A E3 2014 terminou, mas onde estão todos estes jogos?

15 de junho de 2014

A E3 2014 terminou, mas onde estão todos estes jogos?Mais uma vez o maior evento de games trouxe todas as novidades que teremos nos próximos meses para os nossos consoles favoritos. Mas onde foram parar todos aqueles jogos que ouvimos falar e não deram as caras na E3 2014?

Não há duvidas que esta E3 foi extremamente excitante, pois pela primeira vez pudemos ver o poder real dos novos consoles junto com a criatividade de vários desenvolvedores envolvidos nas mais novas tecnologias que estarãos nas prateleiras em breve.

Diferente do ano passado que foi o ultimo evento com os consoles da geração passada e marcou o anúncio dos consoles da nova geração, nesta edição tivemos uma grande variedade de jogos AAA e indies em ambos os consoles, sem falar dos novos jogos que empresas como Ubisoft e EA Games apresentaram em suas conferências e todas as novidades que a Nintendo pretende com seus produtos.

A E3 2014 terminou, mas onde estão todos estes jogos?

Mas como tudo não é festa, houve aquela típica “depressão-pós-E3” com quem criou expectativa de determinado jogo ser apresentado na feira com toda a certeza do mundo mas no fim, nada aconteceu.

Eu não estou falando somente do quimérico Half Life 3, mas sim destes jogos tão esperados mas que não foram citados nesta E3:

The Last Guardian

Uma das maiores promessas feitas pela Sony que está demorando tanto que uma geração inteira de consoles surgiu e nada de The Last Guardian foi revelado, tendo o trailer durante a E3 de 2009 como uma das únicas evidências que o jogo realmente existe:

Muitas noticias envolveram o desenvolvimento de The Last Guardian, desde a saída do diretor Fumito Ueda da Sony no fim de 2011 até o recente rumor dizendo que o jogo foi cancelado.

Desenvolvido pelo Team ICO, criadores dos monumentais Shadow of The Colossus e Ico, estamos aguardando este jogo desde sua aparição em 2009. Passou tanto tempo que a possibilidade de vermos alguma coisa do trailer acima similar com o jogo final é extremamente pequena, podendo ser um jogo totalmente diferente do que esperamos atualmente.

Fallout 4

As chances de vermos Fallout 4 em ação é a mesma de um apocalipse nuclear: É totalmente possível, mas não espere que aconteça tão já. Um dos maiores motivos de não ter notícias sobre a continuação de um dos melhores jogos lançados em 2008 é culpa da Bethesda Game Studios que não divulga nada sobre o projeto, dando margem a muita especulação.

Já tivemos documentos vazados informando que Fallout 4 irá se passar em Boston, ele já foi registrado várias vezes nos últimos anos e não podemos esquecer do cara que decidiu brincar com a expectativa dos fãs criando o site thesurvivor2299.com, que depois de sua contagem regressiva ter chegado ao fim vimos somente este vídeo no site:

Dificilmente veremos um novo Fallout, especialmente quando lembramos que Doom 4 foi revelado pela Bethesda nesta E3, mas ainda podemos sonhar em voltar para o perigoso mundo aberto de Fallout para conseguir o maior número de tampas de garrafas Nuka Cola e viver na radiação mais uma vez.

Beyond Good and Evil 2

Michel Ancel é um homem vil por nos deixar esperando qualquer tipo de informação relacionado a série Beyond Good and Evil, especialmente quando é informado que o jogo receberá um foco especial após o término de Rayman Legends, e desde então, o que recebemos? Uma arte conceitual de Jade com traços orientais:

A E3 2014 terminou, mas onde estão todos estes jogos?

Agora nos resta esperar e ver até onde essa produção irá chegar, enquanto choramos no cantinho da sala por não termos visto Beyond Good and Evil 2 na conferência da Ubisoft.

Qualquer jogo lançado pela Valve que tenha um 3 no final

Não seria uma lista de respeito se não mencionarmos a ausência da Valve neste evento, todas as vezes esperamos algum anúncio dos jogos criados pela Valve e nada é retornado para nós.

Sabemos que a Valve como empresa é no mínimo peculiar, com Gabe Newell focando em outros eventos como a Gamescom e GDC evitando toda o holofote e a insanidade da Electronic Entertainment Expo. Mas é tão difícil assim ver alguma informação relacionada a sua nova engine, a Source 2, ou algum dado concreto relacionado a Left 4 Dead 3, Portal 3 ou até Half Life 3?

A E3 2014 terminou, mas onde estão todos estes jogos?

E o pior que as expectativas de vermos novidades nesta E3 estava maior ainda graças aos recentes dados sobre Half Life 3 e as supostas imagens de Left 4 Dead 3 rodando na Source Engine 2.

E agora?

Agora não dá mais para chorar sobre o leite que não foi derramado pelo simples fato que nem “o comercial do leite foi ao ar ainda”, mas de consolo vale lembrar que esta E3 não trouxe um, mas vários exclusivos, jogos indies, versões remasterizadas de jogos da geração passada para os consoles e até GTA V no PC! Então devemos estar felizes, não acha?

Qual foi o jogo que estava mais esperando que no fim a sua empresa favorito pisou em seus sonhos ao não anunciá-lo (ok, talvez de uma forma não tão dramática)? Algum rumor que levantamos semana passada foi aguardado por você e não foi ao ar? Faça dos nossos comentários o seu muro das lamentações e comente sobre o tal jogo que você queria anúncio e não teve nem uma imagem sobre.

4 Respostas para “A E3 2014 terminou, mas onde estão todos estes jogos?”

  • 15 de junho de 2014 às 15:52 -

    leandro leon belmont alves

  • eita! é mesmo!! bom, o Last Guardian já considero um Vaporware a essa altura…mas e Fallout 4 e esse tal Beyond Good and Evil, nem o tal Left 4 Dead 3…nem imagens ou um curto teaser fora apresentado. e olha que parece que só vocês da Arkade notaram isso nos sites que falam da E3.e queria saber por que o Gabe é tão grilado com o número 3, alguém já perguntou a ele?sobre o Last Guardian…espero que seja apenas e continue Vaporware, ou teremos outro Dukem Nukem Forever

    • 15 de junho de 2014 às 18:40 -

      Henrique Gonçalves

    • Hahahaha, bom ponto, não cheguei a ver muitos sites falando sobre o que não apareceu mesmo. Eu sempre fico grilado no caso da Valve não continuar suas franquias, especialmente com Half Life 3, mas a minha perspectiva mudou logo depois de ter visto este vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=dYE5cxQrIp8

      Ele explica muito bem como a Valve decidiu seguir o passo de apoiar o Steam e seus jogos já existentes no lugar de criar novos IPs/continuar suas franquias. Não acho que seja 100% por causa da grana como o vídeo fala, mas acho que também tem outros fatores que apoiam, como o Steambox, o foco de aumentar os jogos que já existem (como os torneios de Dota 2 e o continuo suporte de TF 2), e a falta de uma engine nova, o que pode dar a ideia que a Valve espera lançar a Source 2 somente para depois lançar seus jogos com 3 na frente.

      No caso de The Last Guardian eu também acho que nem vale mais a pena (apesar que isto me faz um hipocrita por querer Half Life 3 e não querer The Last Guardian por seu atraso), mas jogos que demoram demais sempre tendem a dar errado, seja pelos criadores ou pelo próprio público que ficou esperando e aumentando sua expectativa sem nenhuma prova concreta. Como tinha apontado no texto, é possível que o jogo esteja bem diferente do que o video lançado em 2009, que faz parte da base do que estamos esperando em The Last Guardian.

  • 15 de junho de 2014 às 20:41 -

    Arthur.E

  • Bem crianças, digam adeus as esperanças de algum dia jogarem Last Guardian, por causa do tempo que demoraram muitas pessoas já estão esquecendo sobre ele e mesmo que ele saia provavelmente terá um desempenho bastante limitado.  E agora é aquela parte do ano que eu agradeço a toda a equipe Arkade por cobrir a E3 aqui no site, obrigado pessoal, foi uma ótima E3.

    • 15 de junho de 2014 às 20:47 -

      Henrique Gonçalves

    • Eu aceito tristemente o fato de não vermos The Last Guardian, e depois fico feliz pelo elogio hahaha. Eu que agradeço por ter acompanhado toda a nossa cobertura da E3!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *