Este Nintendo Switch modificado foi criado para rodar jogos retrô

23 de outubro de 2017
Autor: Junior Candido

Este Nintendo Switch modificado foi criado para rodar jogos retrô

A Nintendo, pelo menos na era do Wii e do Wii U, era especialista em trazer seus jogos clássicos para seus consoles, com muita coisa boa de vários sistemas somando na biblioteca de seus sistemas. Porém com o Switch, tudo mudou, e, pelo menos por hora, nada de gameplay retrô “em qualquer lugar”. Mas, como diz o ditado: Modders does what Nintendon’t. Ou algo assim.

O modder da vez é Tim Lindquist, estudante de modificação de hardware e engenharia elétrica da Iowa State University, que construiu o seu próprio Switch, munido de emulador de código aberto, permitindo que jogos retrôs de vários consoles possam ser rodados no sistema, assim como era na era de ouro do Virtual Console (que por sinal já tem data para acabar).

O “Nintendo RP“, como ficou conhecido o dispositivo, vai um pouco além do que “mais um emulador feito em cima de um Raspberry Pi“, pois se trata de um console portátil baseado em uma impressão 3D, construído em torno do Raspberry Pi como um microcontrolador adicional para conectar as entradas de botões físicos ao processador principal, com uma bateria de 10.000mAh, que é recarregável via microUSB. O RP acompanha o RetroPie para rodar os games.

 

E o modder ainda melhora o Switch original: sua tela sensível ao toque tem 7 polegadas, maior do que as 6.2 polegadas do original, a porta HDMI desliga automaticamente a tela quando conectada a uma TV, e duas portas USB fazem com que acessórios possam ser conectados, o que inclui, em teoria, até mesmo ligar mouse e teclado, usando o aparelho como um computador.

Lindquist deixará disponível em breve alguns códigos-fonte e modelos 3D, mais um tutorial, para quem quiser se aventurar e construir o seu próprio Switch.

Via (Hackaday)

 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *