Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

9 de março de 2014

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Um dos maiores fenômenos a ganhar notoriedade neste inicio de 2014 foi o simples e viciante game Flappy Bird, game que atingiu um enorme sucesso e de uma hora pra outra foi retirado do ar. Conheça agora alguns detalhes por trás deste curioso game.

Qualquer pessoa que acompanha notícias sobre games já ouviu falar sobre Flappy Bird, um game que causou muito “barulho” no começo deste ano. Para os que não conhecem, aí vai um breve resumo: Flappy Bird foi um jogo lançado para dispositivos Android e iOS em Maio de 2013 pela .GEARS Studio. No game, controlamos um pássaro de aparência bem incomum, guiando-o através de obstáculos estreitos enquanto ele progride infinitamente (até onde se sabe o game não tem fim) para a direita.

Para manter o pássaro no ar, é preciso tocar a tela do smartphone ou tablet e, ao mínimo contato que o pássaro tiver com qualquer obstáculo (que na verdade são os canos verdes característicos dos games do Mario) é game over na hora. A dificuldade e a frustração causada ao se ver a tela de game over repetidamente foram alguns dos principais fatores que o levaram a se tornar um sucesso instantâneo.

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Porém, diferente das histórias com as quais estamos acostumados, o sucesso astronômico de Flappy Bird, tanto de público quanto financeiro, assustaram seu criador, o vietnamita Dong Nguyen. Apesar do sucesso do game e da grande quantidade de dinheiro que ele ganhou, vários sites e pessoas criticavam o game por uma série de motivos: Muitos criticaram, primeiramente, a utilização dos canos dos games do Mario, outros acusavam o uso de bots, ferramentas que simulavam pessoas baixando o game e aprovando-o, o que elevou sua notoriedade e o ajudou a se destacar entre a infinidade de títulos disponíveis nas lojas virtuais.

Após a rápida ascensão da sua produção, no dia 9 de Fevereiro deste ano o jogo foi removido da Play Store e da Apple StoreNguyen não revelava nada sobre o assunto nem o motivo pelo qual ele havia cancelado a venda em ambas as plataformas. Muitos especularam que a Nintendo poderia ter entrado com um processo pedindo a remoção devido à utilização dos canos dos games do Mario, ou que talvez a Google ou a Apple possam ter feito algum tipo de pressão por outros motivos. Tudo o que ele respondeu sobre o porque de ter removido o game foi: “Não é relacionado a assuntos legais. Eu simplesmente não aguento mais.”

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Flappy MMO, versão online do famoso game

A retirada do game de ambas as lojas virtuais deu muito o que falar: cópias, clones e verões genéricas de Flappy Bird começaram a inundar as lojas (sem contar as alegações de que ele mesmo era um clone de outro jogo, menos conhecido). Isso tudo fez com que tanto a Apple quanto a Google tomassem medidas drásticas. Alguns sites disponibilizaram até mesmo ferramentas simples para que qualquer um criasse sua própria versão do jogo. Teve até gente tentando dar uma de esperto e vender um Iphone com o game por 100 mil dólares! Sem falar naquele mod que tranforma GTA IV em Flappy Bird.

Ninguém sabe dizer exatamente qual motivo fez com que Dong Nguyen removesse seu game e pelo que parece, se depender dele, a verdade nunca virá a tona. Porém, recentemente algumas informações surgiram na internet tentando explicar a história confusa desse game, mostrando que a origem deste sucesso pode ter detalhes bem mais obscuros do que imaginávamos.

O site brasileiro MedoB disse ter recebido informações anônimas que fazem uma conexão com as camadas mais profundas da Deep Web e – possivelmente – revelam o verdadeiro processo por trás da criação de Flappy Bird.

Deep Web é o que se chama de “parte oculta” da internet, ou o seu “submundo”. Trate-se de uma área da internet com acesso mais restrito do que a internet “comum” e liberdade total de conteúdo. A maior parte dela não pode ser acessada por navegadores comuns e suas páginas não são encontradas por motores de busca como o Google.  Dentro da Deep Web existe, além de coisas inimagináveis, tudo o que é ilegal relacionado à internet. De sites para download de filmes, jogos, softwares e pirataria até variadas formas de tráfico e assassinatos. Isso para não falar de coisas muito, muito piores. Porém, o que se conhece e ouve falar comumente sobre a Deep Web não é o todo, pois, mesmo dentro dela, ainda assim existem coisas mais secretas.

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Representação de como é a internet

A internet como um todo é dividida em camadas. As camadas 1 e 2 são aquelas que acessamos todos os dias. A 3ª camada é o início da Deep Web, que até pode ser acessada pelos navegadores comuns, mas só é acessada por completo com navegadores específicos. E a partir da 5ª camada localizam-se as “profundezas” da Deep Web, as camadas que compõem a Mariana’s Web.

Dentro da Mariana’a Web existem as camadas 5, 6 e 7, até onde se sabe. Dentro destas camadas estão localizadas o que há de mais bizarro e assustador na internet. Informações sigilosas, assassinos de aluguel, tráfico de drogas e de órgãos, vídeos dos mais grotescos e até mesmo sites com rituais demoníacos. Não é qualquer pessoa que consegue entrar na Mariana’s Web, visto que é necessário grande conhecimento técnico e ferramentas muito avançadas para isso. Mas, ainda assim, não se sabe exatamente o que há nas áreas mais profundas destas camadas. E é dentro da Mariana’s Web que o game Flappy Bird pode ter surgido, como parte de um misterioso ritual.

Dentro da Deep Web existe um site chamado Devil Mate. Trata-se de um site que abriga uma espécie de seita satânica que se reúne e se concentra na rede. Essa seita funciona aparentemente da seguinte forma: ela é um extenso fórum no qual qualquer pessoa que conheça o acesso pode participar, seguindo determinadas regras. Os membros da seita são classificados por níveis, que vão do 1 ao 66. Novos membros podem apenas ler o conteúdo do site, mas não participar, após um tempo é dada a escolha para a pessoa continuar ou não na seita.

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Créditos da imagem: MedoB

Se a pessoa aceitar participar, ela será instruída a realizar rituais para subir seu nível. Quanto maior o seu nível, mais informações a pessoa receberá e mais envolvida com a seita ela se tornará. A forma para “evoluir” dentro da seita é dada por rituais que os “anciões” delegam aos membros mais novos. Eles devem cumpri-las com provas em vídeo de sua execução. Os rituais envolvem coisas como beber sangue ou comer órgãos crus de determinados animais, entre coisas ainda piores e mais perturbadoras.

Ao realizar cada ritual, o membro recebe instruções sobre o que deve fazer em sua vida para atingir a prosperidade financeira. E aqui algo muito curioso foi notado. Conta-se nas informações anônimas que na seita havia um usuário cuja identificação era “Gnod“. Ele era um membro avançado da seita e estava prestes a atingir o nível 27, um importante momento dentro da escala do grupo, pois é a partir deste nível que a pessoa supostamente começa a ter o retorno financeiro desejado.

Gnod teria cumprido o ritual ao qual foi designado e, após isso, recebido as instruções dos anciões sobre o que ele deveria fazer. Essas instruções são passadas em arquivos criptografados e apenas membros de determinado nível e com alto grau de confiança recebem as ferramentas necessárias para descriptografar e ler as mensagens.

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Imagem que representa as camadas da Deep Web

O conteúdo da mensagem criptografada foi acessado por uma pessoa que criou um e-mail anônimo, mas esta pessoa não revela como conseguiu a chave de criptografia, afirmando apenas que não é membro da seita. Segundo ela, a mensagem possuía um código fonte incompleto que Gnod deveria terminar. Ele recebeu instruções para completar o código e lançar o seu software nas plataformas iOS Android. Após a publicação do software, Gnod seria instruído a realizar mais um ritual, após o qual ele ganharia muito dinheiro. A mensagem criptografada, no entanto, possuía uma imagem estranha, datada do final de 2012:

Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird

Créditos da imagem: MedoB

Repare bem na imagem acima. Sim, o símbolo que aparece é o pássaro do game Flappy Bird, que alcançou enorme sucesso até ser retirado do ar por seu criador. Mas existe mais a ser notado: Gnod é, coincidentemente ou não, um anagrama de Dong, sendo Dong Nguyen o nome do criador de Flappy Bird.

Tudo fica ainda mais estranho quando se repara nas reações de Dong ao sucesso de seu próprio game. Em algumas entrevistas, ele também comentou que o game não deveria ter atingido o sucesso que atingiu, além de declarar que não estava nem um pouco feliz com o sucesso, mesmo ganhando uma grande quantidade de dinheiro.  “Eu simplesmente não aguento mais”, disse ele em entrevistas. Em um tweet, ele disse:

Na época, Dong estaria faturando cerca de 50 mil dólares por dia graças ao sucesso do jogo.

Será possível que tudo isso seja verdade e que Flappy Bird tenha se iniciado de uma forma tão sombria, com seu criador fazendo parte de uma seita que exige sacrifícios obscuros em nome do sucesso e da riqueza? Teria Dong se arrependido do pacto que fez com a seita? Ou algo mais aconteceu com ele? Teria ele sido instruído a um ritual horroroso o suficiente para fazê-lo desistir de tudo?

Você aí acredita que tudo isso possa ser mesmo verdade? Ou que tudo não passa de uma grande coincidência, ou talvez uma grande mentira? Existem pessoas que são capazes de chegar ao extremo para alcançar o sucesso, mas será que no mundo dos games também existe esse tipo de pessoa? Nós não aconselhamos ninguém a tentar acessar a Deep Web para desvendar o mistério, visto que isso envolve um alto risco ao computador e às informações pessoais do usuário.

Por fim, se você jogou o Flappy Bird original, lembre-se que, sendo o game fruto de rituais demoníacos ou não, a chance de o revermos novamente é praticamente nula.

(Via: MedoB, Tecmundo)

15 Respostas para “Crepypasta Arkade: O Segredo oculto de Flappy Bird”

  • 9 de março de 2014 às 10:43 -

    Vinicius Nunes Cardoso

  • caraio as pessoas acham “segredos ocultos” em tudo

  • 9 de março de 2014 às 10:43 -

    Diana Cabral

  • Cara, cadê meu Hosaka pra acessar essa matrix agora? Tomara que o ICE não frite meus miolos. Hehehe

  • 9 de março de 2014 às 10:45 -

    claudio eduardo

  • maneiro

  • 9 de março de 2014 às 11:44 -

    Luiza Ferreira

  • Adooooro teorias, apesar de algumas não serem verdadeiras, fica a diversao

  • 9 de março de 2014 às 11:44 -

    Pedro Rodrigo

  • acho que já passou da hora de darem atenção a esse jogo

  • 9 de março de 2014 às 12:12 -

    Marcelo

  • Mais uma teoria da conspiração! Me amarro!

  • 9 de março de 2014 às 13:57 -

    Bruno Gabriel

  • Acreditar é uma coisa muito forte, mas que deixa aquela dúvida, deixa.

  • 9 de março de 2014 às 14:43 -

    Luiz Gonzaga Alves de Araujo Jr.

  • Acho muito legal essa coluna

  • 9 de março de 2014 às 19:43 -

    Danilo Bsony

  • Leila Buttler

  • 10 de março de 2014 às 00:43 -

    Carlos Alberto Velásquez Correa

  • Pqp os cara procuram maldade em tudo mesmo

  • 10 de março de 2014 às 01:43 -

    Caio Martins

  • Juliano, Raphael

  • 10 de março de 2014 às 13:55 -

    Marck Òó

  • Renan, novamente parabéns pela matéria, muito foda, nesse mundo pessoas são capazes de tudo e não duvido que isso seja real.

  • 10 de março de 2014 às 17:38 -

    Daniel

  • Isso é fake, a imagem mostra o dump de uma conexão criptografada, provavelmente ssl e esse tipo de dump não gera imagenzinhas, somente código de texto letras numerais etc. curiosamente a imagem está plantada em um espaço completamente entre textos… achei que a arkade fosse mais séria…

    • 10 de março de 2014 às 20:06 -

      Renan do Prado

    • Como o título diz, o texto se trata de uma creepypasta, em nenhum momento esse texto foi escrito pra evidenciar alguma “verdade”. A Arkade é sim séria, e nos comprometemos em trazer entretenimento, que é o objetivo desse texto.

  • 9 de julho de 2020 às 15:44 -

    blog Ma Petit Place

  • Noooossa eu amo histórias assim! ❤
    acho que vou escrever mais terror no meu blog! Obrigado pela inspiração, vocês são incríveis!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *