Mauricio de Sousa terá biografia em primeira pessoa, além de um documentário

6 de junho de 2017

Mauricio de Sousa terá biografia em primeira pessoa, além de um documentário

Raros são os autores, no Brasil e no exterior, que podem dizer que foram lidos com o mesmo prazer por avós, filhos e netos. Ou que carregam na bagagem a honra e o privilégio de saber que suas cria­ções, com gibis ou livrinhos agindo como cartilhas informais, ensinaram pelo menos três ou quatro gerações a ler – disparado, meu maior orgulho.

A Mauricio de Sousa Produções anunciou a biografia oficial do maior quadrinista da história do Brasil, que, em seus 82 anos de vida, 60 deles dedicados aos quadrinhos, nos ofereceu jóias como a Turma da Mônica, a Turma do Chico Bento, entre tantos outros projetos, que renderam quatro gerações que consomem seus produtos, quase 400 personagens, 3 mil produtos licenciados e a incrível marca de um bilhão de gibis vendidos ao longo dos anos.

Chamado de Mauricio – A história que não está no gibi, o livro será lançado pela Editora Sextante, no selo primeira pessoa, já neste mês de junho. A partir de depoimentos ao jornalista Luís Colombini, Mauricio viaja no tempo e relembra muitos acontecimentos de sua vida, e quando ela mudou ao encarar uma turma que, mesmo com criações tão pessoais, baseadas em filhas e amigos de infância, acabaram conquistando todo o Brasil, e avança cada vez mais mundo afora.

O livro irá acompanhar Mauricio desde sua época de criança no interior de São Paulo, quando descobriu a sua paixão pelos quadrinhos, sua trajetória rumo a realização do seu sonho, passando por trabalhos diversos, como o de engraxate, datilógrafo em uma empresa que aplicava golpes e o fez ser preso sem saber de nada, pois não tinha conhecimento das coisas erradas, além de ilustrador de capas de LP em uma fábrica. Até chegar ao seu trabalho conhecido como jornalista policial, e suas primeiras tiras, que foram publicadas na Folha da Manhã, que hoje é a Folha de São Paulo.

Além da história e dos causos, Mauricio também compartilhará várias fotos de seu acervo, que passa pela sua infância, família e de pessoas que viraram personagens. Também contará detalhes curiosos de sua carreira, como a sua entrada na lista negra da imprensa durante a época da ditadura militar, desenhos que nunca foram publicados, uma peça teatral que não vingou e a sua quase falência, em uma ocasião.

O livro já estará disponível nas lojas a partir deste mês, pelo preço de R$49,90 na versão física, e R$29,99, na versão e-book. Terá 336 páginas e será vendido no formato 16×23 cm. E além do livro, os direitos da biografia já estão negociados para virar um documentário, a ser lançado em 2018.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *