Melhores Jogos do Ano Arkade 2017: NieR Automata

Como grande fã da Platinum Games que sou, novos games da empresa sempre me causam um mix de alegria e medo. Ela deu umas escorregadas bem feias, mas produziu alguns dos melhores hack n’ slashes que já joguei, e, felizmente, NieR Automata é mais um dos ótimos games da empresa, além de ser também um dos mais intensos, malucos e versáteis.

NieR Automata se passa centenas de anos no futuro, época em que a Terra foi invadida por uma raça alienígena e a humanidade precisou fugir com o rabo entre as pernas. É criada a YoRHa, uma força tarefa de androides com o intuito de expulsar as máquinas alienígenas e recuperar o planeta para os humanos. Porém, quanto mais conhecemos as máquinas, mais “humanas” elas parecem, e a dualidade em relação a quem são os mocinhos e quem são os bandidos enriquece a trama e nos brinda com situações tão interessantes quanto bizarras.

Com diversos finais diferentes e um fator replay altíssimo, NieR Automata passeia por diversos gêneros com muita propriedade: ele é um hack ‘n slash de primeira, mas também é um RPG de mundo aberto — com caça, pesca e muitas sidemissions — que vez ou outra se torna um jogo com exploração 2.5D ou até mesmo um shooter de navinha, e as transições entre tudo isso são muito fluidas e naturais.

Ainda que seja o novo capítulo de uma série que já existia (e que por sua vez é meio que spin off de uma outra série), NieR Automata pode ser curtido de forma independente sem problemas: seu gameplay excelente, a complexidade de seu universo e o carisma de seus personagens fazem a experiência valer a pena, mesmo para quem não conhece nada daquele mundo.

NieR Automata é a Platinum Games em sua melhor forma: um hack ‘n slash denso e responsivo dentro de um RPG de mundo aberto envolvente e cheio de possibilidades, que você vai querer (e precisar) jogar mais de uma vez para acompanhar todas as nuances da história e ver de perto todos os finais possíveis.

Leia nossa análise completa do game e prepare-se para curtir batalhas épicas e fazer descobertas incríveis ao lado de 2B e 9S neste que é, sem dúvida, um dos melhores jogos de 2017.