Kinect um ano depois: um balanço de aniversário sobre o aparelho

4 de novembro de 2011

Hoje, dia quatro de novembro, o Kinect completa um ano de vida. De lá para cá, algumas promessas foram cumpridas, outras não, alguns bons jogos foram lançados, outros nem tanto. A Arkade faz um balanço deste período na “vida” do periférico, para você ter uma ideia de como foi este primeiro – e literalmente movimentado – ano do Kinect.

Em um ano o Kinect:

  • Vendeu mais de 10 milhões de unidades entre novembro de 2010 e março de 2011.
  • Entrou para o Guinness como o “o produto eletrônico de consumo com as vendas mais rápidas da história”, depois de conseguir 8 milhões de vendas em apenas 60 dias.
  • Possui mais de 60 games compatíveis, sendo que pelo menos 20 são exclusivos do Xbox 360 (games com o selo “Requires Kinect Sensor“)
  • Entre jogos que podem ser jogados com o Kinect (a linha “Better with Kinect“, onde o periférico é opcional) temos mais de 20 títulos
  • Foi responsável por aumentar em 55% os lucros do setor de entretenimento e dispositivos da Microsoft. Foi um salto de US$ 2,4 bilhões para US$ 3,7 bilhões em apenas 2 meses.
  • Aumentou a venda de consoles Xbox 360 (com o bundle Xbox + Kinect) em mais de 45%.
  • Ganhou uma versão compatível com PCs, com SDK (Software Development Kit) oficial da Microsoft e tudo.
  • Sua tecnologia já foi utilizada para centenas de projetos científicos, tanto hobbies malucos quanto projetos sérios de desenvolvimento de softwares voltados para acessibilidade.
  • Em uma pesquisa realizada em nossa página oficial no Facebook,  59% dos votantes afirmaram que estão satisfeitos com seu Kinect e/ou pretendem comprar um Kinect um dia. Já 40% de nossos votantes afirmaram que não pretendem comprar um Kinect.

Baseado nestes números, podemos afirmar que, se tem uma coisa que o Kinect fez bem foi aumentar o lucro da Microsoft. Mas não foi só isso: se você acompanha o periférico desde o início, sabe que ele já passou por algumas atualizações que melhoraram signifiticativamente seu desempenho.

E a Microsoft honrou as promessas que fez? Sim e não: no início, o Kinect sequer “enxergava” os dedos do jogador, as mãos eram um bloco só. Agora, ele já consegue discernir movimentos e comandos dos dedos: o aplicativo Sparkler distingue movimentos com a mão fechada de movimentos com dedos levantados.

Já o Kinect Avatar serve para mostrar o avanço da tecnologia no campo do reconhecimento de movimentos faciais.

Porém, aquelas experiências mais avançadas, como o revolucionário Project Milo de Peter Molineux ou um game de skate permite que você use seu próprio skate no game, ainda não saíram do papel.

http://youtu.be/9akm70UG_cM

Mas o Kinect já virou uma boa aquisição para os gamers hardcore? Não. Porém, vale ressaltar que o Kinect é um adendo, e não entrou para substituir o controller. Sendo assim, o Kinect pode agradar os gamers casuais, enquanto os gamers hardcore continaum jogando Gears of War com seus controllers.

Vale lembrar que, para aumentar a integração do Kinect, em breve a Microsoft vai lançar uma atualização de sua dashboard, que será reformulada para integrar ainda mais os comandos de voz e por gestos ao menu principal do Xbox 360.

Independente dos rótulos casual e hardcore, é fato que alguns jogos para Kinect podem ser bem divertidos, especialmente para se jogar com os amigos. Ainda hoje, vamos publicar uma lista de bons jogos para você tirar o pó do seu Kinect! Não perca!

(Via: Wikipedia, IGN)

Rodrigo Pscheidt

Jornalista, baterista, gamer, podcaster e fotógrafo digital (não necessariamente nesta ordem). Apaixonado por videogames desde os tempos do Atari 2600.

Mais Matérias de Rodrigo