INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para “explicar” o game

4 de fevereiro de 2017

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

Você já imaginou qual foi o significado da história de INSIDE? O jogo dos mesmos criadores de LIMBO não decepcionou — até entrou para nossa lista de melhores jogos de 2016 — e a internet está cheia de teorias mirabolantes! Vamos conhecer algumas delas?

Spoiler alert

As teorias que você vai conferir abaixo podem conter spoilers sobre o jogo e seu final. Recomendamos que você só leia caso já esteja ciente do que se trata o jogo. Aliás, se você ainda não conhece o jogo, confira a nossa análise completa aqui.

Algumas teorias poderão fazer sentido, enquanto outras parecem até zoeira, de tão absurdas. Porém, a falta de uma narrativa tradicional dos jogos da Playdead dá espaço para múltiplas interpretações, então será uma leitura interessante para conhecer diferentes pontos de vista sobre o jogo.

A massa humana controla o garoto

Nessa teoria é dito que o garoto do jogo é desde o princípio controlado pela grande massa de corpos humanos que é apresentada na reta final. Você pode conferir aqui, todos os detalhes dessa teoria e também saber como foi o final alternativo do jogo (para quem não sabe, o jogo possui 2 finais).

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

O aborto

Para quem acredita nessa teoria, todo o jogo INSIDE representa simbolicamente um aborto humano. No início o garoto seria o espermatozoide que iria entrar no corpo da mulher, os inimigos seriam pessoas tentando impedir a relação do portador do espermatozoide de se relacionar com a mulher que irá engravidar.

A parte em que devemos cruzar uma passarela enquanto somos “atacados” por um som forte seguido de uma pancada seria a representação do ato sexual propriamente dito. Em seguida a mulher engravida.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

Durante a gameplay você pode notar que há números que aparecem, desde o número 1 até o 4, escrito bem grande nas paredes do lugar. Como o 4 é o último número visto antes do garoto se unir com a massa humana no final, a mulher poderia ter sofrido um aborto no quarto mês de gestação.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

A cena final — onde a massa sai rolando até chegar perto do lago –, simbolizaria os restos mortais do feto que acabou de sair do corpo da mãe.

Câncer

Para outros, o jogo INSIDE se trata da simbolização de um câncer agindo dentro do corpo de um ser humano. O garoto seria um invasor externo no sistema, que entrou naquele organismo para tentar curar o câncer. A massa humana no final seria a representação de um tumor cancerígeno, que é efetivamente “combatido” pelo garoto e é eliminada quando é ejetada do organismo.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

De acordo com esta teoria, todos os desafios  e puzzles encontrados pelo garoto seriam representações do tempo de sofrimento com o tratamento.

A revolução

Essa teoria indica que os acontecimentos do jogo INSIDE foram todas representações de uma revolução social e política.

Os seguranças da empresa seriam parte de um governo opressor, que usa indiscriminadamente pessoas como cobaias em experimentos. O jogo tem uma vibe de campo de concentração que corrobora com esta teoria. Antes, estes testes eram feitos em animais (porcos), como pode ser observado na fazenda no início.

Você sabia? O material genético dos porcos é muito parecido com o dos humanos, ou seja, evoluir a pesquisa de porcos para humanos seria algo lógico… totalmente imoral e abominável, mas lógico.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

A juventude representa mudanças e revolução, por isso o protagonista do jogo é um garotinho. Os dispositivos de controle mental nos mostram o quanto a grande parte da população recebe somente ordens de seus superiores: quando o garoto usa o dispositivo e une várias pessoas, eles acabam formando uma revolução, cujo ápice é a bizarra massa humana do final, que “se rebela” em busca de liberdade.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

Dentro do LIMBO

Nesta teoria, o jogo INSIDE seria um prólogo para o jogo LIMBO e o final de LIMBO estaria diretamente ligado ao de INSIDE. Para todos os detalhes dessa teoria, acesse esse texto aqui que explica ela mais detalhadamente, e porque isso pode estranhamente fazer sentido.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

O jogo controla VOCÊ

E por último, tem uma teoria que diz o seguinte: o jogo INSIDE controla você. Na verdade, você não está simplesmente jogando ele, é ele que está jogando com você; ele decide o que você deve fazer sem dar nenhuma resposta do que exatamente você faz.

INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para "explicar" o game

O final alternativo representa quando o jogador simplesmente não quer terminar o jogo e desliga o controle dele para o garoto. Então funciona assim: o jogo controla você e você controla o garoto, quando o plug é desligado, o seu controle sob o garoto é também encerrado. Durante toda a gameplay você passa por todos os obstáculos, e no final você bem que gostaria de continuar, certo? Pois é, mas não pode, porque o jogo não permite.

Pense conosco: quem aqui nunca tentou mover a grande massa humana quando ela cai perto do lago? Mas você não pode, porque não é você que joga INSIDE, mas INSIDE que está jogando com você, te controlando e dizendo quando começar e quando acabar.

Suas opiniões e teorias

Achou as teorias plausíveis? Sem noção? Qual é a sua favorita? Conhece alguma ainda mais estranha? Deixe sua teoria ou opinião sobre as citadas aqui nos comentários!

8 Respostas para “INSIDE: conheça as teorias mirabolantes que os jogadores criaram para “explicar” o game”

  • 8 de fevereiro de 2017 às 11:47 -

    EL TORO

  • Teoria do aborto… Quem inventou essa teoria deve ter abortado o próprio cérebro.

    • 7 de janeiro de 2019 às 20:36 -

      Natasha

    • E você deveria ter um pouco mais de respeito com a opinião dos outros, se existe essa teoria, o nome já diz que é algo teórico nem sempre é certeza, você deveria ter o mínimo de educação. Ao invés de falar oq quer pensa poderia simplesmente ler outra teoria e não armazenar essa.

    • 24 de setembro de 2019 às 17:24 -

      lipe

    • concordo xD

    • 20 de agosto de 2022 às 09:38 -

      willame

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkknão consigo para de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • 11 de janeiro de 2024 às 05:59 -

      Rei Massaroca

    • Eu concordaria com você, mas talvez o criador do jogo tenha feito varias teorias e fundido no jogo.

      Então minha teoria é: O jogo não é apenas uma teoria, os criadores fizeram suas próprias teorias e colocaram no jogo, então no jogo tem representações bem escondidas e mais expostas para todos ficarem pensativos em qual teoria criar, para no final estarem todos certos.

  • 2 de agosto de 2022 às 23:52 -

    Tw

  • Todos criando teoria e o criador do jogo rindo porque o jogo não tem sentido nenhum.

    • 3 de março de 2023 às 12:39 -

      Leticia

    • PsehKK

    • 11 de janeiro de 2024 às 05:52 -

      Rei Massaroca

    • Essa é a teoria que eu mais concordo até agora kkkkkk

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *