A evolução dos games de futebol: de Kick Off a Fifa 11

18 de agosto de 2010
Autor: Fábio Torres

Hoje em dia, os games de futebol são dominados por duas grandes facções: Fifa x Pro Evolution Soccer. No entanto, nem sempre foi assim. Já houveram épocas que os jogadores eram um punhado de pixels e o único modo de jogo era a Copa do Mundo. Pensando nisso, nós elaboramos esta matéria, mostrando a evolução dos jogos do esporte bretão, desde os games da década de 80 até as inovações propostas por Fifa 11 e PES 11.

1980 – Intellivision Soccer

Podemos dizer que tudo começou aqui, com o Intellivision Soccer. Antes do console Intellivision ser lançado, os jogos de futebol eram cópias derivadas de Pong, que consistiam em algumas batidas em uma tela 2D monocromática. Intellivision Soccer anunciou a “revolução 3D” com incríveis cinco cores. O ponto de vista isométrico e o campo com scrolling criados pelo jogo dominariam os jogos de esporte por muitos anos ainda.

1989 – Kick Off

Nove anos após o Intellivision, chega Kick Off, game de futebol desenvolvido por Dino Dini, um dos maiores entusiastas dos jogos de futebol. Na época, Kick Off era tido como um dos melhores jogos disponíveis, tendo ganho inúmeros prêmios e até mesmo uma sequência. Foi também um dos primeiros games a incorporar táticas próprias do esporte e uma representação precisa do campo. Para ser honesto, a jogabilidade tem mais a ver com pinball do que com futebol, mas ainda é muito divertido, especialmente para jogar com os amigos.

1992 – Sensible Soccer

Para os fãs do esporte que cresceram na época dos 16-bit, Sensible Soccer era mais do que um jogo: era um modo de vida. Ele diminuiu as mecânicas principais do futebol aos seus elementos mais puros – e atingiu a perfeição no processo. Como os melhores games, Sensible leva segundos para te pegar, mas horas para você dominá-lo. O jogo era a prova viva que não é necessário ter gráficos incríveis ou controles sensacionais para ser um grande jogo.

1993 – Fifa International Soccer

Em 1993 iniciou a série que se tornaria possivelmente a mais famosa franquia de games futebol: Fifa International Soccer. Conhecido também como Fifa 94, o jogo continha apenas seleções e nomes fictícios, mas em pouco tempo se tornou um dos favoritos dos gamers. O jogo também resgatava a câmera isométrica do Intellivision Soccer – o que, a partir daí, viraria regra para jogos de futebol.

1995 – International Superstar Soccer

A série Fifa logo encontraria um de seus adversários mais valorosos dois anos após surgir. International Superstar Soccer trazia 26 seleções com jogadores fictícios – mas que em pouco tempo caíram no gosto dos jogadores, como os brasileiros Gomez, Beranco e o inesquecível Allejo. O game não trazia muita variedade de modos, tendo apenas um torneio similar à Copa, o modo Scenario (utilizado até hoje) e um outro torneio de pontos corridos. Tida como a melhor série de jogos de futebol dos anos 90, o game originaria ainda outros sete jogos e, tempos depois, serviria como base para a série Winning Eleven/Pro Evolution Soccer.

Esta matéria possui mais páginas: 1 2

  • beduschi

    saudades do International Superstar Soccer

    • http://games.meu-site.net derek

      Nem diga… heheh, como joguei esse jogo!! Mas que venha o fifa 11!!!

  • http://woblinks.net Renato Tarantelli

    saudades do International Superstar Soccer [2]

    • Bacom Mage

      o unico jogo que eu ja joguei de futebol era esse ae.

      tchau meu velho e querido super nintendo

      • War Essay

        O resto é jogo pra crianças!!

        Negócio era "X" + Direcional na direção do cara e pronto!!

  • jader

    e pelo jeito quem ja esta ganhando somos nos gamers. valeu.

  • neyguimar

    É infelizmente . Se o PEs 11 for como no PES 09/Pes 10, muita imagem e video bonito tipo aquela propaganda falsa,que deixa a gente de queixo caido , ai quando compramos é aquela decepsão total. Aff até agora é o que ta parecendo pqp…. sinto falta do PES08 msm com os lags foi o melhor futebol feito pela konami, Fifa tenho ki aceitar a cada ano vem fantastico -surpreendente….Vamos aguardar..snif snif

    • Diogoarias

      cara tbm sou fã do PES !! tenho uma opinião parecida da sua , Cara sabe onde acho que a Konami errou principalmente nos ultimos 2 pes ??? parece que eles quiseram imitar o fifa principalmente a velocidade do jogo ! ainda acho o PES bem mais real nos movimentos, mas qndo eles melhoram uma coisa , pioram em outra , achei o Pes 6 o mais equilibrado de todos . Vamos aguardar o 11

  • Emanuel

    Pelo menos dessa vez o corinthians vai ter chance de ganhar uma libertadores !!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Fabio

    Acho importante citar um jogo que não era de console mas chegava muito perto que era o MSX. Quem tinha MSX e não jogava o Konami Soccer?

  • Davi

    Cadê Pelé 2? ;/

  • gustavo

    Por essas e outras nao gosto de fifa! como q a marca do game tira o video por direito autoral? ela msm bani propaganda gratuita???

  • Carlão

    muito bom o texto. lembrando que hoje em dia a gente pode jogar aqueles jogos online de futebol bem casuais.

  • alexandre

    gostaria de receber no meu email algumas dicas de dribles e lances de efeito no futebol.

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se