Mod games: uma viagem ao incrível (e bizarro) submundo dos games

7 de dezembro de 2011

Ah, o maravilhoso mundo dos mods, uma terra de ninguém onde tudo é possível e (com certo conhecimento técnico e habilidade) até mesmo o mais absurdo devaneio gamer pode se tornar realidade! Nesta matéria especial, vamos falar um pouco mais sobre esta (nem sempre) nobre arte de transformar parcialmente ou totalmente nossos queridos jogos eletrônicos!

O termo mod serve para designar qualquer tipo de modificação feita em um game. Embora tenha começado como uma atividade underground, os mods foram se tornando muito populares com o passar do tempo, deixando as “garagens” e sendo produzidos também por algumas das maiores empresas de games da atualidade.

Com este sucesso todo, muitos mod games deixaram de ser meras modificações de outros títulos e deram origem às suas próprias – e bem sucedidas – franquias. Como você bem deve saber, games de sucesso como Team FortressCounter-Strike começaram como meros mods de outros games.

Team Fortress Classic.

É difícil saber qual foi o primeiro mod já feito para um jogo – visto que a atividade era bem menos glamourosa antigamente – mas é fato que os primeiros mods surgiram na segunda metade da década de 90 e com o tempo a prática foi se difundindo, ganhando força em fóruns de internet e comunidades onde os gamers podiam trocar informações e compartilhar suas criações com o mundo.

Os mods surgiram em uma tentativa dos gamers auxiliarem o trabalho das produtoras: mesmo games recém lançados podem apresentar alguns problemas técnicos – os bugs. Por isso é comum os programadores deixarem uma brecha no código do game, para que ele possa passar por atualizações ou correções. Os modders – termo que designa as pessoas que criam mods – encontram estas brechas, acessam o código do game e fazem a festa, inserindo novos códigos que podem afetar o game das mais variadas maneiras.

E bota variedade nisso! Existem mods de tudo quanto é tipo, desde aqueles que alteram e/ou melhoram apenas alguns elementos do game, até os que mudam tudo e se transformam em games totalmente novos. Logicamente, a bizarrice rola solta e nos brinda com pérolas como pokémons à solta em Fallout 3, personagens gigantes em Left 4 Dead, Superman perdido na Fortune City de GTA IV, M. Bison com traje de Magneto em Street Fighter IV, todo mundo peladão em The Sims… o céu é o limite para a criatividade dos modders.

Mod de Pokémon em Fallout 3.

Como quase tudo neste mundo, os mods possuem uma versão legal e uma ilegal. Os mods de games para consoles, por exemplo, demandam que o game modificado seja gravado em uma nova mídia, prática mais conhecida como “pirataria”. Aqui no Brasil, estas modificações fora-da-lei são bem comuns, indo desde simples legendas em português até os campeonatos brasileiros construídos em cima de Pro Evolution Soccer e as edições de GTA que se passam no Rio de Janeiro e contam com carros e camisetas de times brasileiros.

GTA brasileiro: no mundo dos mods, tudo é possível.

Apesar disso, diversas empresas viram o potencial dos mods e disponibilizam ferramentas e kits de desenvolvimento que facilitam o trabalho dos modders. Estamos falando de produtoras respeitadas como id Software, Valve, Epic Games, Bethesda e outras, que viram nos mods um potencial que vai além do lucro, pois jogos parcialmente modificados agregam um imenso fator replay e podem até servir de estopim para a criação de outros jogos, alguns dos quais podem ficar tão famosos quanto o game que lhes serviu de origem. Aí entram aqueles games dos quais falamos lá em cima e muitos outros. Conheça abaixo cinco mods que se tornaram grandes sucessos.

Garry’s Mod: criado (obviamente) por um sujeito chamado Garry, este não é exatamente um game completo, mas um “parque de diversões” virtual onde os gamers podem utilizar elementos de games criados em cima da Source engine, da Valve, para criar uma infinidade de coisas. Dentro do ambiente virtual deste mod, o jogador pode ignorar a lógica e a física, criando composições bizarras e divertidas que fazem do Garry’s Mod uma ferramenta bem útil para quem gosta de inventar vídeo-paródias e coisas do tipo.

Red Orchestra: Combined Arms é outro mod que merece respeito. O designer [RO]Jeremy e sua equipe modificaram totalmente o FPS futurista Unreal Tournament 2004 , da Epic Games, e transformaram-no em um shooter ambientado na segunda guerra mundial que não deve nada à Medal of Honor ou Battlefield: 1942. Red Orchestra foi o vencedor do Make Something Unreal, um torneio de mods organizado pela própria Epic Games em parceria com a nVidia. Com o sucesso, os criadores do game fundaram a Tripwire Interactive, produtora que cuida até hoje da franquia.

Team Fortress: a primeira versão do game surgiu como um mod do game Quake, da id Software. Em 1996, Robin Walker, John Cook e Ian Caughley produziram a primeira versão do mod, que ficou bem famoso pela internet. Em 1999, o time foi contratado pela Valve para oficializar a brincadeira. Utilizando a engine própria da empresa (a Goldsource), o grupo criou o game Team Fortress Classic, que se tornou um fenômeno e deu origem à série que hoje é tão popular no Steam.

http://youtu.be/oeaGXRoOdi4

Defense of the Ancients: mais conhecido como Dota, este é outro mod muito popular. Criado no editor de mapas de Warcraft III, o criador do mod se baseou em um mapa de Starcraft para desenvolver o game. Embora sua primeira versão tenha sido criada por Eul, o programador IceFrog é quem tomou as rédeas do mod, e atualmente trabalha para a Valve (sempre a Valve!) no desenvolvimento de Dota 2. Dota ficou tão famoso que atualmente é não apenas uma franquia, como também um gênero à parte, pois flerta com os gêneros RPG e RTS, mas não pode ser classificado apenas como um deles.

Counter-Strike: nasceu como um mod do game Half-Life. A primeira versão do game foi criada por apenas duas pessoas, Minh “Gooseman” Le e Jess “Cliffe” Cliffe. A ideia da dupla deu tão certo que eles foram contratados pela própria Valve – a criadora de Half-Life – para produzir Counter-Strike, um mod que, diga-se de passagem, se tornou muito mais famoso no Brasil do que o game que lhe deu origem. Counter-Strike já teve diferentes versões lançadas e já no início de 2012 deve sair Counter-Strike: Global Offensive, um remake caprichado do primeiro game da série com muitas novidades.

Seja o seu mod favorito algo bizarro, divertido, ou mesmo um dos grandes sucessos listados acima, uma coisa é certa: todo mundo ganhou alguma coisa com o sucesso dos mods: a indústria ganhou novos talentos e novas franquias, bons games ganharam uma sobrevida e, claro, nós gamers ganhamos muito mais diversão!

Este texto foi publicado originalmente na edição 29 da Revista Arkade.

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, trilheiro e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

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