Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d’água!

10 de julho de 2015
Autor: Junior Candido

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

A Sony lançou recentemente seu Xperia M4 Aqua, aparelho que promete bateria, desempenho e até resistência com água. Testamos o aparelho, vendo se vale a pena ou não jogar até na piscina nossos jogos preferidos.

Em evento realizado em São Paulo no último dia 25 de junho, a Sony apresentou o Xperia M4. Aparelho intermediário da linha Xperia, o M4 Aqua promete resistência na água, bateria com duração superior e para nós, gamers, processador octa-core de 64-bits. Mas será que ele cumpre o prometido? Passamos alguns dias com ele e a nossa avaliação você confere agora!

Especificações e Design

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

Primeiro, vamos apresentar as especificações do Sony Xperia M4 Aqua. Sua proposta é intermediária, fazendo o meio termo entre os modelos mais básicos com os tops de linha. Ele não pretende ser um iPhone 6 ou um Z3, mas tem desempenho superior a modelos como o Zenfone (avaliado por nós no ano passado) ou o Moto G.

Seu design é prático e simplificado: para trocar de Sim Card, por exemplo, basta abrir o compartimento, sem a necessidade de tirar a tampa do aparelho, o mesmo valendo para o cartão SD. Ele é leve e apesar da tela grande, é um aparelho muito confortável de se segurar. E seu design é leve e limpo, ótimo pra quem busca discrição (mesmo com a tela enorme).

Praticidade também na hora de conectar o aparelho no computador. Sem um disco de instalação, ao colocar o cabo USB no aparelho, um software de instalação, seja para Windows ou Mac, irá aparecer quase que instantaneamente e o programa de sincronização estará disponível para uso.

No site da Sony, as especificações são:

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

Via benchmark tivemos mais algumas informações a respeito do aparelho:

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

 

Resumindo: oferecendo o que um smartphone nesta proposta tem disponível, temos aqui 2 GB de memória RAM, 16 GB de espaço (expansível via cartão SD), resolução HD (1280 x 720) e câmeras de 13 MP (traseira) e 5 MP (frente). O destaque fica para o processador da Qualcomm, o Snapdragon 615, que além de ter 64-bit, é octa-core.

Benchmark

Agora é a hora do desempenho. Com ajuda do AnTuTu Benchmark pudemos analisar além das especificações do smartphone, alguns números que remetem ao seu desempenho. O benchmark nos ajudou a “encontrar” o lugar do Xperia M4 Aqua junto a outros aparelhos:

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

E como pudemos ver, o benchmark fala bem do aparelho. Com pontuação de 32.123, ficou entre o Samsung S5 e o Zenfone. O que reforça uma boa posição entre os smartphones intermediários, tornando-o na teoria um ótimo aparelho para usos mais pesados, como curtir os nossos queridos games.

Mas como números apenas ajudam, precisamos testar o aparelho pra ver se estes valores são reais mesmo. Então, vamos lá!

Câmera

Como todo smartphone dos nossos dias, o Xperia M4 Aqua também tem uma câmera frontal com tanta qualidade como a traseira. A câmera traseira, de 13 MP é razoavelmente boa, porém serve como câmera para o dia a dia, sem grandes expectativas. A frontal, de 5 MP cumpre bem seu papel, que é de capturar selfie e oferecer qualidade para videochamadas.

Existe várias opções para as fotografias, mas o resultado final é mediano. Para a galera do selfie ou de fotos descompromissadas (lembrando que dá pra tirar foto dentro d’água com ele), é diversão na certa, porém usuários mais exigentes não se sentirão satisfeitos com as duas câmeras.

Bateria

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

Recurso que faz parte da propaganda do Xperia M4 Aqua, a bateria cumpre bem o seu papel. Claro que os dois dias prometidos envolvem o fato do aparelho ser pouco utilizado, mas mesmo no dia a dia, a necessidade de se colocar o aparelho na tomada diminui bastante. Foi comum dormir e acordar sem a preocupação de perder alguma chamada ou mensagem por deixar o aparelho se desligar sozinho.

E apresentando um recurso que será padrão nos aparelhos daqui para a frente temos o modo Stamina, que poupa alguma bateria do aparelho e o Ultra Stamina, que desliga praticamente todos os recursos do aparelho deixando apenas o telefone, mensagem, câmera, alarme, rádio e alguns mais básicos disponíveis. Com este modo ativado, o smartphone amplia e muito seu tempo ligado, ideal para momentos de emergência e o pânico do medidor vermelho.

Desempenho e Jogos

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

O aparelho vem com o Xperia UI, rodando o Android 5.0. O sistema modificado pela Sony é bem simples de se customizar e usar, deixando para trás algumas “invenções” de moda com o sistema do Google, porém sem ser algo “puro” como os aparelhos da Motorola apresentam.

Uma grande vantagem no dispositivo é seu processador de 64-bit e o fato de não precisar fritar ovo nele, pois o aparelho não esquenta muito, mesmo jogando games que utilizam muitos recursos.

O aparelho oferece, como todos os da linha Xperia, conectividade com a PSN: através deles dá para acessar de maneira nativa o aplicativo Playstation, com gerenciamento da sua conta e visualização de troféus, além de conferir o Whats New, que além de apresentar muitas novidades em apps e músicas, permite também a compra de games para seus consoles Playstation no próprio aparelho.

Vantagem também ao segurar o aparelho. Como já mencionamos, se trata de um dispositivo leve e que ajuda muito na hora de curtir qualquer jogo, já que não incomodará tão cedo o jogador, permitindo uma experiência bem agradável com seus jogos favoritos.

Para um aparelho intermediário, o Xperia M4 Aqua roda todos os jogos da Google Play, e ainda permite gravá-los para mostrar para os amigos mais tarde ou subí-los no Youtube. O desempenho é satisfatório, como poderá conferir nos games que testamos a seguir.

Mortal Kombat X

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

O jogo de luta que completa o título recém-lançado para consoles é acessível e roda em aparelhos mais simples. Pudemos jogar de maneira bem satisfatória, sem engasgos nem nada do tipo.

Modern Combat 5

Um dos jogos mais pesados para os smartphones, Modern Combat 5 praticamente deixa seu smartphone impossível de se segurar após uma longa jogatina. Não aconteceu isso em nossos testes, que contaram com o jogo rodando em suas configurações máximas. Como você pode ver, um breve gameplay do jogo foi gravado no próprio aparelho para mostrar seu comportamento.

Score

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

Divertido jogo de futebol, o objetivo aqui é com os dedos desenhar a trajetória correta da bola e relembrar gols que fizeram a história das Copas do Mundo e outros torneios. Foi utilizado para testar a tela do aparelho e também se saiu muito bem, pois não tivemos dificuldades de fazer nenhum movimento, dos mais precisos aos mais longos.

Asphalt 8

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

Jogo de corrida obrigatório para quem curte boas disputas nos celulares, o oitavo Asphalt também rodou satisfatoriamente bem nas configurações mais altas. Foi sentido lentidão apenas durante a gravação de vídeo da tela, mas fora isso, todos os detalhes ficaram muito bonitos na tela do Xperia M4.

Dentro dágua

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

E se ele promete resistência à agua, pensamos na seguinte pergunta: que tal seria curtir um bom game dentro da piscina num dia de sol sem medo de deixá-lo cair na água? Pensando nisso, de cara já “lavamos o aparelho” em água corrente e o aparelho não demonstrou nenhuma mudança.

Os aparelhos móveis precisavam de resistência à àgua por duas razões principais: a primeira era mercadológica, afinal de contas os que curtem fotos em praia ou piscinas já contam com as GoPro, porém estes smartphones fazem o básico nesse quesito e custam muito menos. E a segunda, é algo relacioado ao tempo que as pessoas tem passado com os seus aparelhos: muitos smartphones estavam indo para assistência anos atrás devido aos seus donos não conseguirem se desgrudar deles, nem dentro do banheiro.

Toda vez que o Xperia M4 Aqua viu água, ele não demonstrou medo. Porém vale lembrar da recomendação do fabricante sobre os limites: meia hora em até 1.5 m de profundidade. Isso faz dele um dispositivo que garante bons momentos e fotos aquáticas simples, não servindo, por exemplo, para filmar aquele seu mergulho radical para alimentar tubarões.

Considerações Finais

Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d'água!

No terreno dos intermediários, o Sony Xperia M4 Aqua manda muito bem. Para o dia a dia, leveza, praticidade e bons recursos fazem dele um ótimo produto para quem procura desempenho e bom preço. Não vai atingir — até porque não é o seu objetivo — a excelência dos top de linha, principalmente nos quesitos câmera e áudio, porém cumpre bem todas as suas promessas e se faz uma ótima opção, especialmente para quem gosta de jogar nos smartphones, com qualidade gráfica e a mencionada leveza do dispositivo.

2 Respostas para “Testamos o Sony Xperia M4 Aqua, smartphone que promete jogatina até dentro d’água!”

  • 2 de dezembro de 2015 às 10:24 -

    Raquel de Lúcio

  • Olá!Fiquei muito interessada no M4. Neste caso, se eu quiser tirar uma foto rapida embaixo d’agua, nao danifica? Estive em um parque aquatico e la tinha muito chafariz. Se eu quiser passar debaixo com o celular, ele suporta normalmente, certo?Desde ja agradeço a atenção.Raquel

    • 6 de agosto de 2016 às 19:09 -

      Cauã Fróes

    • Sim,não dá nenhum problema não…No Parque de Madureira no Rio de Janeiro,eu fiz esses testes e não dá nenhum problema…no máximo,os seus autofalantes ficarão abafados por alguns minutos…Obrigado 

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *