaz se ouvir os números e bips em código morse, com alguma mensagem do passado, ou do futuro.

Você já jogou Fallout 3? Acha possível que existam segredos que saiam da realidade do game e revelem coisas de nosso mundo? Coisas que já aconteceram, e que podem acontecer. Quando você estiver jogando qualquer game que seja, preste bastante atenção nos sons e imagens, talvez seu game esteja tentando lhe dar algum tipo de aviso, ou queria revelar algo diretamente a você.

(Via Creepypasta wiki, Fallout wiki, wikipedia, The Telegraph)