Grim Fandango: a foice está onde ficava o coração e o jogo agora também está no bolso

13 de maio de 2015

Grim Fandango: a foice está onde ficava o coração e o jogo agora também está no bolso

A Double Fine traz mais uma opção para quem quer reviver as aventuras de Manny Calavera: tablets e smartphones. E o resultado ficou tão bacana quanto a versão de PC e PS4/PS Vita.

O clássico de 1998 da Lucas Arts chegou no começo do ano para computadores, Playstation 4 e PS Vita e trouxe tudo o que o jogo tinha de melhor: visual estiloso, história divertida, personagens sem pé nem cabeça e um excelente trabalho de dublagem, tudo remasterizado. Fizemos uma análise desta aventura e você pode conferir aqui.

Mas não contentes, o pessoal da Double Fine, mesmo após lançar o excelente Broken Age (também analisado na Arkade) também disponibilizou tanto na App Store quanto no Google Play a sua versão remasterizada de Grim Fandango que basicamente traz as mesmas coisas das outras versões: opções de gráficos originais ou remasterizados, trilha sonora refeita, escolha de idiomas e até os comentários do diretor.

Grim Fandango: a foice está onde ficava o coração e o jogo agora também está no bolso

Para quem não sabe do que se trata Grim Fandango, um breve resumo: aqui você é Manny Calavera, um “agente de viagens” do mundo dos mortos que se vê em meio a uma rede de corrupção e precisa resolver todos estes problemas, interagindo com pessoas e cenários pelos locais do jogo.

O que podemos falar aqui é a respeito do controle de toque, que tem tudo a ver com o aponte e clique proposto pelo jogo original (em certos momentos, até mais prático do que o teclado/mouse) e que só fica levemente atrapalhado ao jogar em aparelhos com a tela pequena, porém facilmente adaptável. Não que seja ruim jogar em celulares, mas com certeza o jogo se torna mais interessante ao ser jogado em um tablet, pela sua tela maior e ser mais fácil observar os detalhes nos cenários.

Outra coisa a se comentar é o tamanho do jogo. Se você tem um aparelho com baixa capacidade, prepare-se para descolar um cartão de memória, ou no caso do iPhone, sair excluindo várias coisas, pois o jogo pede cerca de 3GB de seu aparelho, algo não muito comum no universo dos jogos móveis. No caso dos aparelhos da Apple, a dica é baixar o jogo pelo iTunes e instalar pelo programa, que usa um espaço menor.

E por fim, siga a regra padrão de todos jogos móveis: aproveite melhor com fones de ouvido. A trilha é a mesma impagável de sempre, com a já mencionada excelente dublagem. E com os fones o áudio é ainda melhor.

Grim Fandango Remastered agora está também disponível para Android e iOS. O jogo roda bem em aparelhos mais antigos e é uma ótima opção para quem gosta de um excelente point and click, ou quer matar as saudades do clássico de 1998.

Uma resposta para “Grim Fandango: a foice está onde ficava o coração e o jogo agora também está no bolso”

  • 13 de maio de 2015 às 23:59 -

    Daniel Cardozo

  • podiam fazer isso com os próximos remakes (Day of the Tentacle e Full Throttle)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *