Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales

28 de agosto de 2012

Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales

Os games independentes brasileiros andam conseguindo muita visibilidade, tanto aqui quanto no exterior. Toren é um destes jogos: o título ainda nem foi lançado, mas já está ganhando prêmios e chamando a atenção da mídia especializada. O game está sendo produzido por apenas 3 pessoas: Alessandro Carlos Martinello (diretor de arte) Conrado Testa (animador) e Luiz Alvarez (programador). Eles formam o estúdio Swordtales.

Na sequência, você confere o papo que nosso colaborador Raphael Franck bateu com Alessandro Martinello, e sabe mais sobre Toren, título que irá mostrar a força do game independente brasileiro!

Arkade: como surgiu a produtora Swordtales?

Alessandro: a Swordtales é formada basicamente 3 pessoas muito especializadas em suas áreas. Nos conhecemos em uma pos-graduação em jogos eletrônicos promovida pelos profissionais da Ubisoft Brasil aqui em Porto Alegre. Foi muito natural nossa afinidade principalmente na vontade mútua de criar um grande jogo.

Arkade: Toren parece um título muito promissor, mas sabemos pouco sobre ele, principalmente no que diz respeito ao gameplay. O que podemos esperar da mecânica?

Alessandro: a mecânica do jogo assim como todo o resto remete a crescimento. No início você começa a jogar com um bebê. Então a princesa vai crescendo e suas habilidades e possibilidades evoluem com ela. No início você não pode pular grandes obstáculos e suas ações são limitadas pela força de uma menina de 7 anos, logo você vai poder pular e se armar aos poucos para fugir da torre que ela se encontra.

Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales

Arkade: no blog do jogo está escrito: “A interface está em testes e conta com a filosofia presente em Heavy Rain de dar a imersão para o jogador se sentir fazendo cada ação e cada esforço no decorrer do jogo. A vida que foi dada a esta princesa dura apenas um dia.” Há uma relação de proximidade do gameplay com o enredo?

Alessandro: sim, o gameplay e o enredo estão unidos de uma forma muito orgânica e nada artificial ou falsa como em tantos títulos desta geração. No campo da inovação nosso jogo conta sua história de uma forma nova e especial. Seu gameplay se mistura com a narrativa sempre surpreendendo.

Arkade: há alguma relação de amizade entre a personagem principal e árvore do jogo?

Alessandro: não é possível estabelecer uma relação de amizade, pois é um ser muito distante do humano. Não há exatamente uma amizade e sim uma relação dela com o cenário e suas transformações, simbolizados pela árvore. A árvore é muito mais como uma manifestação do sonho dela de chegar ao topo e à salvação.

Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales

Arkade: a arte de Toren é muito bonita, lembra um pouco os títulos de Fumito Ueda (designer e diretor de ICO Shadow of the Colossus). Há alguma inspiração especial dele ou de qualquer outro artista?

Alessandro: há uma inspiração nos jogos do Fumito Ueda na maneira como se contam as coisas e os arquétipos envolvidos, mas as semelhanças acabam aí. Ao jogar Toren, os jogadores relataram uma experiência bem única e diferente. Isto se deve ao fato de nossas maiores inspirações serem de filmes do animador japones Hayao Miyazaki (responsável pela Viagem de Chihiro).

Arkade: Toren vem recebendo elogios por parte da crítica especializada internacional. Isso de deve a participação da empresa em eventos como Independent Games Festival?

Alessandro: na verdade se deve ao fato dos sites indie especializados lá fora buscarem coisas realmente legais. No primeiro dia que nosso jogo se tornou público, ele foi destaque no indiegames.com, um dos blogs mais proeminentes do mundo no tema. O dono do site encontrou sozinho nosso jogo. Tínhamos planos de mandar um email pros jornalistas 30 dias mais tarde e fomos surpreendidos!

O jogo fala por si mesmo e vimos que os jornalistas mais antenados entendem isto e ajudam a gente sem precisarmos pedir. Os festivais e nossos prêmios estão ajudando mais na hora de chamar atenção de investimentos e parcerias, assim como desenvolvedores indies mais famosos nos notarem e mandar e-mails com elogios e incentivos. Somos o primeiro jogo brasileiro a se destacar no maior evento do mundo do gênero.

Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales

Arkade: como foi a participação no Independent Games Festival?

Alessandro: foi boa, e nos introduziu a muita gente de peso. Coisas grandes podem vir por aí!

Arkade: Toren demonstra ser grande e não simplesmente mais um simples jogo independente de plataforma 2D. Quais pontos determinaram certas escolhas como o 3D?

Alessandro: foi principalmente as especialidades de cada um que contaram. Criamos uma ideia do nada e fomos moldando ela, sempre cuidando para os 3 se sentirem pais do projeto e criadores onde cada um está fazendo o melhor em suas respectivas áreas. A escolha mais difícil foram os gráficos de ultima geração, mas eles estão ajudando muito o jogo a ser conhecido pelo público. Chama atenção um projeto indie deste nível de qualidade.

Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales

Arkade: em que ponto o jogo se encontra e quais as ferramentas utilizadas em seu desenvolvimento?

Alessandro: o jogo está próximo da metade do desenvolvimento, sendo feito inteiramente em Unity Pro. A Unity é uma engine de fácil uso e possibilita criarmos a experiência visual que desejamos.

Arkade: quando teremos um beta ou demo para testar o título? Há uma previsão para o lançamento?

Alessandro: o jogo ainda está em fase de testes, chagando em uma fase Alpha, então é apenas uma prévia do que está por vir. O lançamento está previsto para início de 2013, mas tudo pode acontecer, para entregar o melhor jogo indie que pudermos criar, talvez seja necessário mais tempo.

Para fechar com chave de ouro, confira abaixo um belo trailer de Toren:

http://youtu.be/s1JYRgSIaVo

Agradecimentos ao nosso colaborador Raphael Franck, que realizou a entrevista.

*Créditos da foto da equipe Swordtales: Bruno Todeschini.

27 Respostas para “Arkade entrevista: o game studio brasileiro Swordtales”

  • 28 de agosto de 2012 às 17:45 -

    leandro(leon belmont) alves

  • esse jogo já conhecia de longe.

    O jogo está soberbo. Adorei os visuais coloridos e que o tornam apelativo. Além de Zelda e ICO, também me lembra muito “El Shaddai: Ascension of the Metraton”. Pena que não deu para ver muito “gameplay”. Será que eles se inspiraram na herança indígena do Brasil para criarem os ambientes e a personagem?

    • 30 de agosto de 2012 às 12:54 -

      KING OF KINGS

    • ficou muito bom esse jogo olhando pelos graficos deve ser top mesmo

  • 28 de agosto de 2012 às 21:12 -

    Jefferson Mouraria Quaresma

  • parabens espero q realmente o Brasil entre de uma vez por todas no mercado

    • 30 de agosto de 2012 às 12:56 -

      KING OF KINGS

    • se eu fosse dono da sony apadrinhava esse projeto pro ps3 hein hashahsa

  • 28 de agosto de 2012 às 19:11 -

    FeeH

  • Tem muito potencial esse jogo ai , com certeza vou querer adquirir pra ver como vai ficar um jogo legitimo brasileiro ( não sei se tem outro ) e dar apoio a essa desenvolvedora e outras pequenas também .

    • 30 de agosto de 2012 às 12:57 -

      KING OF KINGS

    • outro jogo Brasileiro? tem concerteza ate pouco tempo tinha outro ate muito bom tbm em desenvolvimento

  • 28 de agosto de 2012 às 19:49 -

    DanielWarfare

  • Hum…no minimo interessante. Brincadeira!!! esse jogo parece muito foda, com certeza irei joga-lo. Incrível, como um jogo feito por TRÊS PESSOAS pode desbancar equipes inteiras \o/

    • 28 de agosto de 2012 às 22:25 -

      zecarlos

    • da mesma forma qeu filmes de baixo orcamento conseguem ser superiores a filmes de milhoes….e tudo uma questao de bom senso criativo…algo feito com vontade mesmo,certamente os gringos devem ficar loucos com isso

    • 29 de agosto de 2012 às 10:28 -

      Edimartin Martins

    • Unity. Essa é a resposta.

  • 28 de agosto de 2012 às 19:53 -

    DanielWarfare

  • Viagem de Chihiro…como é bom ouvir esse nome. Uma das(se não a melhor) animações que eu já vi na VIDA!!!!!

    • 28 de agosto de 2012 às 22:21 -

      zecarlos

    • eu nao diria que e a melhor deles nao…mas vindo da gibli…eles so podem ser comparados a eles mesmo ehhehe…eu curto todas as producos(acho que e o unico estudio que na minha opiniao mantem a qualidade em todas as producoes em alto nivel,nem a pixar consegue isso) gosto desesperadamente de porco rosso e princesa monoke..pra mim esses sao epicos ate….e e otimo ver que tem gente produzindo games como se fosse arte mesmo,com a preocupacao em fisgar a pessoa pela historia e imercao…com isso vc causa sensacao que tem tanto nas producoes da gibli

  • 28 de agosto de 2012 às 22:12 -

    zecarlos

  • bom en termos de influencia estao muito bem servidos eu diria hehehe…por amis que o game nao seja o meu perfil…achei o trailer animal,e realmente passa aquela sensacao magica que vemos em desenhos animados…e mano parabens pros caras nao ha o que reclamar nao

    • 30 de agosto de 2012 às 13:00 -

      KING OF KINGS

    • so exijo q esteja em PT kkkkk

  • 29 de agosto de 2012 às 02:58 -

    Rafael Rodrigues de Souza

  • é isso ai!

  • 29 de agosto de 2012 às 02:58 -

    Rafael Rodrigues de Souza

  • é isso ai!

  • 29 de agosto de 2012 às 00:03 -

    Renan do Prado

  • Ótima entrevista!!! Torço para que Toren seja só o inicio do sucesso da Swordtales!!! Quando esse game enfim for lançado eu quero muito jogar!!!! Essa ambientação que lembra bem de ICO e SotC me atrai MUITO!!!!! Gostei bastante do visual do game, e a história da princesa, apesar de ser um mistério hoje, me parece ser carregada de emoção!!!

    • 29 de agosto de 2012 às 10:30 -

      Edimartin Martins

    • Eu lembrei dos trailers do The Last Guardian.

      • 29 de agosto de 2012 às 10:40 -

        Renan do Prado

      • Eu também, The Last Guardian prometia ser um game pra fazer até marmanjo chorar, espero que num dia em um futuro imprevisível esse game realmente seja assim. E espero o mesmo de Toren (não ao ponto de chorar, mas de criar a afetividade do player com a princesa)

  • 29 de agosto de 2012 às 00:27 -

    Ana

  • Ai que ansiedade! Eu acompanho o blog de produção do Toren há mto tempo e nunca atualizava! Arkade me deu esperanças! O cenário desse jogo é maravilhoso, aguardando ansiosíssima!

  • 29 de agosto de 2012 às 00:28 -

    Ana

  • Aliás, tomara que o mercado brasileiro de games realmente desponte com Toren! Quero trabalhar nessa área @_@

  • 29 de agosto de 2012 às 10:11 -

    Matheus

  • O jogo está ficando uma obra de arte. Talvez esse seja o inicio para o Brasil ficar conhecido no mundo pelos seus games.

    O que mais me impressionou foi a equipe, que só tem três integrantes, mas mesmo assim está de parabéns!

  • 29 de agosto de 2012 às 10:31 -

    Edimartin Martins

  • Gostei muito dos gráficos do jogo. Resta saber se o gameplay também terá um alto nível.

  • 29 de agosto de 2012 às 16:56 -

    Marcelo Melo

  • Os caras estão encarando um projeto bem grande, maior do que se esperaria de um estúdio de três pessoas. Estou impressionado com os resultados, não por eles em si, mas pelo fato de terem sido feitos por tão pouca gente.

    No mais, o estúdio tem uma comunicação restrita e difícil; meio parecido com a Valve.

    Acho que será um bom jogo :)

  • 29 de agosto de 2012 às 21:50 -

    Andre David Galvao

  • Finalmente um belo jogo brasileiro

  • 30 de agosto de 2012 às 12:57 -

    Violeta Bafile

  • Orgulho de conhecer o sensacional Luiz Guilherme Alvarez que sempre soube que era fodão. Sei que voce vai subir muito mais! Avisa aê qdo p game sair pra ieu testar!

  • 30 de agosto de 2012 às 12:57 -

    Violeta Bafile

  • Orgulho de conhecer o sensacional Luiz Guilherme Alvarez que sempre soube que era fodão. Sei que voce vai subir muito mais! Avisa aê qdo p game sair pra ieu testar!

  • 29 de setembro de 2012 às 16:46 -

    Helner Brandão

  • Sensacional, espero que tanto o título como a produtora cresçam muito, e que o Governo com seus novos setores de cultura invistão mais nas produtoras brasileiras e no aperfeiçoamento dos alunos dessa aréa.

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