Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

30 de novembro de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

Diablo Logo Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

Hoje, um dos RPGs de ação mais famosos do mundo completa 15 anos de vida. Em 30 de novembro de 1996, a Blizzard colocava no mercado Diablo, um game que revolucionou o gênero e se tornou parâmetro para tantos outros RPGs que vieram posteriormente.

Embora a série tenha ficado realmente popular com o segundo game da série – Diablo II, lançado em 26 de junho de 2000 – foi o primeiro Diablo que calçou os alicerces do mundo de Sanctuary, o mundo gótico de fantasia onde toda a série se passa.

A história do primeiro jogo era marcante: em Sanctuary, o Céu e o Inferno são reais, com anjos e demônios guerreando e interferindo no mundo dos homens. Quando Diablo e seus demônios começaram a devastar o mundo dos homens, o arcanjo Tyrael une suas forças com um grupo de magos humanos. Juntos, eles conseguiram aprisionar os três Lordes do Inferno (um dos quais é o próprio Diablo) em pedras místicas, as soulstones.

A soulstone de Diablo é enterrada e sobre ela ergue-se um grande monastério. Porém, as gerações se passam, o monastério colapsa e o propósito dele perde-se no tempo. Um vilarejo, Tristam, aos poucos se forma ao redor das ruínas do monastério.

diablo11 Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

Quando Leoric, um rei supersticioso derruba de vez o monastério para construir uma catedral, Diablo vê sua chance de fuga. Possuindo o arcebispo Lazarus e depois o próprio rei, o demônio ordena que seu exército saqueie e destrua vilarejos vizinhos, semeando novamente o caos pelo mundo.

Depois disso, Diablo recruta Leoric e Lazarus para seu exército, e povoa as catacumbas sob a catedral com todo tipo de demônios e criaturas medonhas. Caçadores de demônios que se aventuram pela cidade, nunca mais são vistos. Assim, Tristam vira uma terra desolada, onde não há lei, nem proteção, e o medo e o terror comandam.

Pelo menos não até a chegada do jogador, que pode assumir o papel um Guerreiro, uma Arqueira ou um Mago, e desbravar as catacumbas sob a catedral, chegando até o inferno propriamente dito para vencer Diablo e restabelecer a paz ao vilarejo.

diablo i 31 Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

Cada um dos três personagens selecionáveis possui características bem distintas: o Guerreiro é o mais poderoso fisicamente, mas possui magias fracas. A Arqueira possui força e magia mais balanceadas, enquanto o Mago é fraco fisicamente, mas possui as magias mais poderosas.

Ao longo dos 16 andares de dungeons, masmorras e criptas, o jogador encontra uma infinidade de criaturas, inclusive versões corrompidas de Lazarus e do Rei Leoric (que se torna o Skeleton King).

Desde o primeiro jogo, Diablo se destacou por sua jogabilidade sólida e funcional, seguindo um esquema de point and click para o personagem realizar praticamente todas as ações do jogo. Magias e habilidades especiais poderiam ser configuradas nos teclados, e os loots adquiridos podiam ser vendidos na cidade, para a compra de novos equipamentos mais poderosos.

d567a1b7572ea598399718fb3640b55e1 Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

Os gráficos e o som também se destacavam, sendo muito bem acabados para a época. A perspectiva isométrica possibilitava um amplo campo de visão ao jogador, enquanto a trilha sonora assinada por Matt Uelmen traduzia bem o clima sombrio e melancólico do jogo.

Diablo I screenshot1 Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

O game possuía um sistema de jogo multiplayer online onde até quatro jogadores podiam se reunir para explorar as dungeons. Como de praxe, houve muita trollagem, e muitos jogadores simplesmente ignoravam as dungeons para ficarem matando outros jogadores. Quem foi que disse que Diablo nunca teve PvP?

Diablo teve uma sequência pesudo-oficial, Diablo: Hellfire, produzida pela  Synergistic Software. Apenas com uma campanha single player, o jogo não obteve o mesmo sucesso do original, e sequer é tido como parte da cronologia da série pela Blizzard, que ignorou a trama de Hellfire ao produzir o aclamado Diablo II.

E se você acha que Diablo sempre foi uma exclusividade dos PC gamers, se enganou: em 1998, a Electronic Arts lançou uma conversão do game para Playstation 1!

diablo1 Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!

Sem multilpayer online, a conversão oferecia um modo cooperativo local para 2 jogadores, mas apresentava um grave problema: para salvar o game, o jogador precisava de 10 slots livres no memory card! Como naquela época os memory cards possuíam um número limitadíssimo de slots (em média 15), salvar o jogo era uma tarefa árdua!

Mesmo com 15 anos, Diablo é uma série que definitivamente envelheceu bem. Os dois primeiros títulos são aclamados até hoje, servindo como parâmetros de qualidade e tendo diversos games parecidos – os famosos “Diablo-likes” – lançados todos os anos. Seu épico vídeo de abertura continua empolgando jogadores de todo o mundo, relembre:

Agora só nos resta esperar por Diablo III, que deve ser lançado em 2012, e desde já é um dos games mais esperados dos últimos anos!

Aliás, vale lembrar que a Arkade participou do beta-teste de Diablo III! Para ler nossas impressões sobre o beta, clique aqui! Além destas impressões iniciais, estamos preparando um material super especial sobre Diablo III. Aguarde…

 

29 Respostas para “Diablo completa 15 anos! Relembre o clássico primeiro game da série!”

  • 0
    1 de dezembro de 2011 às 16:16 -

    KING OF KINGS

  • eu acho que eu ja joguei esse hein

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 19:57 -

    Sniper

  • Cadê Blizzard!? Têm promoção de Diablo ou não?!

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 18:21 -

    Raphael Cabrera

  • Excelente matéria Rodrigo! Parabens!

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 18:11 -

    Kubrick Stare Nun

  • Bons tempos…
    Reinstalar ou não reinstalar? Eis a questão.

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 06:29 -

      leandro(leon belmont) alves

    • reinstale Kubrick, Diablo é jogão!!

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 20:05 -

        Joao

      • Reinstale, se tiver mto tempo pra jogar! Hauahau acaso se empolgue, instale logo o 2! Mto bom tb

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 16:52 -

    Jhonata

  • Caraca, foi uns dos meus primeiros games de pc, junto com age of empires 1. Depois de Diablo nunca mais voltei a jogar bola na rua e nunca mais parei de jogar rpgs. Porra se a Blizzard demorar e fizer um game igual é StarCraft não ligo de esperar.

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 03:28 -

      Joao

    • To contigo jhonata! Jogava mto alem de diablo, age of empires e os adventures como monkey island, broken sword, black dahlia, full throtle.. Saudades!

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 06:32 -

        leandro(leon belmont) alves

      • eu também João. mas desses aí que você mencionou só joguei Age of Empires e Monkey Island. CLÁSSICOS!!

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 17:20 -

    Edson Luciano

  • ainda me lembro de quando comecei a jogar ele no Pray 1. heheh bonnnnss tempos…

    mas era meio repetitivo, e nao entendia quase nada do que estava acontecendo kkkkkkkkkkkk

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 20:52 -

    Dario (mobilegamer.com.br)

  • Primeiro (e único)game que me fez jogar 16 horas seguidas.. nunca mais faço isso..kkk

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 03:29 -

      Joao

    • Hauhauaau alem de diablo eu fiquei mais de 12 hs seguidas jogando counter! Hauaha

  • 0
    1 de dezembro de 2011 às 00:53 -

    Bacon , LIES & SHARKS

  • e tive que comprar um memoricard só para ele,eita joguinho dificil da porra.

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 06:23 -

      leandro(leon belmont) alves

    • e gastava 8 espaços de arquivo no memory do PS1. por isso só salvei meu char num nível bem forte e saí descendo até zerar

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 11:57 -

        Renan

      • E eu que achava que os 5 slots do Populous V eram muita coisa!!!!!!

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 23:24 -

    Renan

  • Ainda tenho no PC!!!! Mas faz tempo que não jogo, nunca cheguei a zerar, travei no 7º andar pq salvei o jogo num corredor cheio de bichos que tacam bolas de fogo azuis, era load – > dead toda vez…. tive que recomeçar tudo….

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 06:27 -

      leandro(leon belmont) alves

    • eu sempre salvava no inicio de cada andar. pelo menos se a coisa ficasse preta, era fácil fugir. e cara, não precisava apagar o save, era só usar um pergaminho de teleporte. a bruxa do vilarejo vende muitos desses. tenta de novo Renan, aposto que você zera agora…

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 10:14 -

        Renan

      • Não dava tempo, era dar load e em 2 segundos contados eu morria, eu sempre salvo no inicio de cada andar tbm, mas nesse que tava, eu tinha avançado tanto, que recomeçar desde o começo até dói o coração!!! Na hora que fui atacado bateu um desespero de perder os itens que tinha conquistado naquele andar que piorei as coisas kkkkkkkkkk

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 13:34 -

        leandro(leon belmont)alves

      • aposto que você tava no 14 andar. a partir da-li em diante os monstros quase me matavam com 2 ou 3 golpes, haja potion pra me curar. e olha que estava perto do LV 50, o nível máximo do jogo.

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 22:23 -

    zecarlos

  • um KRASSICO ehhee,o 1 eu nao curtia muito,so gostava de jogar de 2 que era maneiro pra caramba,lembro ate hoje quando juntamos uns amigos e ficamos 3 dias diretos pra tenta zera o game hehehehe
    eu particularmente curto muito o 2 e tenho ate hoje,mas tanto o 1 e 2 sao otimos

    blizzard e blizzard,nao e a toa que a franquia com 3 jogos(contando o 3 ja) esta ai,batendo de frente com produtoras de pizza hehehe e provando que nao e precisso lancar um game a cada 1 ano pra transforma o titulo num epico classico

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 03:31 -

      Joao

    • Falou tudo zecarlos.. A blizzard realmente sabe fazer “classicos”.. Demoram muito pra sair, mas ficam imortalizados..

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 21:22 -

    Nicholas

  • Nunca joguei, mas tb n pretendo, tenho muito jogo pra jogar e pouco tempo para isso :/

    • 0
      1 de dezembro de 2011 às 03:30 -

      Joao

    • Essa nova geracao viu.. Tsc tsc

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 06:21 -

        leandro(leon belmont) alves

      • comece a jogar Diablo, Nicholas. nem que seja só para testar, quando você perceber, já estará horas jogando e ainda vai querer mais. e nessa época, nem sabia essa conversa de Rpg japonês e americano. para mim era tudo igual.

    • 0
      8 de maio de 2012 às 19:56 -

      KING OF KINGS

    • Esses nao tem tempo nem pra apreciar um bom jogo

  • 0
    30 de novembro de 2011 às 16:52 -

    Danz3ra

  • Diablo é um dos melhores RPG’s que já joguei.
    To muuuuito ansioso pelo terceiro game, que ta ficando demais!

    • 0
      30 de novembro de 2011 às 19:51 -

      leandro(leon belmont) alves

    • eu cheguei a zerar ele sem salvar no meu antigo PS1. apenas salvei o meu char guerreiro/arqueiro no LV 43. são os 17 ou 18 andares mais ferrados que já andei. excelente.

    • 0
      30 de novembro de 2011 às 20:45 -

      Edimartin Martin

    • Vale lembrar que Diablo iniciou a simpicidade de RPGs em jogos. Era um RPG simples que qualquer um podia aprender e jogar.

      É uma pena mas eu nunca joguei o jogo. O meu professor de redes falou que ele já estragou um mouse jogando diablo.

      • 0
        1 de dezembro de 2011 às 03:25 -

        Joao

      • Huahaua nao duvido edimartin! Ele devia ter estourado o limite de cliques do mouse! Mas com certeza valeu a pena..hehe

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se