Já pensou se o Warcraft 3 não fosse um RTS e tivesse outro nome? Isso quase aconteceu

4 de novembro de 2014

Já pensou se o Warcraft 3 não fosse um RTS e tivesse outro nome? Isso quase aconteceu

Um dos maiores marcos do gênero de estratégia em tempo real, Warcraft 3: Reign of Chaos, poderia ser bem diferente do jogo que milhões de jogadores de PC têm na memória. Durante sua pré-produção, a Blizzard tinha ideias nada convencionais para ele.

Por mais que o avanço entre Wacraft 2 e o aclamado Warcraft 3 tenha sido “natural” para nós, com melhoras nos gráficos (a partir de então em 3D), novas mecânicas, raças com características bem diferentes e o tradicional capricho com a produção da Blizzard, para a produtora o terceiro jogo da saga de Azeroth poderia ter sido bem diferente. Bem diferente mesmo.

Em entrevista a um podcast, o ex-diretor criativo da Blizzard, Rob Pardo, que trabalhou em W3, revelou que a empresa tinha um protótipo totalmente diferente do RTS de construir bases e comandar tropas vistas de cima aos quais os fãs da séries estavam acostumados. Segundo ele, a equipe na verdade estava trabalhando em um projeto chamado Warcraft Legends.

Warcraft Legends teria uma câmera bem mais próxima do chão, em alguns momentos sobre o ombro dos personagens. Não haveria como criar construções para treinar tropas e os exércitos de  humanos e orcs seriam bastante reduzidos. Ele explicou:

“O jogo que estávamos tentando criar não era Warcraft de todo. Um de nossos designers estava realmente empolgado com a ideia de tentar criar um RTS diferente. Mas depois vimos que havia um conflito entre imersão e estratégia, entre estratégia e tática. E decidimos voltar ao Warcraft como o conhecíamos. No fundo era o que queríamos fazer o tempo todo”

Já pensou se o Warcraft 3 não fosse um RTS e tivesse outro nome? Isso quase aconteceu

O bom e velho Warcraft 3: Reign of Chaos, com sua visão aérea padrão

Já pensou? O que sabemos hoje é que, como RTS e com a expansão The Frozen Throne, Warcraft 3 sem dúvida marcou toda uma geração de gamers. Seu sucesso serviu como base para a criação do mega-MMO World of Warcraft. Seus mapas criados pela comunidade deram origem ao gênero MOBA, extremamente popular no mundo todo, e até hoje as memórias do game são sinônimo de “épico” para nós. Como teria sido a história se Warcraft Legends tivesse sido lançado em seu lugar?

(Via: Game Informer)

2 Respostas para “Já pensou se o Warcraft 3 não fosse um RTS e tivesse outro nome? Isso quase aconteceu”

  • 5 de novembro de 2014 às 10:04 -

    Matt Kist

  • Lendo esta matéria eu lembrei de Sacrifice! Foi lançado em 2000, se não me engano.Era um RTS onde tu controlava, o tempo todo, um personagem em terceira pessoa. Muito bom!

  • 5 de novembro de 2014 às 19:23 -

    Fabio da Silva

  • Não consigo considerar Warcraft 3 como apenas um game. Se tornou um marco não apenas para mim, sendo um grande fã.A imersão nas batalhas é inevitável, a vontade de vitória, de progredir, o carinho ou ódio por personagens. O clássico Illidan e sua transformação em W3 Frozen Throne. A imediata simpatia por uma das clásses: Undead, Humans, Orcs e Night Elfs, meus favoritos.Detalhes e ideias que tornaram-se herança para as gerações atuais.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *