Governo da Bélgica determinou que Loot Boxes são jogos de azar e quer proibí-las

22 de novembro de 2017

Governo da Bélgica determinou que Loot Boxes são jogos de azar e quer proibí-las

A Europa não anda muito contente com a atual febre das loot boxes, após os incidentes envolvendo Star Wars: Battlefront 2, e o debate que já acontece há algum tempo, com Forza 7 e Shadow of War como exemplos de jogos que buscaram nestas caixas mais uma forma de monetizar. A Holanda decidiu investigar os jogos, e a Bélgica já tem um parecer quanto a tudo isso.

Os holandeses decidiram investigar as loot boxes para determinar se de fato se tratam de jogos de azar, pois, de acordo com as leis do país, em caso de confirmação, estes jogos só poderiam ser vendidos com regras específicas e licenças especiais. Já o governo belga vai além e, além de determinar que tais caixas são sim jogos de apostas, iniciou uma cruzada para proibir esta forma de monetização nos jogos.

Ao VTM Nieuws, veículo belga, o Ministro da Justiça do país, Koen Geens, afirma que “a mistura de jogos de azar e videogames, especialmente entre os mais jovens, é perigoso para a saúde mental de uma criança”. Geens quer levar o debate para a comissão europeia, a fim de proibir as caixas. “A mistura de dinheiro e vício é o equivalente a apostar”, acrescenta o texto da comissão que investigou as loot boxes.

Sendo considerado jogo de azar ou não, todos sabemos que as loot boxes, que se tornaram na palavra do momento dos videogames, são de fato uma aposta. Você não sabe o que vai receber, tendo apenas uma remota ideia do que se trata, porém sem nenhuma garantia, funcionando de maneira semelhante ao que assistimos por aqui em brincadeiras de programas de auditório como o do Silvio Santos.

Mas é mais um caso que vai render um bom debate: temos os estúdios, que buscam várias formas para monetizar em cima de um jogo, temos os jogadores que compram as caixas esperando algo bacana para curtir seu jogo, e aqueles que são radicalmente contra, por pensarem que há outras maneiras de se monetizar com um jogo, e que tem estúdio que anda abusando do direito de buscar recursos. Neste debate, de que lado você está?

 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *