Troféu Arkade – Os melhores jogos de 2009

30 de dezembro de 2009

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
2009 acabou e com o fim dele, chega aquela época em que todos olhamos para trás e relembramos os bons (e maus) momentos vividos, sejam eles na frente de um teclado ou de um controle. Por causa deste espírito de final de ano, selecionamos os melhores jogos do ano em 10 categorias: Musical, Corrida, Esporte, RPG, Ação, FPS, Aventura, Luta, Online e Revelação.

Em cada categoria, foram selecionados cinco jogos, com um deles sendo premiado o melhor em sua categoria. Participaram da seleção jogos lançados para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Wii, Nintendo DS e PSP. Você pode estranhar que não escolhemos um jogo único como o melhor do ano. O motivo é que nós achamos injusto e até mesmo impossível comparar dois jogos ótimos, mas tão diferentes como Fifa 10 e Beatles Rock Band, por exemplo. Portanto, optamos por selecionar apenas o melhor em cada gênero. Vá em frente e confira os melhores jogos de 2009!

Musical – Vencedor: The Beatles: Rock Band

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
A maior banda de todos os tempos merecia um jogo à sua altura e a Harmonix respondeu ao chamado. Desde seu lançamento, The Beatles: Rock Band virou um clássico instantâneo, obrigatório para fãs da banda, do jogo e, por que não, para todo gamer. Com gráficos muito bons, músicas clássicas, fotos e vídeos inéditos da banda e extenso conteúdo para download, The Beatles: Rock Band é, sem dúvidas, o melhor jogo musical de 2009.

2º lugar: Guitar Hero 5
3º lugar: Guitar Hero Metallica
4º lugar: DJ Hero
5º lugar: Band Hero

Corrida – Vencedor: Forza Motorsport 3

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
400 carros entre Ferraris, Porsches, Bugattis, BMWs e afins. Pistas na Itália, no Japão e nos Estados Unidos. Modos extensos e variados. Gráficos acima da média. Tudo isto fez de Forza Motorsport 3 assumir a pole position dos jogos de corrida não só em 2009 como também na história. Um aviso para os jogos que ainda serão lançados: Forza Motorsport 3 é um páreo difícil de ser ultrapassado.

2º lugar: Need for Speed Shift
3º lugar: Colin McRae’s Dirt 2
4º lugar: Gran Turismo PSP
5º lugar: Need for Speed Nitro

Esporte – Vencedor: Fifa 10

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
Se um jogo é tido como o melhor jogo de futebol de todos os tempos, então nada mais justo que colocá-lo como o melhor jogo de esporte do ano. Fifa 10 é um golaço da EA Sports, com vários modos, jogabilidade muito boa, bons gráficos e diversos times licenciados. Mesmo enfrentando bons jogos como Wii Sports Resort e Punch Out! Fifa 10 é o destaque entre os jogos esportivos.

2º lugar: Wii Sports Resort
3º lugar: Punch Out!
4º lugar: NBA 2k10
5º lugar: Pro Evolution Soccer 2010

RPG – Vencedor: Dragon Age Origins

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
A BioWare é sinônimo de grandes RPGs: Neverwinter Nights, Baldur’s Gate, Mass Effect e outros. Obviamente, era de se esperar que Dragon Age Origins também fosse um excelente jogo, para nossa sorte, ele correspondeu. Ainda que sem modo online, suas mais de 50 horas de gameplay (preenchidas com uma excelente história e ricos personagens) elevam Dragon Age Origins ao posto de Melhor RPG do Ano.

2º lugar: Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story
3º lugar: Torchlight
4º lugar: Monster Hunter Freedom Unite
5º lugar: Final Fantasy Dissidia

Ação – Vencedor: Batman Arkham Asylum

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
Batman e Coringa já foram personagens de vários confrontos históricos. Podemos adicionar Batman Arkham Asylum a essa lista. Com uma história 100% original, gráficos excelentes e batalhas surreais, o jogo do Homem Morcego é a melhor adaptação de um personagem dos quadrinhos para videogames e além de levar o prêmio de Melhor Jogo de Ação de 2009, pode ser considerado sem dúvidas o melhor jogo de super heróis de todos os tempos.

2º lugar: Uncharted 2: Among Thieves
3º lugar: Resident Evil 5
4º lugar: Assassin’s Creed 2
5º lugar: Grand Theft Auto: Chinatown Wars

FPS – Vencedor: Call of Duty: Modern Warfare 2

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
O jogo mais vendido no dia de seu lançamento, na história dos games não iria ficar de fora. O polêmico Call of Duty: Modern Warfare 2 pode ter suas falhas (vide o multiplayer), mas seu modo single player é memorável, com fases incríveis e gráficos excelentes. MW2 ainda traz o modo Spec Ops (missões que podem ser jogadas em modo cooperativo), uma agradável adição à série, possivelmente a mais rentável do gênero hoje em dia.

2º lugar: Killzone 2
3º lugar: Halo 3 ODST
4º lugar: Metroid Prime Trilogy
5º lugar: Wolfenstein

Aventura – Vencedor: New Super Mario Bros. Wii

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
Mario volta às suas raízes e também alcança o posto de Melhor Jogo de Aventura de 2009. Somente pelo fato de ser um retorno do encanador bigodudo ao gênero plataforma sidescrolling, New Super Mario Bros. Wii já estaria nesta lista. Adicione o multiplayer para até quatro jogadores, novos power-ups, dificuldade desafiadora e pronto, temos um vencedor.

2º lugar: Patapon 2
3º lugar: The Sims 3
4º lugar: The Legend of Zelda: Spirit Tracks
5º lugar: The Secret of Monkey Island (remake)

Luta – Vencedor: Street Fighter IV

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
Street Fighter IV é o primeiro jogo da famosa série de luta da Capcom que teve sucesso ao sair do 2D e ir para o 3D, mantendo a jogabilidade bidimensional. Além disso, a transição deu vida nova à série, que ainda ganhou um modo online e novos personagens. Street Fighter IV chega não somente para encerrar um hiato de 10 anos da série, mas também chega para levar o prêmio de Melhor Jogo de Luta do Ano.

2º lugar: Tekken 6
3º lugar: BlazBlue
4º lugar: Marvel vs Capcom 2
5º lugar: King of Fighters XII

Online – Vencedor: Aion

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
Nem só de WoW vivem os MMORPGs e Aion é a prova disto. O novo jogo da NCSoft se passa em Atreia, um planeta dominado por duas raças: os Elyos e os Asmodians, e traz um modo online vasto e diversificado, com foco no PvPvE (Player vs Player vs Environment). Mesmo com preços elevados para o brasileiro (mensalidade de 15 dólares, ou aproximadamente 27 reais), Aion ainda assim é o Melhor Jogo Online de 2009.

2º lugar: Battlefield Heroes
3º lugar: Heroes of Newerth
4º lugar: Left 4 Dead 2
5º lugar: Fat Princess

Revelação – Vencedor: Trine

Troféu Arkade - Os melhores jogos de 2009
Todo ano surgem jogos de empresas que nunca ouvimos falar ou então games que revolucionam e inovam a maneira de se jogar. Por isso, incluímos a categoria Revelação para premiar o jogo que nós acreditamos ter inovado mais e que tenha sido uma grata surpresa. Esta categoria foi a que rendeu mais dúvidas dentro da equipe, principalmente entre os dois primeiros colocados.

O vencedor de Revelação de 2009 foi Trine, da Frozen Byte, um jogo simples e curto para PS3 e PC, mas que mescla com perfeição três gêneros: plataforma, puzzle e RPG. A mistura gerou um jogo interessantíssimo, que ainda trouxe gráficos acima da média e uma trilha sonora impecável. Ainda que Borderlands, Plants vs. Zombies, Scribblenauts e BlazBlue sejam bons jogos, nenhum deles surpreendeu mais do que Trine, jogo disponível exclusivamente via download.

2º lugar: Borderlands
3º lugar: Plants vs. Zombies
4º lugar: Scribblenauts
5º lugar: BlazBlue

Este texto foi publicado originalmente na edição 6 da Revista Arkade. Para ler a edição completa, clique aqui.

12 Respostas para “Troféu Arkade – Os melhores jogos de 2009”

  • 30 de dezembro de 2009 às 13:50 -

    Rashid

  • eueheuh ctrl v fail, conserta o comentario do fifa 10 aew champs, belo post
    flw

  • 30 de dezembro de 2009 às 15:37 -

    Ivan Carlos

  • Não achei nem meio carro no Fifa XD

  • 30 de dezembro de 2009 às 17:13 -

    Tiago Santana

  • Achei estranho Batman não ter ganho no VGA tbm. =/

  • 30 de dezembro de 2009 às 17:28 -

    Charles

  • Não me entra na cabeça como o Modern Warfail pode ganhar melhor qqer coisa. Se comparar ele com o COD4, é só fail. MP era fail desde o começo, isso nem é discutível. Agora o SP me decepcionou completamente. Tá certo que é um game de ficção, mas isso não justifica uma história tão mal-explicada e remendada. Não vou entrar em detalhes aqui, mas uma bomba atômica detonada na atmosfera destrói a ISS. Parei de jogar aí. E o gameplay do SP ficou tosquissimo. Como pode um game semi-realista ter uma fase tão insanamente apelona como aquela do Rio? O design e gameplay daquela fase cairiam bem pra um Quake, ou Unreal. Mas no COD/MW, que te despacham com dois, 3 tiros? E o pior: SEM LEAN! Não tem história, não tem gameplay, não tem single player e nem multiplayer. O jogo foi um tremendo fail.

  • 30 de dezembro de 2009 às 18:29 -

    Raphael

  • MW2 é um excelente jogo que foi lançado com um multiplayer falho e inflexível (assim como possivelmente será starcraft 2?). Apesar disto, acho que o jogo em single-player ainda está na frente dos seus concorrentes este ano.

    ps: ctrl+v FAIL consertado heheh

  • 2 de janeiro de 2010 às 18:49 -

    apple

  • na minha opiniao o jogo revelação, é o batman já que os seus jogos antecessores foram fraquinhos… e o melhor jogo de acçao é sem duvida o uncharted 2 supera o batman em muitos aspectos e o mais importante:tem muito mais acçao do que o batman… mas como disse essa é apenas a minha opiniao :/

  • 24 de janeiro de 2010 às 15:07 -

    Clauber

  • Fiquei satisfeito, com este grande jogo do Batman, sem dúvida a grande revelação do ano junto com Scribblenauts, mas sem duvida, e isso porque não é só minha opinião, mas Uncharted 2: Among Thieves supera todos os aspectos tanto em quesitos técnicos, em jogabilidade, apresentando sua magnifica atmosfera onde o jogador se supreende a cada momento do jogo.

  • 8 de janeiro de 2011 às 20:52 -

    fdf

  • o street fighter, o batman, e o call of duty mereceram os outros não tive oportunidade de jogar

  • 20 de fevereiro de 2012 às 16:24 -

    Bruno Cassio

  • gostei da lista foi justa

  • 20 de fevereiro de 2012 às 14:24 -

    KING OF KINGS

  • muito bom gostei do streeth ganhar melhor luta nem teve comparação mesmo

  • 20 de fevereiro de 2012 às 16:25 -

    Bruno Cassio

  • parabens escolheram bem

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *