Mortal Kombat celebra 19 anos! Relembre o clássico primeiro game!

8 de outubro de 2011
Autor: Rodrigo Pscheidt

Hoje uma das maiores franquias da história dos videogames completa 19 anos de vida! No dia 8 de outubro de 1992, chegava aos arcades Mortal Kombat, game que deu o pontapé inicial para um dos games de luta mais brutais e controversos de todos os tempos! Relembre com a gente o primeiro game desta série “klássica”! Toasty!

Criado pela Midway, o primeiro contato de muitos jogadores com Mortal Kombat foi literalmente chocante. A pancadaria já não era novidade para ninguém (visto que Street Fighter já existia há alguns anos), mas um game com gráficos fotorrealistas e tamanha brutalidade era algo totalmente inédito.

Passado o choque, Mortal Kombat se tornava uma obsessão para gamers de todas as idades: todos queriam experimentar aquele jogo onde um “ninja azul” e um “ninja amarelo” arrancavam cabeças ou jogavam adversários em poços de espinhos.

Curiosamente, o primeiro Mortal Kombat começou como um game em homenagem ao ator Jean Claude Van-Damme! Na época, o quarteto Ed Boon, John Tobias (que posteriormente seriam homenageados no nome do personagem Noob Saibot) John Vogel e Dan Forden (que apareceu posteriormente em quase todos os games da série com seu clássico bordão “Toasty!”) planejava um game de luta que digitalizasse os movimentos do ator.

Por algum motivo que não é muito bem explicado, as coisas acabaram dando errado para o jogo do Van-Damme, mas a Midway já havia empenhado tempo (e dinheiro) para a criação de um moderno sistema de captura de movimentos. Partindo deste princípio, os idealizadores resolveram manter o foco nas artes marciais, e chamaram experts em diferentes tipos de luta para servirem de modelos aos movimentos dos lutadores.

Entre os possíveis nomes do novo game, foram deixadas de lado ideias como “Kumite“, “Dragon Attack“, “Death Blow“, e até mesmo “Fatality“. Na sequência decidiram que o nome deveria conter a palavra “Combat” para evidenciar a luta. Por brincadeira, alguém alterou a grafia da palavra para “Kombat” e o que era uma piada inerna dos produtores acabou se tornando o título oficial do game!

O primeiro game da série contava com apenas 10 personagens, sendo que dois eram chefes (Shang Tsung e Goro) e um era secreto (o ninja Reptile). Na tela de seleção de personagens,  o jogador contava apenas com Johnny Cage, Kano, Sub-Zero, Sonya, Raiden, Liu Kang e Scorpion. Nem precisamos dizer que todos estes personagens são ícones do mundo dos games até hoje, não é?

A história do game – que era bem básica na época – colocava os lutadores em um torneio de vida ou morte para desbancar o feiticeiro Shang Tsung e seu guardião, Goro, que planejavam dominar o reino terrestre (Earthrealm) por meio da competição.

Como todos nós bem sabemos, Liu Kang foi quem conseguiu acabar com a panca de Shang Tsung, tornando-se o primeiro  campeão do reino terrestre. Isso deu início à toda a enrolada (e muitas vezes contraditória) cronologia da série, que envolve personagens de diversas dimensões, traições, reviravoltas e, claro, muito sangue.

Quem se aventurar pelo modo Story do mais recente game da série pode acompanhar uma versão “moderna” da história, que consegue introduzir alguns personagens e amarrar algumas pontas soltas de maneira satisfatória.

O grande diferencial de Mortal Kombat – e que acabou se tornando a marca registrada da série – foram os fatalities, macabros movimentos de finalização que acabavam com a vida do oponente de maneira deveras sangrentas. Para os moleques do início da década de 90 (época onde games e filmes eram bem mais “inocentes”) ver o Kano arrancando o coração palpitante de um inimigo, ou o Sub-Zero arrancando uma cabeça – com a coluna vetebral junto! – era a coisa mais legal do mundo!

Foi também Mortal Kombat que fortaleceu a presença de personagens secretos e easter-eggs nos jogos de luta, elementos presentes em todos os games posteriores. Jogadores acotovelavam-se nas máquinas de fliperama na esperança de encontrar (e derrotar) o misterioso ninja verde que só aparecia no poço de espinhos da fase The Pit, mediante condições especiais.

Para encontrar Reptile (que ainda nem se chamava Reptile na época e tinha os poderes de Scorpion e Sub-Zero) o jogador deveria ganhar os dois rounds na fase The Pit sem tomar nenhum dano (o famoso flawless victory) e sem usar a defesa nenhuma vez. Por fim, deveria dar cabo de seu oponente com um fatality.

Outra coisa interessante era o Error Macro: em uma das primeiras versões do game para arcade, um bug na máquina trocava as cores de Scorpion ou Sub-Zero para vermelho, deixando as vezes o nome Ermac (abreviatura de Error Macro) na tela.

Todo mundo achava que havia descoberto um personagem secreto, mas na verdade era apenas o mesmo ninja de sempre (Scorpion ou Sub-Zero) com uma roupa bugada. Como não são bobos nem nada, Ed Boon e John Tobias se aproveitaram do mito e introduziram oficialmente um ninja chamado Ermac em Ultimate Mortal Kombat 3.

Qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento da franquia sabe que a série passou por altos e baixos. Games como Deadly Alliance, Deception e especialmente Mortal Kombat Vs. DC Universe mancharam a imagem da série, zoaram toda sua mitologia e foram massacrados por público e crítica.

Quanto todos achavam que tudo estava perdido, eis que a Warner Games adquire os direitos da franquia e auxiliada pelo NetherRealm Studios (estúdio formado por Ed Boon e diversos outros funcionários da falida Midway) nos brinda com o épico Mortal Kombat 9 (na verdade o nome do jogo é apenas Mortal Kombat, o “9” foi uma convenção adotada para não confundir), lançado no início do ano. O game foi o merecido renascimento de que a série necessitava há tempos… Mas isso já é uma outra história.

O que importa é que, independente dos diversos games questionáveis que foram feitos posteriormente, foi o primeiro Mortal Kombat que iniciou esta franquia sangrenta que já nos deu muitas alegrias! Parabéns Mortal Kombat! E que o NetherRealm Studios não perca mais a mão da série, e continue lançando games que honrem o nome e a mitologia deste grande título!

Outstanding!

  • Porfirio

    Mortal Kombat > all.

  • @matheusmmota

    Muito show mesmo, mesmo nascendo só em 1995 ainda pude desfrutar muito da first version do MK

  • http://www.umbrelasgames.com/ Reginaldo

    Eu já joguei muito mortal Kombat na epoca em que foi lançado,Mas os de agora,só mancham o nome da série,Espero que consigam refazer a série.

    • Renan

      Então vc não jogou o 9 ainda

      • http://pt.gravatar.com/xluizfx Kiro

        fato ‘-‘

      • leandro(leon belmont)alves

        eu estou rezando para que MK9 sai para pc

    • http://www.zecarlosblogartfolio.blogspot.com zecarlos

      MK9 tem seus problemas …mas,perto dos anteriores e um game digno da serie

    • Raphael

      MK9 é o melhor jogo da série. Ponto.

      • http://www.zecarlosblogartfolio.blogspot.com zecarlos

        nao pra mim

      • Renan

        MK9 é o melhor jogo da série. Ponto.[2]

  • http://pt.gravatar.com/xluizfx Kiro

    Carai, saudade dakela epoca que aparecia ”Finish Him !!” na tela e eu não sabia oque faze sahusahusah hoje é só aperta start e ver os comandos e.e mas não tira toda a diversão do jogo que fez parte da minha infancia o/ (e provavelmente da infancia de todos aqui). Parabens Mortal Kombat \o/

  • http://www.gamerdebolso.com Felipe – GdB

    Nostalgia. Bons tempos na época em que eu, meu e meu irmão jogávamos MK no sofá da sala.

    • Bob

      Caraca, mano, seu sofá rodava Mortal Kombat?!?!?

      Eu e meu irmão jogávamos no videogame, mesmo!

      Kkkkkkk!

      • leo

        Mae to no print!

      • leandro(leon belmont)alves

        eu jogava nos arcades mesmo

  • RyogaBr

    porra porque ainda nao lançaram uma continuação de shaolin monks? eu achava aquele jogo incrivel

  • http://www.facebook.com/Bill.dtd Bill

    Nostalgia pura xD

  • leandro(leon belmont) alves

    quando eu tinha 8 anos eu joguei esse game só de curiosidade no arcade perto da casa da minha avó. eu fui com o Liu Kang empolgadão, e perdi no Scorpion na primeira luta! quando Scorpion deu o Fatality que ele me torrava todo em mim, fiquei impressionado e fiquei com um baita medo. nunca tinha visto um jogo de luta onde o perdedor morre mesmo. fiquei traumatizado por uns 3 meses sem jogar videogame!
    o tempo passou( o trauma tambem) e zerei o MK2 e o Ultimate MK3. lá pros meus 14 anos reencontrei a antiga maquina que causou um trauma ao ver o Fatality e adivinha…zerei o game com uma ficha só!!^^,com o Liu Kang. sobre a dificuldade, esse MK é mais fácil comparado aos sucessores que a dificuldade é elevada já no segundo round(excluam o pessimo MK4 dessa lista) porem é muito divertido e faz o cara aprender a jogar qualquer MK!! e eu viajava legal na risada do Shao Kanh: BWA,BWA,BWA,HA,HA,HA,HA,HA,HA,HA,HA!
    TEST YOUR MIGHT!
    MORTAL KOMBAAAT!!

  • Dark Rock X

    Valeu pela matéria…Pra mim os melhores MK que surgiram foram os saudosos MK1,2,3,UMK3(Super NES) e Trilogy (PS1),depois destes a franquia desandou com MK4,5,6,7 e 8…E não vejo a hora de comprar o PS3, para botar as mãoss em MK9…Finish Him/Her Forever!!!

  • KING OF KINGS

    putz tenho a mesma idade do mortal e ainda por cima quase fazemos aniversario no mesmo dia eu é em 5 de outubro

  • http://www.zecarlosblogartfolio.blogspot.com zecarlos

    isso e um classico de verdade…principalmente o de fliperama(eu nao conseguia jogar muito os de video game)

    tirando o MK1 de fliper,outros bons titulos sao o MK3ULTIMATE e MK TRILOGY…e o ultimo tambm…o resto e enchecao de linguiça

  • Renan

    Joguei muito Mortal Kombat 1 no arcade!!!!!! A 1ª vez que vi alguém jogar, fiquei impressinado com o ninja amarelo que soltava uma corda da mão e puxava o inimigo pra perto!!! Depois eu alugava sempre o Mortal Kombat 2 pro meu antigo Master System III que morro de saudades…. A partir daí, eu joguei o 3 e o UK3 na casa de amigos, o próximo que eu tive foi o 4, o Mythologies Sub-Zero e o Trilogy. O Trilogy era meu preferido dos 3!!!!!! Depois fiquei um bom tempo sem jogar até comprar o Armageddon, que gosto muito!!!!! Depois disso, comprei meu MK9, no dia seguinte ao lançamento… e sou feliz da vida com ele, e todos os seus DLCs!!!!!!!!

  • Joao

    Puuutz! Esse sim eh jogo q deixou saudades! A diversao, os controles apurados, a violencia, os graficos.. Tudo nesse jogo era bem feito! Saudade de jogos q me surpreendam como mk me surpreendeu..

    • http://www.zecarlosblogartfolio.blogspot.com zecarlos

      e pensar que na epoca o game era barrado por conter sangue…hahaha…incrivel como as coisas mudam ne? hoje e algo normal num game

      • Joao

        Verdade zecarlos!

  • Edimartin Martins

    Excelente texto.

    Sobre os altos e baixos. Infelizmeent temos que lembrat do pivete brasileiro que roubou a cópia do mk9 antes do lançamento.
    Eu gostaria de saber se esse desgraçado ja está morto.

    • mvkbr

      Eu também gostaria de saber se aquele pivete já morreu.
      -.-

  • nemk999

    UMK do super é o melhor da série…
    Joguei O MK original na maquinal em meados dos anos 90.
    Ah! bom tempo de C.Dinossauros,S.Fighter, M.Kombat, S.Siders Kiks….

Olá, Visitante!

Faça login ou cadastre-se