LittleBigPlanet 2 (PS3) Review: Criatividade e diversão em excesso
Poucos jogos trouxeram tanta criatividade para os consoles quanto LittleBigPlanet. A primeira aventura de Sackboy ficou famosa por seus puzzles inovadores e sua capacidade de permitir aos gamers criarem inúmeras fases diferentes fez com que o jogo se tornasse um hit no PlayStation 3. Por isso, já era de se esperar que uma sequência estivesse a caminho e a Media Molecule não desapontou ao trazer LittleBigPlanet 2.
A história de LBP2 é bastante simples e batida: o Craftworld (mundo onde o jogo se passa) está sob ataque do monstro maligno Negativitron e cabe a Sackboy salvar o mundo. A história parece ter saído de um livro infantil e não é nem um pouco cativante, mas não é pelo enredo que LBP2 se destaca e sim pelo incrível gameplay. São 30 fases das mais variadas, todas bastante empolgantes e desafiadoras. Se uma hora você está enfrentando um bolinho do mal, na outra você está nas costas de uma abelha, atirando mel nos inimigos tal qual um shoot’em-up de naves.
Graças a tanta diversidade, jogar o modo Story de LittleBigPlanet 2 prende o jogador pois você nunca sabe o que lhe espera na próxima fase. Além disso, o modo ainda traz itens colecionáveis como adesivos e roupas para Sackboy e pode ser zerado com o auxílio de até três outros amigos. O multiplayer cooperativo, por sinal, apesar de divertido, conta com alguns altos e baixos, já que nem todas as fases funcionam bem com mais de um jogador e a câmera fica fazendo zoom-in e zoom-out para poder enquadrar todos os players. Outro detalhe do cooperativo é que uma série de itens só é liberado se você estiver acompanhado de seus amigos. O multiplayer ainda teve a adição dos desafios e do modo Versus, um inédito modo competitivo.
A base de LBP se manteve praticamente intacta do primeiro para o segundo jogo, o que quer dizer que o gameplay, apesar de excelente, manteve algumas falhas como a física um pouco irreal. No entanto, o número de novidades de gameplay é absurdo. Uma das adições mais interessantes é o creatinator, um capacete que atira qualquer tipo de projétil da cabeça de Sackboy. Outra novidade muito bem-vinda é a presença de um grappling hook no melhor estilo The Legend of Zelda – e que certamente gerará uma série de fases inspiradas em heróis como Batman e Homem-Aranha.
Aliás, o sistema de criação de LittleBigPlanet 2 merece um destaque próprio. Além de manter todas as características básicas do primeiro jogo, tais como copiar, colar e recortar, ele ainda trouxe novidades como os Sackbots (NPCs que você pode configurar para serem amigos ou inimigos), power-ups, microchips e o sequenciador de gameplay – todos com tutoriais novos e de fácil entendimento. Num todo, o modo de criação de LBP2 está muito mais complexo, ainda que mais user-friendly. A novidade é que ele só é tão complexo quanto o jogador deseja, uma vez que é possível criar fases simples, mas divertidas, assim como elaborar estágios muito mais desafiadores e completos.
Por sinal, esta variação no nível de envolvimento do jogador com o game é algo interessante também: se você não se acha uma pessoa criativa, você tem 30 fases do modo Story, 3,5 milhões de desafios criados pelos jogadores do primeiro LBP, todos os DLCs do jogo original e mais os milhões de criações que virão com LittleBigPlanet 2. Já se você se encontra na outra ponta do espectro e acredita ser um gênio criativo, as opções de customização e criação de fases são praticamente infinitas.
LittleBigPlanet 2 é uma prova viva que os games são muito mais do que o que encontramos no disco. A Media Molecule ainda disponibiliza uma rede social de jogadores de LBP chamada LBP.me que permite aos gamers conferirem e avaliarem o trabalho de outros jogadores, além de favoritarem perfis e fases que gostarem. Uma coisa é óbvia: de pequeno, LittleBigPlanet 2 tem nada.
Allan Costa
beleza de analise, meu console é xbox e esse jogo faz eu chorar por não poder jogar
Icaro Silva
Eu choro por não poder jogar Uncharted.
Vinicius Duarte
EU NAO CONSIGO VER O QUE A DE LEGAL NESSE JOGO!!
POW, TEM UM ESTILO DE CRIANÇA, RIDUCULO
E AS PESSOAS DAO MUITA ÊNFASE NESSE JOGO!
mas bela analise :D
Renan
Ainda terei esse jogo hehehehehehehe
Icaro Silva
Não sou muito fã desse tipo de game. Apesar de eu achar LBP em particular bem interessante.
king of kings
esse jogo me parece ser mais voltado para crianças e meninas que não gostam de violencia, antes era o mario bross agora é o lbp.